A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da Moita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Gracinda F. B.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Paulo Talhadas, Azeiteiro, Ulisses Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13471
Resumo: O presente trabalho pretendeu dar continuidade ao levantamento e monitorização da Literacia Ambiental (LA), dos alunos finalistas do Ensino Secundário, iniciada em várias outras Escolas Secundárias de Áreas Geográficas e realidades Socioeconómicas distintas da que foi alvo este estudo, a Escola Secundária da Moita. Para o seu desenvolvimento, recorreu-se a uma metodologia de inquérito por recurso ao questionário escrito, já devidamente testado e ajustado nas escolas onde foi anteriormente aplicado. Na situação em estudo, o questionário foi aplicado aos alunos do 12º ano do curso Cientifico Humanístico, de Ciências e Tecnologias, num total de 72 alunos. Demonstrou-se que estes alunos apresentam, globalmente, um nível Suficiente de Literacia Ambiental. O Conhecimento Informal apresenta desempenhos inferiores ao Conhecimento Escolástico, o que é reflexo do meio em que a escola se insere, dos modos de vida dos seus habitantes e da importância que estes atribuem à cultura e, particularmente, ao Ambiente. É ao nível das Atitudes pró-ambientais que o desempenho destes alunos apresenta melhores resultados, o que demonstra um bom nível de receptividade e envolvimento nas problemáticas ambientais.
id RCAP_8a3fe6291ce040454c85d39dcd5465fc
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/13471
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da MoitaO presente trabalho pretendeu dar continuidade ao levantamento e monitorização da Literacia Ambiental (LA), dos alunos finalistas do Ensino Secundário, iniciada em várias outras Escolas Secundárias de Áreas Geográficas e realidades Socioeconómicas distintas da que foi alvo este estudo, a Escola Secundária da Moita. Para o seu desenvolvimento, recorreu-se a uma metodologia de inquérito por recurso ao questionário escrito, já devidamente testado e ajustado nas escolas onde foi anteriormente aplicado. Na situação em estudo, o questionário foi aplicado aos alunos do 12º ano do curso Cientifico Humanístico, de Ciências e Tecnologias, num total de 72 alunos. Demonstrou-se que estes alunos apresentam, globalmente, um nível Suficiente de Literacia Ambiental. O Conhecimento Informal apresenta desempenhos inferiores ao Conhecimento Escolástico, o que é reflexo do meio em que a escola se insere, dos modos de vida dos seus habitantes e da importância que estes atribuem à cultura e, particularmente, ao Ambiente. É ao nível das Atitudes pró-ambientais que o desempenho destes alunos apresenta melhores resultados, o que demonstra um bom nível de receptividade e envolvimento nas problemáticas ambientais.Revista Captar: Ciência e Ambiente para TodosRevista Captar: Ciência e Ambiente para Todos2014-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13471oai:proa.ua.pt:article/13471Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 5 No 1 (2014): Volume Especial: Literacia Ambiental; 1-21Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 5 n.º 1 (2014): Volume Especial: Literacia Ambiental; 1-211647-323Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13471https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13471https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13471/9017https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Gracinda F. B.Santos, Paulo TalhadasAzeiteiro, Ulisses Miranda2022-09-05T12:32:59Zoai:proa.ua.pt:article/13471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:26.854393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da Moita
title A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da Moita
spellingShingle A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da Moita
Gomes, Gracinda F. B.
title_short A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da Moita
title_full A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da Moita
title_fullStr A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da Moita
title_full_unstemmed A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da Moita
title_sort A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da Moita
author Gomes, Gracinda F. B.
author_facet Gomes, Gracinda F. B.
Santos, Paulo Talhadas
Azeiteiro, Ulisses Miranda
author_role author
author2 Santos, Paulo Talhadas
Azeiteiro, Ulisses Miranda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Gracinda F. B.
Santos, Paulo Talhadas
Azeiteiro, Ulisses Miranda
description O presente trabalho pretendeu dar continuidade ao levantamento e monitorização da Literacia Ambiental (LA), dos alunos finalistas do Ensino Secundário, iniciada em várias outras Escolas Secundárias de Áreas Geográficas e realidades Socioeconómicas distintas da que foi alvo este estudo, a Escola Secundária da Moita. Para o seu desenvolvimento, recorreu-se a uma metodologia de inquérito por recurso ao questionário escrito, já devidamente testado e ajustado nas escolas onde foi anteriormente aplicado. Na situação em estudo, o questionário foi aplicado aos alunos do 12º ano do curso Cientifico Humanístico, de Ciências e Tecnologias, num total de 72 alunos. Demonstrou-se que estes alunos apresentam, globalmente, um nível Suficiente de Literacia Ambiental. O Conhecimento Informal apresenta desempenhos inferiores ao Conhecimento Escolástico, o que é reflexo do meio em que a escola se insere, dos modos de vida dos seus habitantes e da importância que estes atribuem à cultura e, particularmente, ao Ambiente. É ao nível das Atitudes pró-ambientais que o desempenho destes alunos apresenta melhores resultados, o que demonstra um bom nível de receptividade e envolvimento nas problemáticas ambientais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13471
oai:proa.ua.pt:article/13471
url https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13471
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/13471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13471
https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13471
https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13471/9017
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
publisher.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 5 No 1 (2014): Volume Especial: Literacia Ambiental; 1-21
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 5 n.º 1 (2014): Volume Especial: Literacia Ambiental; 1-21
1647-323X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129875062194176