Educação pela arte em criança com doença oncológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/725 |
Resumo: | Este trabalho pretende dar a conhecer a importância do papel da educação, em qualquer situação da vida do indivíduo, nomeadamente, na condição da doença que é um incidente na vida de uma criança (e sua identidade) e em todo o seio familiar marcados por profundas modificações – cognitivas, físicas, psicológicas, emocionais, sociais, económicas. O papel da escola é importante para a normalidade da vida do indivíduo, reforçando a construção de alicerces para a sua postura perante a vida social e sua identidade, marcando, assim, a sua personalidade – instrumento de enorme consideração na adaptação à sociedade. A pesquisa abordada neste trabalho dará a conhecer uma metodologia de ensino centrada nas artes que, como dão a conhecer vários autores, é potenciadora da criação de uma “ponte” de comunicação e adequação das actividades, face às especificidades da criança e sua doença. Estas estratégias estimularão a criação de formas criativas de o indivíduo lidar com a sua situação de vida e, igualmente, de ter um papel inclusivo na sua educação. O estudo empírico explorado é de natureza qualitativa, usando como ferramentas o registo de observação nas actividades efectuadas e análise de conteúdo das entrevistas, realizadas com o propósito de se obterem variadas informações, contextualizando-as no trabalho em questão. Como conclusão, reconhecemos a importância da análise dos registos e avaliações face às estratégias efectuadas durante o decurso da intervenção e suas devidas reflexões – centradas na redacção das observações realizadas e nas necessidades primariamente sentidas nestes espaços, integrando-as no propósito de dois projectos: Projecto Arco-Íris e Projecto Aprender +, no âmbito do voluntariado na Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro. |
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Educação pela arte em criança com doença oncológicaCriatividadeCancro infantilArteEducação artística - criançaEste trabalho pretende dar a conhecer a importância do papel da educação, em qualquer situação da vida do indivíduo, nomeadamente, na condição da doença que é um incidente na vida de uma criança (e sua identidade) e em todo o seio familiar marcados por profundas modificações – cognitivas, físicas, psicológicas, emocionais, sociais, económicas. O papel da escola é importante para a normalidade da vida do indivíduo, reforçando a construção de alicerces para a sua postura perante a vida social e sua identidade, marcando, assim, a sua personalidade – instrumento de enorme consideração na adaptação à sociedade. A pesquisa abordada neste trabalho dará a conhecer uma metodologia de ensino centrada nas artes que, como dão a conhecer vários autores, é potenciadora da criação de uma “ponte” de comunicação e adequação das actividades, face às especificidades da criança e sua doença. Estas estratégias estimularão a criação de formas criativas de o indivíduo lidar com a sua situação de vida e, igualmente, de ter um papel inclusivo na sua educação. O estudo empírico explorado é de natureza qualitativa, usando como ferramentas o registo de observação nas actividades efectuadas e análise de conteúdo das entrevistas, realizadas com o propósito de se obterem variadas informações, contextualizando-as no trabalho em questão. Como conclusão, reconhecemos a importância da análise dos registos e avaliações face às estratégias efectuadas durante o decurso da intervenção e suas devidas reflexões – centradas na redacção das observações realizadas e nas necessidades primariamente sentidas nestes espaços, integrando-as no propósito de dois projectos: Projecto Arco-Íris e Projecto Aprender +, no âmbito do voluntariado na Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.This paper work intends to show the importance of the role of education in any life situation of the individual, in particular, on condition that the disease is an incident in the life of a child (and his identity) and around the family environment marked by deep changes - cognitive, physical, psychological, emotional, social and economic. The school's role is important for the normal life of the individual, reinforcing the construction of foundations for their attitude towards life and their social identity tracing his personality - an instrument of great consideration in adapting to society. The research discussed in this paper will announce a teaching methodology that focuses on the arts, how they communicate through various authors, is an enabler of creating a "bridge" of communication and appropriateness of the activities address the specifics of the child and his illness. These strategies will encourage the development of creative ways; individuals will cope with their life situation and also have a role in inclusive education. The explored empirical study is qualitative, using tools such as: the registration of the activities carried out observation and content analysis of interviews in order to obtain several information’s, contextualizing them in the concerned work. Conclusion, we recognize the importance of examining the records and assessments against the strategies made during the course of the intervention and its reflections- centered on the wording of the comments made and felt primarily on the needs in these areas, integrating them in two projects: Projecto Arco-Íris e Projecto Aprender +, on ambits of voluntary in Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.2010-11-23T11:34:09Z2013-05-20T13:54:27Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/725porFestas, Daniela Maria Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:24Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/725Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:20.913769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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