Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.164518 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518 |
Resumo: | This paper raises questions concerning the participation of opera singers in silent movies and the influence of that experience on the creation of a more naturalist form of acting in opera. Considering the activity of acting under a broader perspective, we reflect about stage pictorialism, a common practice in non-musical theater by the end of the 19th century which is also adopted in opera. Our considerations are guided by a well-documented case of film screening, Metropolitan Opera House soprano Geraldine Farrar as Carmen in the homonym 1915 movie by Cecil B. De Mille. |
id |
USP-12_ee1458078343705b59ad14e686dd5805 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/164518 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
spelling |
Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantorFrom opera to cinema, from cinema to opera: the art of actor-singerAtuaçãoCinema silenciosoÓperaTeatroActingSilent filmOperaTheaterThis paper raises questions concerning the participation of opera singers in silent movies and the influence of that experience on the creation of a more naturalist form of acting in opera. Considering the activity of acting under a broader perspective, we reflect about stage pictorialism, a common practice in non-musical theater by the end of the 19th century which is also adopted in opera. Our considerations are guided by a well-documented case of film screening, Metropolitan Opera House soprano Geraldine Farrar as Carmen in the homonym 1915 movie by Cecil B. De Mille.Neste artigo, consideramos o aspecto da atuação no cinema silencioso de estrelas da ópera com o objetivo de trazer questionamentos sobre uma possível influência das experiências desses artistas em sua atuação operística no sentido de um maior naturalismo. Colocando a atuação nos palcos dentro de uma esfera mais ampla, estudamos o “pictorialismo” (as poses), comum no teatro não musicado do final do século XIX e adotado também na ópera. Para nossas reflexões, usamos um caso com boa documentação de exibição cinematográfica, o da estrela do Metropolitan Opera House, a soprano Geraldine Farrar, como Carmen, no filme homônimo de 1915 de Cecil B. DeMille.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdftext/xmltext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/16451810.11606/issn.2316-7114.sig.2020.164518Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 54 (2020): The scenic space in audiovisual media: transits between theater and cinema; 83-101Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 54 (2020): O espaço cênico no audiovisual: trânsitos entre teatro e cinema; 83-1012316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518/166705https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518/161859https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518/186086https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518/186103Copyright (c) 2020 Luíza Beatriz Alvim, Diana Maronhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlvim, Luíza BeatrizMaron, Diana2020-07-31T17:56:04Zoai:revistas.usp.br:article/164518Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2020-07-31T17:56:04Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor From opera to cinema, from cinema to opera: the art of actor-singer |
title |
Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor |
spellingShingle |
Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor Alvim, Luíza Beatriz Atuação Cinema silencioso Ópera Teatro Acting Silent film Opera Theater Alvim, Luíza Beatriz Atuação Cinema silencioso Ópera Teatro Acting Silent film Opera Theater |
title_short |
Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor |
title_full |
Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor |
title_fullStr |
Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor |
title_full_unstemmed |
Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor |
title_sort |
Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor |
author |
Alvim, Luíza Beatriz |
author_facet |
Alvim, Luíza Beatriz Alvim, Luíza Beatriz Maron, Diana Maron, Diana |
author_role |
author |
author2 |
Maron, Diana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvim, Luíza Beatriz Maron, Diana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atuação Cinema silencioso Ópera Teatro Acting Silent film Opera Theater |
topic |
Atuação Cinema silencioso Ópera Teatro Acting Silent film Opera Theater |
description |
This paper raises questions concerning the participation of opera singers in silent movies and the influence of that experience on the creation of a more naturalist form of acting in opera. Considering the activity of acting under a broader perspective, we reflect about stage pictorialism, a common practice in non-musical theater by the end of the 19th century which is also adopted in opera. Our considerations are guided by a well-documented case of film screening, Metropolitan Opera House soprano Geraldine Farrar as Carmen in the homonym 1915 movie by Cecil B. De Mille. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518 10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.164518 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.164518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518/166705 https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518/161859 https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518/186086 https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518/186103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Luíza Beatriz Alvim, Diana Maron http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Luíza Beatriz Alvim, Diana Maron http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 54 (2020): The scenic space in audiovisual media: transits between theater and cinema; 83-101 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 54 (2020): O espaço cênico no audiovisual: trânsitos entre teatro e cinema; 83-101 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1822181426935627776 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.164518 |