Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvim, Luíza Beatriz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maron, Diana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518
Resumo: This paper raises questions concerning the participation of opera singers in silent movies and the influence of that experience on the creation of a more naturalist form of acting in opera. Considering the activity of acting under a broader perspective, we reflect about stage pictorialism, a common practice in non-musical theater by the end of the 19th century which is also adopted in opera. Our considerations are guided by a well-documented case of film screening, Metropolitan Opera House soprano Geraldine Farrar as Carmen in the homonym 1915 movie by Cecil B. De Mille.
id USP-12_ee1458078343705b59ad14e686dd5805
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/164518
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantorFrom opera to cinema, from cinema to opera: the art of actor-singerAtuaçãoCinema silenciosoÓperaTeatroActingSilent filmOperaTheaterThis paper raises questions concerning the participation of opera singers in silent movies and the influence of that experience on the creation of a more naturalist form of acting in opera. Considering the activity of acting under a broader perspective, we reflect about stage pictorialism, a common practice in non-musical theater by the end of the 19th century which is also adopted in opera. Our considerations are guided by a well-documented case of film screening, Metropolitan Opera House soprano Geraldine Farrar as Carmen in the homonym 1915 movie by Cecil B. De Mille.Neste artigo, consideramos o aspecto da atuação no cinema silencioso de estrelas da ópera com o objetivo de trazer questionamentos sobre uma possível influência das experiências desses artistas em sua atuação operística no sentido de um maior naturalismo. Colocando a atuação nos palcos dentro de uma esfera mais ampla, estudamos o “pictorialismo” (as poses), comum no teatro não musicado do final do século XIX e adotado também na ópera. Para nossas reflexões, usamos um caso com boa documentação de exibição cinematográfica, o da estrela do Metropolitan Opera House, a soprano Geraldine Farrar, como Carmen, no filme homônimo de 1915 de Cecil B. DeMille.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdftext/xmltext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/16451810.11606/issn.2316-7114.sig.2020.164518Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 54 (2020): The scenic space in audiovisual media: transits between theater and cinema; 83-101Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 54 (2020): O espaço cênico no audiovisual: trânsitos entre teatro e cinema; 83-1012316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518/166705https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518/161859https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518/186086https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518/186103Copyright (c) 2020 Luíza Beatriz Alvim, Diana Maronhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlvim, Luíza BeatrizMaron, Diana2020-07-31T17:56:04Zoai:revistas.usp.br:article/164518Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2020-07-31T17:56:04Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor
From opera to cinema, from cinema to opera: the art of actor-singer
title Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor
spellingShingle Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor
Alvim, Luíza Beatriz
Atuação
Cinema silencioso
Ópera
Teatro
Acting
Silent film
Opera
Theater
title_short Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor
title_full Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor
title_fullStr Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor
title_full_unstemmed Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor
title_sort Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor
author Alvim, Luíza Beatriz
author_facet Alvim, Luíza Beatriz
Maron, Diana
author_role author
author2 Maron, Diana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvim, Luíza Beatriz
Maron, Diana
dc.subject.por.fl_str_mv Atuação
Cinema silencioso
Ópera
Teatro
Acting
Silent film
Opera
Theater
topic Atuação
Cinema silencioso
Ópera
Teatro
Acting
Silent film
Opera
Theater
description This paper raises questions concerning the participation of opera singers in silent movies and the influence of that experience on the creation of a more naturalist form of acting in opera. Considering the activity of acting under a broader perspective, we reflect about stage pictorialism, a common practice in non-musical theater by the end of the 19th century which is also adopted in opera. Our considerations are guided by a well-documented case of film screening, Metropolitan Opera House soprano Geraldine Farrar as Carmen in the homonym 1915 movie by Cecil B. De Mille.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518
10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.164518
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.164518
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518/166705
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518/161859
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518/186086
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/164518/186103
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Luíza Beatriz Alvim, Diana Maron
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Luíza Beatriz Alvim, Diana Maron
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 54 (2020): The scenic space in audiovisual media: transits between theater and cinema; 83-101
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 54 (2020): O espaço cênico no audiovisual: trânsitos entre teatro e cinema; 83-101
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713788337717248