Educação pela arte em criança com doença oncológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Festas, Daniela Maria Pinheiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/725
Resumo: Este trabalho pretende dar a conhecer a importância do papel da educação, em qualquer situação da vida do indivíduo, nomeadamente, na condição da doença que é um incidente na vida de uma criança (e sua identidade) e em todo o seio familiar marcados por profundas modificações – cognitivas, físicas, psicológicas, emocionais, sociais, económicas. O papel da escola é importante para a normalidade da vida do indivíduo, reforçando a construção de alicerces para a sua postura perante a vida social e sua identidade, marcando, assim, a sua personalidade – instrumento de enorme consideração na adaptação à sociedade. A pesquisa abordada neste trabalho dará a conhecer uma metodologia de ensino centrada nas artes que, como dão a conhecer vários autores, é potenciadora da criação de uma “ponte” de comunicação e adequação das actividades, face às especificidades da criança e sua doença. Estas estratégias estimularão a criação de formas criativas de o indivíduo lidar com a sua situação de vida e, igualmente, de ter um papel inclusivo na sua educação. O estudo empírico explorado é de natureza qualitativa, usando como ferramentas o registo de observação nas actividades efectuadas e análise de conteúdo das entrevistas, realizadas com o propósito de se obterem variadas informações, contextualizando-as no trabalho em questão. Como conclusão, reconhecemos a importância da análise dos registos e avaliações face às estratégias efectuadas durante o decurso da intervenção e suas devidas reflexões – centradas na redacção das observações realizadas e nas necessidades primariamente sentidas nestes espaços, integrando-as no propósito de dois projectos: Projecto Arco-Íris e Projecto Aprender +, no âmbito do voluntariado na Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.
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