Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48798/congressobad.2841 |
Resumo: | No momento de pandemia trazido pela Covid em 2020, as bibliotecas do ensino superior promoveram esforços para chegar aos seus leitores em confinamento, demonstrando uma adaptabilidade dos seus serviços, produtos e staff. Atualmente, após essas intensas alterações, importa perceber que mudanças permaneceram na oferta de recursos para a aprendizagem à distância. Será que as bibliotecas aproveitaram as lições do Covid para se transformar e se readaptar? Este artigo analisa o apoio ao ensino e aprendizagem à distância que as bibliotecas do ensino superior em Portugal continuam a prestar, independentemente do modelo de ensino oferecido pelas suas instituições. O estudo é baseado num inquérito por questionário lançado às mesmas, cujas questões se orientam pelas recomendações da ACRL para Serviços de Biblioteca no Ensino à Distância. |
id |
RCAP_8a62d18c0ca0c245129fe47fbfa99427 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2841 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémicoBibliotecas de Ensino SuperiorServiços onlineServiços à distânciaNo momento de pandemia trazido pela Covid em 2020, as bibliotecas do ensino superior promoveram esforços para chegar aos seus leitores em confinamento, demonstrando uma adaptabilidade dos seus serviços, produtos e staff. Atualmente, após essas intensas alterações, importa perceber que mudanças permaneceram na oferta de recursos para a aprendizagem à distância. Será que as bibliotecas aproveitaram as lições do Covid para se transformar e se readaptar? Este artigo analisa o apoio ao ensino e aprendizagem à distância que as bibliotecas do ensino superior em Portugal continuam a prestar, independentemente do modelo de ensino oferecido pelas suas instituições. O estudo é baseado num inquérito por questionário lançado às mesmas, cujas questões se orientam pelas recomendações da ACRL para Serviços de Biblioteca no Ensino à Distância.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2023-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://doi.org/10.48798/congressobad.2841https://doi.org/10.48798/congressobad.2841Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 14 (2023): Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hojereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2841https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2841/2667Direitos de Autor (c) 2023 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanches, TatianaBaptista Melo, Luiza2023-05-04T09:46:03Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:43.358852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico |
title |
Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico |
spellingShingle |
Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico Sanches, Tatiana Bibliotecas de Ensino Superior Serviços online Serviços à distância |
title_short |
Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico |
title_full |
Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico |
title_fullStr |
Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico |
title_full_unstemmed |
Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico |
title_sort |
Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico |
author |
Sanches, Tatiana |
author_facet |
Sanches, Tatiana Baptista Melo, Luiza |
author_role |
author |
author2 |
Baptista Melo, Luiza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Tatiana Baptista Melo, Luiza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas de Ensino Superior Serviços online Serviços à distância |
topic |
Bibliotecas de Ensino Superior Serviços online Serviços à distância |
description |
No momento de pandemia trazido pela Covid em 2020, as bibliotecas do ensino superior promoveram esforços para chegar aos seus leitores em confinamento, demonstrando uma adaptabilidade dos seus serviços, produtos e staff. Atualmente, após essas intensas alterações, importa perceber que mudanças permaneceram na oferta de recursos para a aprendizagem à distância. Será que as bibliotecas aproveitaram as lições do Covid para se transformar e se readaptar? Este artigo analisa o apoio ao ensino e aprendizagem à distância que as bibliotecas do ensino superior em Portugal continuam a prestar, independentemente do modelo de ensino oferecido pelas suas instituições. O estudo é baseado num inquérito por questionário lançado às mesmas, cujas questões se orientam pelas recomendações da ACRL para Serviços de Biblioteca no Ensino à Distância. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48798/congressobad.2841 https://doi.org/10.48798/congressobad.2841 |
url |
https://doi.org/10.48798/congressobad.2841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2841 https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2841/2667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 14 (2023): Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131586001633280 |