Síndrome de Asperger — Revisão Teórica
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25754/pjp.2000.5325 |
Resumo: | Os autores abordam os aspectos teóricos da síndrome de Asperger, a qual se enquadra no conceito das perturbações pervasivas do desenvolvimento, sendo considerada uma variante do autismo clássico (autismo altamente funcionante). Esta síndrome, cuja prevalência é de 1:1000, tem por base dois grandes grupos de factores causais: factores genéticos e factores envolvendo lesão cerebral. A síndrome de Asperger é geralmente diagnosticada quando da entrada para a escola, dado ser nesta fase que se tornam mais evidentes as suas alterações características. Estas envolvem, fundamentalmente, perturbação da interacção social, repertório reduzido de interesses e comportamentos estereotipados, não se acompanhando de défices significativos das funções linguísticas ou cognitivas. Seguidamente, são enunciados os vários critérios de diagnóstico desta síndrome, procedendo-se à sua análise e inter-relação. Por fim, são abordados o prognóstico e as possíveis formas de intervenção terapêutica. |
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