Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, André Miguel Galvão dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20087
Resumo: O presente relatório tem como finalidade refletir acerca da atividade de estágio, desenvolvida durante o ano letivo 2018/2019, na Escola Secundária Fernando Namora, com uma turma do 8º ano de escolaridade. Este pretende analisar as competências nas quatro áreas de estágio pedagógico, referentes às funções de organização e de gestão do ensino e da aprendizagem, de investigação e inovação pedagógica, de participação na escola e de relações com a comunidade. O estágio pedagógico realizado representa uma etapa inicial em que todas as experiências vivenciadas, aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos na formação pessoal, concorrem para um desenvolvimento e melhoria da minha prestação enquanto professor de Educação Física. Para uma análise reflexiva lógica e contextualizada, este documento iniciar-se-á com uma caraterização do contexto de atuação. Posteriormente será abordado de forma critica os diversos procedimentos do planeamento, organização, justificação, reflexão e projeção sobre as decisões tomadas. Para finalizar, será realizada uma apreciação geral de todo o processo de estágio.
id RCAP_8a6f6f8240b1bca1edb65ace6145c949
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20087
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019]AlunosAprendizagemCompetênciasEducação FísicaEnsinoEscolaFormaçãoProfessorReflexãoLearningPhysical educationSchoolSkillsStudentsTeacherTeachingTrainingReflectionDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório tem como finalidade refletir acerca da atividade de estágio, desenvolvida durante o ano letivo 2018/2019, na Escola Secundária Fernando Namora, com uma turma do 8º ano de escolaridade. Este pretende analisar as competências nas quatro áreas de estágio pedagógico, referentes às funções de organização e de gestão do ensino e da aprendizagem, de investigação e inovação pedagógica, de participação na escola e de relações com a comunidade. O estágio pedagógico realizado representa uma etapa inicial em que todas as experiências vivenciadas, aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos na formação pessoal, concorrem para um desenvolvimento e melhoria da minha prestação enquanto professor de Educação Física. Para uma análise reflexiva lógica e contextualizada, este documento iniciar-se-á com uma caraterização do contexto de atuação. Posteriormente será abordado de forma critica os diversos procedimentos do planeamento, organização, justificação, reflexão e projeção sobre as decisões tomadas. Para finalizar, será realizada uma apreciação geral de todo o processo de estágio.This report aims to reflect on the internship activity, developed during the academic year 2018/2019, at the Fernando Namora Secondary School, with a class of the 8th year of schooling. It intends to analyze the competencies in the four areas of pedagogical internship, referring to the functions of organization and management of teaching and learning, research and pedagogical innovation, participation in school and relations with the community. The pedagogical stage performed represents an initial stage in which all experiences, apprenticeships and knowledge acquired in personal training, compete for a development and improvement of my performance as a teacher of physical Education. For a logical and contextualized reflexive analysis, this document will begin with a characterisation of the context of action. Subsequently, the various procedures of planning, organization, justification, reflection and projection on the decisions taken will be discussed in a critical manner. Finally, a general assessment of the entire internship process will be carried out.Santinha, Fernanda Maria Castanheira da Costa MarquesRepositório da Universidade de LisboaSantos, André Miguel Galvão dos2020-05-12T13:49:53Z2019-12-112019-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20087TID:202454185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:33Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:53.874178Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019]
title Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019]
spellingShingle Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019]
Santos, André Miguel Galvão dos
Alunos
Aprendizagem
Competências
Educação Física
Ensino
Escola
Formação
Professor
Reflexão
Learning
Physical education
School
Skills
Students
Teacher
Teaching
Training
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019]
title_full Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019]
title_fullStr Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019]
title_full_unstemmed Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019]
title_sort Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019]
author Santos, André Miguel Galvão dos
author_facet Santos, André Miguel Galvão dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santinha, Fernanda Maria Castanheira da Costa Marques
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, André Miguel Galvão dos
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Aprendizagem
Competências
Educação Física
Ensino
Escola
Formação
Professor
Reflexão
Learning
Physical education
School
Skills
Students
Teacher
Teaching
Training
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Alunos
Aprendizagem
Competências
Educação Física
Ensino
Escola
Formação
Professor
Reflexão
Learning
Physical education
School
Skills
Students
Teacher
Teaching
Training
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório tem como finalidade refletir acerca da atividade de estágio, desenvolvida durante o ano letivo 2018/2019, na Escola Secundária Fernando Namora, com uma turma do 8º ano de escolaridade. Este pretende analisar as competências nas quatro áreas de estágio pedagógico, referentes às funções de organização e de gestão do ensino e da aprendizagem, de investigação e inovação pedagógica, de participação na escola e de relações com a comunidade. O estágio pedagógico realizado representa uma etapa inicial em que todas as experiências vivenciadas, aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos na formação pessoal, concorrem para um desenvolvimento e melhoria da minha prestação enquanto professor de Educação Física. Para uma análise reflexiva lógica e contextualizada, este documento iniciar-se-á com uma caraterização do contexto de atuação. Posteriormente será abordado de forma critica os diversos procedimentos do planeamento, organização, justificação, reflexão e projeção sobre as decisões tomadas. Para finalizar, será realizada uma apreciação geral de todo o processo de estágio.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
2019-12-11T00:00:00Z
2020-05-12T13:49:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20087
TID:202454185
url http://hdl.handle.net/10400.5/20087
identifier_str_mv TID:202454185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131141266997248