A aura da ópera na época da sua queda anunciada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/83165 |
Resumo: | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT UID/EAT/00693/2019 DL 57/2016/CP1453/CT0059 |
id |
RCAP_8a73e2e5d053348fd177e94d82ee4002 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/83165 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aura da ópera na época da sua queda anunciadaÓperaFilmeAuraTecnologiaRemediaçãoOperaFilmTechnologyRemediationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT UID/EAT/00693/2019 DL 57/2016/CP1453/CT0059Este artigo debruça-se sobre três objectos operáticos recentes: os live films de Tosca, La Traviata e Rigoletto, produzidos por Andrea Andermann (lançados numa caixa de DVD/Blu-ray em 2016); o projecto “Maria by Callas” de Tom Volf (em curso desde 2017); e as transmissões em directo de teatros de ópera para salas de cinema, em particular as do Metropolitan Opera House e da Royal Opera House (desde 2006 e 2008, respectivamente). Com base no seu exame, discute-se o paradoxo da persistência da aura no contexto da crescente mediatização da paisagem cultural contemporânea. Este paradoxo traduz-se na coexistência entre o entusiasmo pela reprodução e pela remediação tecnológicas e o fascínio pelos valores da originalidade, da autenticidade e da presença. De que modo este paradoxo se desdobra no caso da ópera e até que ponto é possível ultrapassá-lo são as questões que norteiam este ensaio. This article focuses on three recent operatic objects: Andrea Andermann’s live films of Tosca, La Traviata, and Rigoletto (released in a DVD/Blu-ray box set in 2015); Tom Volf’s “Maria by Callas” project (on-going since 2017); and the live broadcasts from opera houses to movie theaters, particularly those from the Metropolitan Opera House and the Royal Opera House (since 2006 and 2008, respectively). Based on their examination, I discuss the paradox of the persistence of aura within today’s increasingly mediatized cultural landscape. This paradox takes on the form of the coexistence between an enthusiasm for technological reproduction and remediation, and a fascination with the values of originality, authenticity, and liveliness. How this paradox unfolds in the case of opera and to what extent it can be overcome are the questions orienting this essay.Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)RUNCachopo, João Pedro2019-10-03T22:57:40Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article13application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/83165por2525-9105PURE: 14807986https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i10info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:36:59Zoai:run.unl.pt:10362/83165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:36:17.213289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aura da ópera na época da sua queda anunciada |
title |
A aura da ópera na época da sua queda anunciada |
spellingShingle |
A aura da ópera na época da sua queda anunciada Cachopo, João Pedro Ópera Filme Aura Tecnologia Remediação Opera Film Technology Remediation |
title_short |
A aura da ópera na época da sua queda anunciada |
title_full |
A aura da ópera na época da sua queda anunciada |
title_fullStr |
A aura da ópera na época da sua queda anunciada |
title_full_unstemmed |
A aura da ópera na época da sua queda anunciada |
title_sort |
A aura da ópera na época da sua queda anunciada |
author |
Cachopo, João Pedro |
author_facet |
Cachopo, João Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cachopo, João Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ópera Filme Aura Tecnologia Remediação Opera Film Technology Remediation |
topic |
Ópera Filme Aura Tecnologia Remediação Opera Film Technology Remediation |
description |
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT UID/EAT/00693/2019 DL 57/2016/CP1453/CT0059 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-03T22:57:40Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/83165 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/83165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2525-9105 PURE: 14807986 https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
13 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137981846519808 |