A competência social de assertividade : estudos no primeiro ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Maria Cabral
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3932
Resumo: Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Educativos, 19 de Outubro de 2016, Universidade dos Açores.
id RCAP_a0cac32dd900498588351931c3c73a14
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3932
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A competência social de assertividade : estudos no primeiro ciclo do Ensino BásicoAssertividadeCompetência SocialComportamentoEducação EscolarEnsino Básico (1º ciclo)Inteligência EmocionalAssertivenessPersonal SkillsSocial CompetenceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Educativos, 19 de Outubro de 2016, Universidade dos Açores.A assertividade é uma competência social importante para as crianças, que tem a faculdade de melhorar o desenvolvimento pessoal e as relações sociais. Ainda, aparece diretamente associada ao sucesso académico. A assertividade consiste na afirmação dos próprios direitos, na expressão de pensamentos, crenças e sentimentos, sem violar os direitos dos outros. Sendo um construto importante no âmbito da escolaridade, pela sua ligação ao sucesso académico, verifica-se, porém, através da literatura, a existência de poucos instrumentos que avaliem a sua expressão em crianças, nomeadamente instrumentos validados para a população portuguesa. Neste cenário, a presente investigação visou contribuir para o estudo de um instrumento de avaliação da assertividade destinado a crianças em idade escolar, o Questionário de Comportamentos Assertivos (QCA) de Caldeira, Carvalho e Martins (2012). A análise das propriedades psicométricas do QCA é identificada como estudo 1. Em complemento, realizou-se um segundo estudo que pretendeu caracterizar as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico da ilha de São Miguel (terceiro e quarto anos) em termos das variáveis pessoais e psicológicas que, de acordo com a literatura, relacionam com o sucesso escolar. Para a realização da investigação, foi utilizada uma amostra de 612 crianças de ambos os sexos que frequentam os terceiro e quarto anos de escolaridade de quinze escolas públicas da ilha de S. Miguel. Os resultados do estudo 1 acrescentam elementos ao trabalho anterior realizado por Martins (2012), sendo por isso animadores do ponto de vista do estudo das qualidades psicométricas do QCA. Não obstante apontam, também, para a importância do prosseguimento de mais estudos sobre o instrumento. No estudo 2, verifica-se que as crianças agressivas para com os seus pares apresentam rendimento escolar mais baixo do que as não agressivas e que os alunos sem reprovações apresentam maior envolvimento escolar comparativamente aos que têm reprovações. Tendo em conta que a assertividade se expressa pela afirmação de direitos, pensamentos e sentimentos do próprio, sem violar os dos outros, e se associa ao sucesso escolar, os resultados do estudo 2 parecem valorizar as implicações educativas do estudo 1.ABSTRACT: Assertiveness is an important social competence for children which helps to improve personal development and social relations. Besides that, it appears directly associated with the academic success. Assertiveness consists in the affirmation of rights, thoughts, beliefs and feelings, without violating the rights of others. Even though it is an important construct in the educational framework, by its connection to academic success, there are few instruments that assess its expression in children, in particular instruments validated for the Portuguese population. In this scenario, this research aimed to contribute to the study of an evaluation instrument of assertiveness intended for children of school age - the Assertive Behavior Questionnaire (ABQ) of Caldeira, Carvalho and Martins (2012). The analysis of the psychometric properties of the ABQ is identified as study 1. In addition, there was a second study conducted to characterize the children in elementary school from the island of São Miguel (third and fourth grades) in terms of personal and psychological variables that, according to the literature, related to the school success. A sample of 612 children of both sexes who attend the third and fourth grades of schooling of the 15 public schools of S. Miguel Island was used. The results of study 1 add elements to the previous study performed by Martins (2012). Therefore, they are valuable according to the study of psychometric qualities of the ABQ. Nevertheless, the results also point out the importance of continuing the studies about the instrument. In study 2, we saw that aggressive children with peers show lower school performance than the non-aggressive ones and that students who have never stayed behind one school year have higher school involvement in comparison to those who have. Taking into account that assertiveness is expressed by the assertion of rights, thoughts and feelings of one’s own, without violating those of others, and that it is associated to success at school, the results of study 2 seem to give value to the educational implications of study 1.Caldeira, Suzana NunesSilva, Osvaldo Dias LopesRepositório da Universidade dos AçoresMoreira, Ana Maria Cabral2016-12-02T17:51:44Z2016-10-192016-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3932201515601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:09Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:29.947915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A competência social de assertividade : estudos no primeiro ciclo do Ensino Básico
title A competência social de assertividade : estudos no primeiro ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A competência social de assertividade : estudos no primeiro ciclo do Ensino Básico
Moreira, Ana Maria Cabral
Assertividade
Competência Social
Comportamento
Educação Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Inteligência Emocional
Assertiveness
Personal Skills
Social Competence
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short A competência social de assertividade : estudos no primeiro ciclo do Ensino Básico
title_full A competência social de assertividade : estudos no primeiro ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A competência social de assertividade : estudos no primeiro ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A competência social de assertividade : estudos no primeiro ciclo do Ensino Básico
title_sort A competência social de assertividade : estudos no primeiro ciclo do Ensino Básico
author Moreira, Ana Maria Cabral
author_facet Moreira, Ana Maria Cabral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Suzana Nunes
Silva, Osvaldo Dias Lopes
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ana Maria Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Assertividade
Competência Social
Comportamento
Educação Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Inteligência Emocional
Assertiveness
Personal Skills
Social Competence
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Assertividade
Competência Social
Comportamento
Educação Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Inteligência Emocional
Assertiveness
Personal Skills
Social Competence
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Educativos, 19 de Outubro de 2016, Universidade dos Açores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02T17:51:44Z
2016-10-19
2016-10-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3932
201515601
url http://hdl.handle.net/10400.3/3932
identifier_str_mv 201515601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130718115201024