A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da Moita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13471 |
Resumo: | O presente trabalho pretendeu dar continuidade ao levantamento e monitorização da Literacia Ambiental (LA), dos alunos finalistas do Ensino Secundário, iniciada em várias outras Escolas Secundárias de Áreas Geográficas e realidades Socioeconómicas distintas da que foi alvo este estudo, a Escola Secundária da Moita. Para o seu desenvolvimento, recorreu-se a uma metodologia de inquérito por recurso ao questionário escrito, já devidamente testado e ajustado nas escolas onde foi anteriormente aplicado. Na situação em estudo, o questionário foi aplicado aos alunos do 12º ano do curso Cientifico Humanístico, de Ciências e Tecnologias, num total de 72 alunos. Demonstrou-se que estes alunos apresentam, globalmente, um nível Suficiente de Literacia Ambiental. O Conhecimento Informal apresenta desempenhos inferiores ao Conhecimento Escolástico, o que é reflexo do meio em que a escola se insere, dos modos de vida dos seus habitantes e da importância que estes atribuem à cultura e, particularmente, ao Ambiente. É ao nível das Atitudes pró-ambientais que o desempenho destes alunos apresenta melhores resultados, o que demonstra um bom nível de receptividade e envolvimento nas problemáticas ambientais. |
id |
RCAP_8a3fe6291ce040454c85d39dcd5465fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/13471 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da MoitaO presente trabalho pretendeu dar continuidade ao levantamento e monitorização da Literacia Ambiental (LA), dos alunos finalistas do Ensino Secundário, iniciada em várias outras Escolas Secundárias de Áreas Geográficas e realidades Socioeconómicas distintas da que foi alvo este estudo, a Escola Secundária da Moita. Para o seu desenvolvimento, recorreu-se a uma metodologia de inquérito por recurso ao questionário escrito, já devidamente testado e ajustado nas escolas onde foi anteriormente aplicado. Na situação em estudo, o questionário foi aplicado aos alunos do 12º ano do curso Cientifico Humanístico, de Ciências e Tecnologias, num total de 72 alunos. Demonstrou-se que estes alunos apresentam, globalmente, um nível Suficiente de Literacia Ambiental. O Conhecimento Informal apresenta desempenhos inferiores ao Conhecimento Escolástico, o que é reflexo do meio em que a escola se insere, dos modos de vida dos seus habitantes e da importância que estes atribuem à cultura e, particularmente, ao Ambiente. É ao nível das Atitudes pró-ambientais que o desempenho destes alunos apresenta melhores resultados, o que demonstra um bom nível de receptividade e envolvimento nas problemáticas ambientais.Revista Captar: Ciência e Ambiente para TodosRevista Captar: Ciência e Ambiente para Todos2014-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13471oai:proa.ua.pt:article/13471Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 5 No 1 (2014): Volume Especial: Literacia Ambiental; 1-21Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 5 n.º 1 (2014): Volume Especial: Literacia Ambiental; 1-211647-323Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13471https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13471https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13471/9017https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Gracinda F. B.Santos, Paulo TalhadasAzeiteiro, Ulisses Miranda2022-09-05T12:32:59Zoai:proa.ua.pt:article/13471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:26.854393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da Moita |
title |
A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da Moita |
spellingShingle |
A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da Moita Gomes, Gracinda F. B. |
title_short |
A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da Moita |
title_full |
A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da Moita |
title_fullStr |
A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da Moita |
title_full_unstemmed |
A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da Moita |
title_sort |
A literacia ambiental dos alunos finalistas do Ensino Secundário: o caso da Escola Secundária da Moita |
author |
Gomes, Gracinda F. B. |
author_facet |
Gomes, Gracinda F. B. Santos, Paulo Talhadas Azeiteiro, Ulisses Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Paulo Talhadas Azeiteiro, Ulisses Miranda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Gracinda F. B. Santos, Paulo Talhadas Azeiteiro, Ulisses Miranda |
description |
O presente trabalho pretendeu dar continuidade ao levantamento e monitorização da Literacia Ambiental (LA), dos alunos finalistas do Ensino Secundário, iniciada em várias outras Escolas Secundárias de Áreas Geográficas e realidades Socioeconómicas distintas da que foi alvo este estudo, a Escola Secundária da Moita. Para o seu desenvolvimento, recorreu-se a uma metodologia de inquérito por recurso ao questionário escrito, já devidamente testado e ajustado nas escolas onde foi anteriormente aplicado. Na situação em estudo, o questionário foi aplicado aos alunos do 12º ano do curso Cientifico Humanístico, de Ciências e Tecnologias, num total de 72 alunos. Demonstrou-se que estes alunos apresentam, globalmente, um nível Suficiente de Literacia Ambiental. O Conhecimento Informal apresenta desempenhos inferiores ao Conhecimento Escolástico, o que é reflexo do meio em que a escola se insere, dos modos de vida dos seus habitantes e da importância que estes atribuem à cultura e, particularmente, ao Ambiente. É ao nível das Atitudes pró-ambientais que o desempenho destes alunos apresenta melhores resultados, o que demonstra um bom nível de receptividade e envolvimento nas problemáticas ambientais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13471 oai:proa.ua.pt:article/13471 |
url |
https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13471 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/13471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13471 https://doi.org/10.34624/captar.v5i1.13471 https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13471/9017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 5 No 1 (2014): Volume Especial: Literacia Ambiental; 1-21 Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 5 n.º 1 (2014): Volume Especial: Literacia Ambiental; 1-21 1647-323X reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553794469199872 |