A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/77933 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_ec56a50b2d41883a808003a686d3e762 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77933 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A música e a linguagem: um duo único no jardim de infânciaMusic and language: a unique duo in kindergartenExploraçãoLinguagemMúsicaMusicExplorationLanguageCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar foi elaborado o presente relatório de estágio intitulado A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância. Este relatório foi concebido na intervenção realizada apenas em contexto Pré-Escolar, uma vez que não foi possível desenvolver intervenção em contexto de Creche devido à pandemia Covid-19. Este relatório reforça a importância da música no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Este tema surgiu das observações realizadas ao longo do estágio inserido na Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e foi progredindo com base nas necessidades e nos interesses das crianças. A implementação deste projeto permitiu atingir os objetivos a que me propus: proporcionar, às crianças, meios e motivações para estimular o gosto pela música; dar a conhecer diferentes modos de explorar a música, através de histórias musicadas, músicas, lengalengas musicadas e outros textos; e potenciar o contacto com diversas formas de expressão e comunicação. Além disso, permitiu me também averiguar o papel da música como possível influenciador na aquisição da linguagem, tanto como língua materna ou não materna. No final do projeto foi percetível que, as crianças, já conseguiam verbalizar diversas palavras e pequenas frases em língua portuguesa. Muitas destas conquistas foram alcançadas através da exploração das músicas. Ao longo do projeto as crianças foram demonstrando diferentes necessidades e interesses, que foram explorados através da música. Inicialmente, todas as atividades eram apresentadas através de uma música que era mais tarde explorada através de outras áreas, como por exemplo, a área da expressão e comunicação: subdomínio das artes visuais e o subdomínio da dança. Através da exploração da música foi enriquecido o vocabulário em geral. Ao longo das atividades, as crianças demonstraram-se sempre muito recetivas e envolvidas o que permitiu desenvolver diversas aprendizagens, especialmente ao nível da linguagem. O projeto desenvolvido demonstra o interesse e envolvimento das crianças por atividades de exploração e manuseamento de diferentes materiais. Além disso, demonstra um grande interesse pela área da música e mais tarde pelos instrumentos musicais elaborados pelos mesmos. Para a implementação deste projeto, sustentei a minha prática na abordagem investigação ação onde recorri a diversos instrumentos de recolha de dados: observação, notas de campo e registos audiovisuais. Por fim, ressalvo ainda que, neste projeto, a música teve um papel crucial para a aquisição da língua portuguesa.Under the Master's degree in Pre-School Education, this internship report entitled "Music and language: a unique duo in kindergarten" was prepared. This report was prepared based on the intervention carried out only in the Pre-school context, since it was not possible to develop intervention in the context of Daycare due to the Covid-19 pandemic. This report reinforces the importance of music in the process of language acquisition and development. This theme arose from the observations made throughout the internship inserted in the Curricular Unit of Internship of the Master's Degree in Preschool Education and was progressing based on the needs and interests of children. The implementation of this project allowed to achieve the objectives that I proposed: to provide children with the means and motivations to stimulate the taste for music; to make known different ways of exploring music, through musical stories, music, music and other texts; and enhance contact with various forms of expression and communication. In addition, it also allowed me to investigate the role of music as a possible influencer in language acquisition, both as a mother tongue or as a mother tongue. At the end of the project it was noticeable that the children could already verbalize several words and small sentences in Portuguese. Many of these achievements were achieved through the exploration of the songs. Throughout the project the children were demonstrating different needs and interests, which were explored through music. Initially, all activities were presented through a song that was later explored through other areas, such as the area of expression and communication: subdominance of visual arts and the subdomain of dance. Through the exploration of music was enriched vocabulary in general. Throughout the activities, the children were always very receptive and involved, which allowed them to develop several learnings, especially at the language level. The project developed demonstrates the interest and involvement of children in activities of exploration and handling of different materials. In addition, he shows a great interest in the area of music and later for the musical instruments elaborated by them. For the implementation of this project, I supported my practice in the action research approach where I resorted to various data collection instruments: observation, field notes and audiovisual records. Finally, I also resosure that, in this project, music played a crucial role in the acquisition of the Portuguese language.Pacheco, AntónioUniversidade do MinhoAraújo, Andreia Filipa Duarte2021-12-062021-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77933por202988570info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:19.090073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância Music and language: a unique duo in kindergarten |
title |
A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância |
spellingShingle |
A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância Araújo, Andreia Filipa Duarte Exploração Linguagem Música Music Exploration Language Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância |
title_full |
A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância |
title_fullStr |
A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância |
title_full_unstemmed |
A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância |
title_sort |
A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância |
author |
Araújo, Andreia Filipa Duarte |
author_facet |
Araújo, Andreia Filipa Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pacheco, António Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Andreia Filipa Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exploração Linguagem Música Music Exploration Language Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Exploração Linguagem Música Music Exploration Language Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-06 2021-12-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/77933 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/77933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202988570 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132625204412416 |