Formação em contexto em narrativas biográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juma, Soraia Givá
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/29526
Resumo: O estudo assenta numa gramática pedagógica participativa, a Pedagogia-em-Participação, e centra-se na formação em contexto como modelo de reformulação da prática profissional dos educadores de infância. Situado num paradigma qualitativo e fenomenológico-interpretativo, o estudo analisa as narrativas autobiográficas de três educadores de infância que participaram na formação em contexto, e viabiliza a análise e interpretação de uma realidade complexa, com vista à sua compreensão (Amado, 2014). Pretende-se contribuir para a construção do conhecimento práxico sobre a formação em contexto, no âmbito do desenvolvimento profissional de educadores de infância, e aumentar a compreensão do impacto da formação na reformulação da prática/práxis pedagógica, juntando-se ao número reduzido de estudos sobre o tema (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013b). O estudo apresenta-se com consentimento voluntário dos inquiridos e na garantia da privacidade e da confidencialidade dos educadores que participaram e da informação recolhida. Ao escutar as vozes dos profissionais, compreendemos que a formação em contexto apoia a práxis pedagógica dos profissionais, quebra o ciclo de vida da pedagogia transmissiva e contribui para a construção de contextos educativos democráticos e respeitadores da criança.
id RCAP_8a64ea61946a0d8f3cf9a26eca921f72
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29526
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação em contexto em narrativas biográficasFormação em contextoPedagogia-em-participaçãoDesenvolvimento profissionalNarrativas autobiográficasContextual professional learningPedagogy-in-participationProfessional developmentAutobiographical narrativesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estudo assenta numa gramática pedagógica participativa, a Pedagogia-em-Participação, e centra-se na formação em contexto como modelo de reformulação da prática profissional dos educadores de infância. Situado num paradigma qualitativo e fenomenológico-interpretativo, o estudo analisa as narrativas autobiográficas de três educadores de infância que participaram na formação em contexto, e viabiliza a análise e interpretação de uma realidade complexa, com vista à sua compreensão (Amado, 2014). Pretende-se contribuir para a construção do conhecimento práxico sobre a formação em contexto, no âmbito do desenvolvimento profissional de educadores de infância, e aumentar a compreensão do impacto da formação na reformulação da prática/práxis pedagógica, juntando-se ao número reduzido de estudos sobre o tema (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013b). O estudo apresenta-se com consentimento voluntário dos inquiridos e na garantia da privacidade e da confidencialidade dos educadores que participaram e da informação recolhida. Ao escutar as vozes dos profissionais, compreendemos que a formação em contexto apoia a práxis pedagógica dos profissionais, quebra o ciclo de vida da pedagogia transmissiva e contribui para a construção de contextos educativos democráticos e respeitadores da criança.The study stands on a participatory pedagogical grammar, Pedagogy-in-Participation, and it centers in the contextual professional learning as a model to reformulate the professional practice of early childhood educators. Positioned in qualitative and phenomenological-interpretative pardigms, the study analyzes the autobiographical narratives of three educators that have participated in contextual professional learning, and enables the analysis and interpretation of a complex reality, seeking its understanding (Amado, 2014). It aims to contribute to the construction of praxical knowledge about contextual professional learning, in the framework of the professional developmen of the early childhood educators, and increase the understanding of its impact in the reformulation of the pedagogical practice/praxis, joining in to the low number of studies in the field (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013b). The study is presented with the voluntary consent of the respondents and in the guarantee of the educator’s privacy and confidenciality that have participated and of the information that was collected. While listening to the voices of the professional, we understand that contextual professional learning supports the pedagogical praxis of the educators, breaks the life cycle of the transmissive pedagogy and contributs to the constrution of democratic educational contexts and respectful of the child.Simões, João Manuel FormosinhoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaJuma, Soraia Givá2020-02-12T16:14:02Z2019-10-3120192019-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/29526TID:202383717porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:05Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:42.796718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação em contexto em narrativas biográficas
title Formação em contexto em narrativas biográficas
spellingShingle Formação em contexto em narrativas biográficas
Juma, Soraia Givá
Formação em contexto
Pedagogia-em-participação
Desenvolvimento profissional
Narrativas autobiográficas
Contextual professional learning
Pedagogy-in-participation
Professional development
Autobiographical narratives
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Formação em contexto em narrativas biográficas
title_full Formação em contexto em narrativas biográficas
title_fullStr Formação em contexto em narrativas biográficas
title_full_unstemmed Formação em contexto em narrativas biográficas
title_sort Formação em contexto em narrativas biográficas
author Juma, Soraia Givá
author_facet Juma, Soraia Givá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, João Manuel Formosinho
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Juma, Soraia Givá
dc.subject.por.fl_str_mv Formação em contexto
Pedagogia-em-participação
Desenvolvimento profissional
Narrativas autobiográficas
Contextual professional learning
Pedagogy-in-participation
Professional development
Autobiographical narratives
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação em contexto
Pedagogia-em-participação
Desenvolvimento profissional
Narrativas autobiográficas
Contextual professional learning
Pedagogy-in-participation
Professional development
Autobiographical narratives
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O estudo assenta numa gramática pedagógica participativa, a Pedagogia-em-Participação, e centra-se na formação em contexto como modelo de reformulação da prática profissional dos educadores de infância. Situado num paradigma qualitativo e fenomenológico-interpretativo, o estudo analisa as narrativas autobiográficas de três educadores de infância que participaram na formação em contexto, e viabiliza a análise e interpretação de uma realidade complexa, com vista à sua compreensão (Amado, 2014). Pretende-se contribuir para a construção do conhecimento práxico sobre a formação em contexto, no âmbito do desenvolvimento profissional de educadores de infância, e aumentar a compreensão do impacto da formação na reformulação da prática/práxis pedagógica, juntando-se ao número reduzido de estudos sobre o tema (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013b). O estudo apresenta-se com consentimento voluntário dos inquiridos e na garantia da privacidade e da confidencialidade dos educadores que participaram e da informação recolhida. Ao escutar as vozes dos profissionais, compreendemos que a formação em contexto apoia a práxis pedagógica dos profissionais, quebra o ciclo de vida da pedagogia transmissiva e contribui para a construção de contextos educativos democráticos e respeitadores da criança.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-31
2019
2019-10-31T00:00:00Z
2020-02-12T16:14:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/29526
TID:202383717
url http://hdl.handle.net/10400.14/29526
identifier_str_mv TID:202383717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131945875013633