A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Andreia Filipa Duarte
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro, António José Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/79656
Resumo: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, foi desenvolvido o presente projeto: A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância, centrando-se na importância da música no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Os objetivos traçados para este trabalho foram os seguintes: (i) proporcionar, às crianças, meios e motivações para estimular o gosto pela música; (ii) dar a conhecer diferentes modos de explorar a música, através de histórias musicadas, músicas, lengalengas musicadas e outros textos; (iii) potenciar o contacto com diversas formas de expressão e comunicação; e, (iv) averiguar o papel da música como possível influenciador na aquisição da linguagem, tanto como língua materna ou não materna. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se à Investigação-Ação e aos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação, notas de campo e registos audiovisuais. Ao longo das atividades, as crianças demonstraram-se sempre muito recetivas, empenhadas e envolvidas, manifestando um grande gosto pela música, o que permitiu desenvolver diversas aprendizagens e competências, especialmente ao nível da linguagem materna.
id RCAP_8a55d49875b5f5516ec12c2ff0569ec8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A música e a linguagem: um duo único no jardim de infânciaMusic and language: a unique duo in kindergartenExploraçãoLinguagemMúsicaExplorationLanguageMusicCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSaúde de qualidadeNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, foi desenvolvido o presente projeto: A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância, centrando-se na importância da música no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Os objetivos traçados para este trabalho foram os seguintes: (i) proporcionar, às crianças, meios e motivações para estimular o gosto pela música; (ii) dar a conhecer diferentes modos de explorar a música, através de histórias musicadas, músicas, lengalengas musicadas e outros textos; (iii) potenciar o contacto com diversas formas de expressão e comunicação; e, (iv) averiguar o papel da música como possível influenciador na aquisição da linguagem, tanto como língua materna ou não materna. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se à Investigação-Ação e aos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação, notas de campo e registos audiovisuais. Ao longo das atividades, as crianças demonstraram-se sempre muito recetivas, empenhadas e envolvidas, manifestando um grande gosto pela música, o que permitiu desenvolver diversas aprendizagens e competências, especialmente ao nível da linguagem materna.In the context of the Masters Degree in Pre-School Education, of the Institute of Education of the University of Minho, the present project was developed: Music and Language: a unique duo in kindergarten, focusing on the importance of music in the process of language acquisition and development. The objectives outlined for this work were as follows: (i) to provide children with the means and motivations to stimulate a taste for music; (ii) to make known different ways of exploring music through musical stories, songs, nursery rhymes and other texts; (iii) to foster contact with different forms of expression and communication; and (iv) to investigate the role of music as a possible influencer in the acquisition of language, both as a mother tongue and as a non-mother tongue. From a methodological point of view, we used Action Research and the following data collection tools: observation, field notes and audiovisual records. Throughout the activities, the children were always very receptive, committed and involved, showing a great love for music, which allowed the development of various learning and skills, especially at the level of mother tongue.Universidade do MinhoAraújo, Andreia Filipa DuarteRibeiro, António José Pacheco2022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79656porAraújo, A. F. D., e Ribeiro, A. J. P. (2022). A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 7. pp. 52725-52741, jul., 2022. DOI:10.34117/bjdv8n7-2692525-876110.34117/bjdv8n7-269https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/50500info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:50.383732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância
Music and language: a unique duo in kindergarten
title A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância
spellingShingle A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância
Araújo, Andreia Filipa Duarte
Exploração
Linguagem
Música
Exploration
Language
Music
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Saúde de qualidade
title_short A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância
title_full A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância
title_fullStr A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância
title_full_unstemmed A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância
title_sort A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância
author Araújo, Andreia Filipa Duarte
author_facet Araújo, Andreia Filipa Duarte
Ribeiro, António José Pacheco
author_role author
author2 Ribeiro, António José Pacheco
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Andreia Filipa Duarte
Ribeiro, António José Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Exploração
Linguagem
Música
Exploration
Language
Music
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Saúde de qualidade
topic Exploração
Linguagem
Música
Exploration
Language
Music
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Saúde de qualidade
description No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, foi desenvolvido o presente projeto: A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância, centrando-se na importância da música no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Os objetivos traçados para este trabalho foram os seguintes: (i) proporcionar, às crianças, meios e motivações para estimular o gosto pela música; (ii) dar a conhecer diferentes modos de explorar a música, através de histórias musicadas, músicas, lengalengas musicadas e outros textos; (iii) potenciar o contacto com diversas formas de expressão e comunicação; e, (iv) averiguar o papel da música como possível influenciador na aquisição da linguagem, tanto como língua materna ou não materna. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se à Investigação-Ação e aos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação, notas de campo e registos audiovisuais. Ao longo das atividades, as crianças demonstraram-se sempre muito recetivas, empenhadas e envolvidas, manifestando um grande gosto pela música, o que permitiu desenvolver diversas aprendizagens e competências, especialmente ao nível da linguagem materna.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07
2022-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/79656
url https://hdl.handle.net/1822/79656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Araújo, A. F. D., e Ribeiro, A. J. P. (2022). A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 7. pp. 52725-52741, jul., 2022. DOI:10.34117/bjdv8n7-269
2525-8761
10.34117/bjdv8n7-269
https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/50500
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132318895439872