Formação em contexto em narrativas biográficas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/29526 |
Resumo: | O estudo assenta numa gramática pedagógica participativa, a Pedagogia-em-Participação, e centra-se na formação em contexto como modelo de reformulação da prática profissional dos educadores de infância. Situado num paradigma qualitativo e fenomenológico-interpretativo, o estudo analisa as narrativas autobiográficas de três educadores de infância que participaram na formação em contexto, e viabiliza a análise e interpretação de uma realidade complexa, com vista à sua compreensão (Amado, 2014). Pretende-se contribuir para a construção do conhecimento práxico sobre a formação em contexto, no âmbito do desenvolvimento profissional de educadores de infância, e aumentar a compreensão do impacto da formação na reformulação da prática/práxis pedagógica, juntando-se ao número reduzido de estudos sobre o tema (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013b). O estudo apresenta-se com consentimento voluntário dos inquiridos e na garantia da privacidade e da confidencialidade dos educadores que participaram e da informação recolhida. Ao escutar as vozes dos profissionais, compreendemos que a formação em contexto apoia a práxis pedagógica dos profissionais, quebra o ciclo de vida da pedagogia transmissiva e contribui para a construção de contextos educativos democráticos e respeitadores da criança. |
id |
RCAP_8a64ea61946a0d8f3cf9a26eca921f72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29526 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação em contexto em narrativas biográficasFormação em contextoPedagogia-em-participaçãoDesenvolvimento profissionalNarrativas autobiográficasContextual professional learningPedagogy-in-participationProfessional developmentAutobiographical narrativesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estudo assenta numa gramática pedagógica participativa, a Pedagogia-em-Participação, e centra-se na formação em contexto como modelo de reformulação da prática profissional dos educadores de infância. Situado num paradigma qualitativo e fenomenológico-interpretativo, o estudo analisa as narrativas autobiográficas de três educadores de infância que participaram na formação em contexto, e viabiliza a análise e interpretação de uma realidade complexa, com vista à sua compreensão (Amado, 2014). Pretende-se contribuir para a construção do conhecimento práxico sobre a formação em contexto, no âmbito do desenvolvimento profissional de educadores de infância, e aumentar a compreensão do impacto da formação na reformulação da prática/práxis pedagógica, juntando-se ao número reduzido de estudos sobre o tema (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013b). O estudo apresenta-se com consentimento voluntário dos inquiridos e na garantia da privacidade e da confidencialidade dos educadores que participaram e da informação recolhida. Ao escutar as vozes dos profissionais, compreendemos que a formação em contexto apoia a práxis pedagógica dos profissionais, quebra o ciclo de vida da pedagogia transmissiva e contribui para a construção de contextos educativos democráticos e respeitadores da criança.The study stands on a participatory pedagogical grammar, Pedagogy-in-Participation, and it centers in the contextual professional learning as a model to reformulate the professional practice of early childhood educators. Positioned in qualitative and phenomenological-interpretative pardigms, the study analyzes the autobiographical narratives of three educators that have participated in contextual professional learning, and enables the analysis and interpretation of a complex reality, seeking its understanding (Amado, 2014). It aims to contribute to the construction of praxical knowledge about contextual professional learning, in the framework of the professional developmen of the early childhood educators, and increase the understanding of its impact in the reformulation of the pedagogical practice/praxis, joining in to the low number of studies in the field (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013b). The study is presented with the voluntary consent of the respondents and in the guarantee of the educator’s privacy and confidenciality that have participated and of the information that was collected. While listening to the voices of the professional, we understand that contextual professional learning supports the pedagogical praxis of the educators, breaks the life cycle of the transmissive pedagogy and contributs to the constrution of democratic educational contexts and respectful of the child.Simões, João Manuel FormosinhoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaJuma, Soraia Givá2020-02-12T16:14:02Z2019-10-3120192019-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/29526TID:202383717porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:05Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:42.796718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação em contexto em narrativas biográficas |
title |
Formação em contexto em narrativas biográficas |
spellingShingle |
Formação em contexto em narrativas biográficas Juma, Soraia Givá Formação em contexto Pedagogia-em-participação Desenvolvimento profissional Narrativas autobiográficas Contextual professional learning Pedagogy-in-participation Professional development Autobiographical narratives Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Formação em contexto em narrativas biográficas |
title_full |
Formação em contexto em narrativas biográficas |
title_fullStr |
Formação em contexto em narrativas biográficas |
title_full_unstemmed |
Formação em contexto em narrativas biográficas |
title_sort |
Formação em contexto em narrativas biográficas |
author |
Juma, Soraia Givá |
author_facet |
Juma, Soraia Givá |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, João Manuel Formosinho Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Juma, Soraia Givá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação em contexto Pedagogia-em-participação Desenvolvimento profissional Narrativas autobiográficas Contextual professional learning Pedagogy-in-participation Professional development Autobiographical narratives Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação em contexto Pedagogia-em-participação Desenvolvimento profissional Narrativas autobiográficas Contextual professional learning Pedagogy-in-participation Professional development Autobiographical narratives Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O estudo assenta numa gramática pedagógica participativa, a Pedagogia-em-Participação, e centra-se na formação em contexto como modelo de reformulação da prática profissional dos educadores de infância. Situado num paradigma qualitativo e fenomenológico-interpretativo, o estudo analisa as narrativas autobiográficas de três educadores de infância que participaram na formação em contexto, e viabiliza a análise e interpretação de uma realidade complexa, com vista à sua compreensão (Amado, 2014). Pretende-se contribuir para a construção do conhecimento práxico sobre a formação em contexto, no âmbito do desenvolvimento profissional de educadores de infância, e aumentar a compreensão do impacto da formação na reformulação da prática/práxis pedagógica, juntando-se ao número reduzido de estudos sobre o tema (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013b). O estudo apresenta-se com consentimento voluntário dos inquiridos e na garantia da privacidade e da confidencialidade dos educadores que participaram e da informação recolhida. Ao escutar as vozes dos profissionais, compreendemos que a formação em contexto apoia a práxis pedagógica dos profissionais, quebra o ciclo de vida da pedagogia transmissiva e contribui para a construção de contextos educativos democráticos e respeitadores da criança. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-31 2019 2019-10-31T00:00:00Z 2020-02-12T16:14:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/29526 TID:202383717 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/29526 |
identifier_str_mv |
TID:202383717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131945875013633 |