Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Tatiana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Baptista Melo, Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48798/congressobad.2841
Resumo: No momento de pandemia trazido pela Covid em 2020, as bibliotecas do ensino superior promoveram esforços para chegar aos seus leitores em confinamento, demonstrando uma adaptabilidade dos seus serviços, produtos e staff. Atualmente, após essas intensas alterações, importa perceber que mudanças permaneceram na oferta de recursos para a aprendizagem à distância. Será que as bibliotecas aproveitaram as lições do Covid para se transformar e se readaptar? Este artigo analisa o apoio ao ensino e aprendizagem à distância que as bibliotecas do ensino superior em Portugal continuam a prestar, independentemente do modelo de ensino oferecido pelas suas instituições. O estudo é baseado num inquérito por questionário lançado às mesmas, cujas questões se orientam pelas recomendações da ACRL para Serviços de Biblioteca no Ensino à Distância.
id RCAP_8a62d18c0ca0c245129fe47fbfa99427
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2841
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémicoBibliotecas de Ensino SuperiorServiços onlineServiços à distânciaNo momento de pandemia trazido pela Covid em 2020, as bibliotecas do ensino superior promoveram esforços para chegar aos seus leitores em confinamento, demonstrando uma adaptabilidade dos seus serviços, produtos e staff. Atualmente, após essas intensas alterações, importa perceber que mudanças permaneceram na oferta de recursos para a aprendizagem à distância. Será que as bibliotecas aproveitaram as lições do Covid para se transformar e se readaptar? Este artigo analisa o apoio ao ensino e aprendizagem à distância que as bibliotecas do ensino superior em Portugal continuam a prestar, independentemente do modelo de ensino oferecido pelas suas instituições. O estudo é baseado num inquérito por questionário lançado às mesmas, cujas questões se orientam pelas recomendações da ACRL para Serviços de Biblioteca no Ensino à Distância.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2023-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://doi.org/10.48798/congressobad.2841https://doi.org/10.48798/congressobad.2841Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 14 (2023): Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hojereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2841https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2841/2667Direitos de Autor (c) 2023 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanches, TatianaBaptista Melo, Luiza2023-05-04T09:46:03Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:43.358852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico
title Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico
spellingShingle Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico
Sanches, Tatiana
Bibliotecas de Ensino Superior
Serviços online
Serviços à distância
title_short Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico
title_full Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico
title_fullStr Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico
title_full_unstemmed Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico
title_sort Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico
author Sanches, Tatiana
author_facet Sanches, Tatiana
Baptista Melo, Luiza
author_role author
author2 Baptista Melo, Luiza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Tatiana
Baptista Melo, Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas de Ensino Superior
Serviços online
Serviços à distância
topic Bibliotecas de Ensino Superior
Serviços online
Serviços à distância
description No momento de pandemia trazido pela Covid em 2020, as bibliotecas do ensino superior promoveram esforços para chegar aos seus leitores em confinamento, demonstrando uma adaptabilidade dos seus serviços, produtos e staff. Atualmente, após essas intensas alterações, importa perceber que mudanças permaneceram na oferta de recursos para a aprendizagem à distância. Será que as bibliotecas aproveitaram as lições do Covid para se transformar e se readaptar? Este artigo analisa o apoio ao ensino e aprendizagem à distância que as bibliotecas do ensino superior em Portugal continuam a prestar, independentemente do modelo de ensino oferecido pelas suas instituições. O estudo é baseado num inquérito por questionário lançado às mesmas, cujas questões se orientam pelas recomendações da ACRL para Serviços de Biblioteca no Ensino à Distância.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48798/congressobad.2841
https://doi.org/10.48798/congressobad.2841
url https://doi.org/10.48798/congressobad.2841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2841
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2841/2667
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 14 (2023): Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131586001633280