Assertividade em adolescentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário : um contributo para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Marta Januário
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3777
Resumo: Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Educativos, 2 de Março de 2016, Universidade dos Açores.
id RCAP_8a87aec454846834c16d9e42fdcdae33
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3777
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Assertividade em adolescentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário : um contributo para o desenvolvimento de um instrumento de avaliaçãoAssertividadeAvaliação EscolarCompetência SocialContexto EscolarEducação EscolarAssertivenessAssessment ToolsSchool ContextSocial SkillsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Educativos, 2 de Março de 2016, Universidade dos Açores.A assertividade, enquanto competência social, corresponde a um conjunto de respostas despoletadas por situações sociais e contextuais, fazendo com que o sujeito tenha uma atitude de respeito por si mesmo e pelo outro. Em contexto escolar, a assertividade possibilita aos jovens a criação de relações apoiadas na cooperação, respeito e negociação, contribuindo para uma resolução positiva dos problemas que surgem. Através da literatura verifica-se a inexistência de um instrumento de avaliação da assertividade em contexto escolar. Visto a assertividade atuar como fator de proteção para os conflitos entre pares, ansiedade social, ansiedade face aos testes, comportamentos disruptivos e insucesso escolar, torna-se pertinente a existência de uma escala de avaliação de assertividade para o meio escolar, de forma a possibilitar o trabalho destas problemáticas por parte dos técnicos. O presente trabalho procurou dar um contributo para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação da assertividade passível de ser utilizado em contexto educativo escolar, mais precisamente, a Escala de Atitudes Assertivas em Contexto Escolar (EAACE) construída por Nunes (2011). Em relação ao estudo inicial, foram replicados procedimentos sobre a dimensionalidade, a fidelidade e a validade da EAACE. [...].ABSTRACT: The assertiveness as a social competence is a set of responses triggered by social and contextual situations, making the subject has an attitude of respect for himself and for the others. In schools assertiveness allows the creation of relations based on cooperation, respect and negotiation, contributing to a positive resolution of the problems that arise. Through the literature there is the assertion of the existence of a review tool in schools. Since assertiveness act as a protective factor for conflicts between peers, social anxiety, anxiety towards tests, disruptive behavior and academic failure, it becomes relevant the existence of assertiveness assessment scale to the school environment in order to facilitate the work of these issues by the technicians. This study found to contribute to the development of an assertiveness assessment instrument to be used in school education context, more precisely, the Assertive Attitude Scale School Context (EAACE) built by Nunes (2011). In the initial study procedures were replicated on the dimensionality, fidelity and validity of EAACE. [...].Caldeira, Suzana NunesRepositório da Universidade dos AçoresTavares, Marta Januário2016-05-17T14:45:22Z2016-03-022016-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3777201179407porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:57Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:20.994302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Assertividade em adolescentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário : um contributo para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação
title Assertividade em adolescentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário : um contributo para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação
spellingShingle Assertividade em adolescentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário : um contributo para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação
Tavares, Marta Januário
Assertividade
Avaliação Escolar
Competência Social
Contexto Escolar
Educação Escolar
Assertiveness
Assessment Tools
School Context
Social Skills
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Assertividade em adolescentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário : um contributo para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação
title_full Assertividade em adolescentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário : um contributo para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação
title_fullStr Assertividade em adolescentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário : um contributo para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação
title_full_unstemmed Assertividade em adolescentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário : um contributo para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação
title_sort Assertividade em adolescentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário : um contributo para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação
author Tavares, Marta Januário
author_facet Tavares, Marta Januário
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Suzana Nunes
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Marta Januário
dc.subject.por.fl_str_mv Assertividade
Avaliação Escolar
Competência Social
Contexto Escolar
Educação Escolar
Assertiveness
Assessment Tools
School Context
Social Skills
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Assertividade
Avaliação Escolar
Competência Social
Contexto Escolar
Educação Escolar
Assertiveness
Assessment Tools
School Context
Social Skills
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Educativos, 2 de Março de 2016, Universidade dos Açores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-17T14:45:22Z
2016-03-02
2016-03-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3777
201179407
url http://hdl.handle.net/10400.3/3777
identifier_str_mv 201179407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130715668873216