A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/79656 |
Resumo: | No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, foi desenvolvido o presente projeto: A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância, centrando-se na importância da música no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Os objetivos traçados para este trabalho foram os seguintes: (i) proporcionar, às crianças, meios e motivações para estimular o gosto pela música; (ii) dar a conhecer diferentes modos de explorar a música, através de histórias musicadas, músicas, lengalengas musicadas e outros textos; (iii) potenciar o contacto com diversas formas de expressão e comunicação; e, (iv) averiguar o papel da música como possível influenciador na aquisição da linguagem, tanto como língua materna ou não materna. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se à Investigação-Ação e aos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação, notas de campo e registos audiovisuais. Ao longo das atividades, as crianças demonstraram-se sempre muito recetivas, empenhadas e envolvidas, manifestando um grande gosto pela música, o que permitiu desenvolver diversas aprendizagens e competências, especialmente ao nível da linguagem materna. |
id |
RCAP_8a55d49875b5f5516ec12c2ff0569ec8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79656 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A música e a linguagem: um duo único no jardim de infânciaMusic and language: a unique duo in kindergartenExploraçãoLinguagemMúsicaExplorationLanguageMusicCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSaúde de qualidadeNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, foi desenvolvido o presente projeto: A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância, centrando-se na importância da música no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Os objetivos traçados para este trabalho foram os seguintes: (i) proporcionar, às crianças, meios e motivações para estimular o gosto pela música; (ii) dar a conhecer diferentes modos de explorar a música, através de histórias musicadas, músicas, lengalengas musicadas e outros textos; (iii) potenciar o contacto com diversas formas de expressão e comunicação; e, (iv) averiguar o papel da música como possível influenciador na aquisição da linguagem, tanto como língua materna ou não materna. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se à Investigação-Ação e aos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação, notas de campo e registos audiovisuais. Ao longo das atividades, as crianças demonstraram-se sempre muito recetivas, empenhadas e envolvidas, manifestando um grande gosto pela música, o que permitiu desenvolver diversas aprendizagens e competências, especialmente ao nível da linguagem materna.In the context of the Masters Degree in Pre-School Education, of the Institute of Education of the University of Minho, the present project was developed: Music and Language: a unique duo in kindergarten, focusing on the importance of music in the process of language acquisition and development. The objectives outlined for this work were as follows: (i) to provide children with the means and motivations to stimulate a taste for music; (ii) to make known different ways of exploring music through musical stories, songs, nursery rhymes and other texts; (iii) to foster contact with different forms of expression and communication; and (iv) to investigate the role of music as a possible influencer in the acquisition of language, both as a mother tongue and as a non-mother tongue. From a methodological point of view, we used Action Research and the following data collection tools: observation, field notes and audiovisual records. Throughout the activities, the children were always very receptive, committed and involved, showing a great love for music, which allowed the development of various learning and skills, especially at the level of mother tongue.Universidade do MinhoAraújo, Andreia Filipa DuarteRibeiro, António José Pacheco2022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79656porAraújo, A. F. D., e Ribeiro, A. J. P. (2022). A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 7. pp. 52725-52741, jul., 2022. DOI:10.34117/bjdv8n7-2692525-876110.34117/bjdv8n7-269https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/50500info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:50.383732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância Music and language: a unique duo in kindergarten |
title |
A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância |
spellingShingle |
A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância Araújo, Andreia Filipa Duarte Exploração Linguagem Música Exploration Language Music Ciências Sociais::Ciências da Educação Saúde de qualidade |
title_short |
A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância |
title_full |
A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância |
title_fullStr |
A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância |
title_full_unstemmed |
A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância |
title_sort |
A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância |
author |
Araújo, Andreia Filipa Duarte |
author_facet |
Araújo, Andreia Filipa Duarte Ribeiro, António José Pacheco |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, António José Pacheco |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Andreia Filipa Duarte Ribeiro, António José Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exploração Linguagem Música Exploration Language Music Ciências Sociais::Ciências da Educação Saúde de qualidade |
topic |
Exploração Linguagem Música Exploration Language Music Ciências Sociais::Ciências da Educação Saúde de qualidade |
description |
No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, foi desenvolvido o presente projeto: A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância, centrando-se na importância da música no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Os objetivos traçados para este trabalho foram os seguintes: (i) proporcionar, às crianças, meios e motivações para estimular o gosto pela música; (ii) dar a conhecer diferentes modos de explorar a música, através de histórias musicadas, músicas, lengalengas musicadas e outros textos; (iii) potenciar o contacto com diversas formas de expressão e comunicação; e, (iv) averiguar o papel da música como possível influenciador na aquisição da linguagem, tanto como língua materna ou não materna. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se à Investigação-Ação e aos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação, notas de campo e registos audiovisuais. Ao longo das atividades, as crianças demonstraram-se sempre muito recetivas, empenhadas e envolvidas, manifestando um grande gosto pela música, o que permitiu desenvolver diversas aprendizagens e competências, especialmente ao nível da linguagem materna. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07 2022-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/79656 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/79656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Araújo, A. F. D., e Ribeiro, A. J. P. (2022). A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 7. pp. 52725-52741, jul., 2022. DOI:10.34117/bjdv8n7-269 2525-8761 10.34117/bjdv8n7-269 https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/50500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132318895439872 |