Monitorização e análise da sustentabilidade do consumo doméstico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/32376 |
Resumo: | O projeto de investigação enquadra-se no tema das smart cities, especificamente na utilização de Shopping Technologies para a gestão inteligente do inventário doméstico. A solução apresentada explora o contributo do Design de Interação nas áreas de Design de Sistemas, Arquitetura de Informação e Design de Interface para o desenvolvimento de uma abordagem que visa disciplinar e aperfeiçoar o consumo doméstico, automatizando o processo de compra de produtos de forma sustentável e consciente. A abordagem assenta na especificação de uma ferramenta de compra e gestão automática de produtos, com uma interface centrada na agilização da interação do utilizador com a aplicação via smartphone. O objetivo é minimizar o número de clicks para aceder à informação pretendida, dispondo de mecanismos para automatizar a gestão do inventário de produtos existentes, bem como a elaboração da lista de compras face a um padrão de consumo sustentável e saudável. A proposta de valor incide na criação de um serviço que fomente a compra e o consumo sustentável, oferecendo aos utilizadores uma ferramenta de gestão que reduz o consumo excessivo e displicente de produtos, permitindo um controlo eficaz e autónomo dos artigos adquiridos. A solução proposta utiliza técnicas de context e location awareness de forma a notificar o utilizador com sugestões de produtos tendo em conta dados como a validade, rotina de utilização ou valor nutricional, assim como um modelo de pesquisa inteligente de artigos por preço e localização. A solução procura ter um impacto na redução de maus hábitos de consumo, facilitando a gestão dos artigos adquiridos com recurso a notificações, em especial sobre datas de validade e produtos com o risco de terem os prazos de validade a expirar, consequentemente contribuindo para uma redução do desperdício alimentar e uma agilização do processo de compra. A metodologia escolhida para o desenvolvimento da investigação foi o Design Science Research Methodology (DSRM) com a utilização conjunta de métodos de User Centered Design (UCD), fazendo a ligação entre várias dimensões do Design de Interação. |
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Monitorização e análise da sustentabilidade do consumo domésticoSustentabilidade do consumoContext awarenessInformation vizualizationData monetizationUser Centered DesignO projeto de investigação enquadra-se no tema das smart cities, especificamente na utilização de Shopping Technologies para a gestão inteligente do inventário doméstico. A solução apresentada explora o contributo do Design de Interação nas áreas de Design de Sistemas, Arquitetura de Informação e Design de Interface para o desenvolvimento de uma abordagem que visa disciplinar e aperfeiçoar o consumo doméstico, automatizando o processo de compra de produtos de forma sustentável e consciente. A abordagem assenta na especificação de uma ferramenta de compra e gestão automática de produtos, com uma interface centrada na agilização da interação do utilizador com a aplicação via smartphone. O objetivo é minimizar o número de clicks para aceder à informação pretendida, dispondo de mecanismos para automatizar a gestão do inventário de produtos existentes, bem como a elaboração da lista de compras face a um padrão de consumo sustentável e saudável. A proposta de valor incide na criação de um serviço que fomente a compra e o consumo sustentável, oferecendo aos utilizadores uma ferramenta de gestão que reduz o consumo excessivo e displicente de produtos, permitindo um controlo eficaz e autónomo dos artigos adquiridos. A solução proposta utiliza técnicas de context e location awareness de forma a notificar o utilizador com sugestões de produtos tendo em conta dados como a validade, rotina de utilização ou valor nutricional, assim como um modelo de pesquisa inteligente de artigos por preço e localização. A solução procura ter um impacto na redução de maus hábitos de consumo, facilitando a gestão dos artigos adquiridos com recurso a notificações, em especial sobre datas de validade e produtos com o risco de terem os prazos de validade a expirar, consequentemente contribuindo para uma redução do desperdício alimentar e uma agilização do processo de compra. A metodologia escolhida para o desenvolvimento da investigação foi o Design Science Research Methodology (DSRM) com a utilização conjunta de métodos de User Centered Design (UCD), fazendo a ligação entre várias dimensões do Design de Interação.The research project fits within the scope of the smart cities’ topic, specifically in the use of Shopping Technologies for intelligent home inventory management. The presented solution explores the contribution of Interaction Design with the areas of Systems Design, Information Architecture and Interface Design for the development of an approach that aims to discipline and improve domestic consumption, automating the process of purchasing products in a more sustainable and conscious way. The approach is based on the specification of an automatic product purchasing and management tool, with an interface focused on improving user interaction with the application via smartphone. The goal is to minimize the number of clicks to access the information you need, with mechanisms to automate inventory management of existing products as well as shopping list design for the promotion of a sustainable and healthy consumption pattern. The value proposition focuses on the creation of a service that encourages sustainable purchasing and consumption, offering users a management tool that reduces excessive and careless consumption of products, allowing effective and autonomous control of purchased items. The proposed solution uses context and location awareness techniques to notify the user with product suggestions, taking into account data such as expiration date, routine of use or nutritional value, as well as an intelligent search mechanism of articles by price and location. The solution seeks to have an impact on reducing bad consumer habits by facilitating the management of purchased items, including notifications of expiration dates and products with the risk of getting expired, thereby streamlining the purchasing and consumption process. The chosen methodology for the development of the research project was the Design Science Research Methodology (DSRM), with the joint use of User-Cantered Design (UCD) methods for testing and validating the solution with the users, linking the various dimensions of Interaction Design.Pestana, GabrielRepositório ComumAlmeida, João Oliveira Borges de2020-05-25T16:00:46Z2020-02-01T00:00:00Z2020-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/32376202482880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/32376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:26.259355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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