O impacto da comunicação interna no engagement de colaboradores durante a crise da COVID-19: o caso da Fujitsu Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Rafaela Cristina Rodrigues Duarte
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/143476
Resumo: A Comunicação Interna é um sistema de interações dentro de uma organização tendo uma função estratégica e a missão de construção e gestão de relações mutuamente benéficas entre as organizações e os seus colaboradores (Raposo, 2017 e Brandão, 2013). O employee engagement, por sua vez, pode ser atingido através da criação de uma estrutura organizacional onde as emoções positivas, tais como a envolvência e orgulho, são encorajadas e que resultam numa melhoria da performance organizacional (Robinson, 2006). A presente investigação recai sobre o impacto da comunicação interna no engagement de colaboradores durante o atual contexto de pandemia em que vivemos. Desta forma, a metodologia de investigação aplicada neste âmbito será o estudo de caso na Fujitsu Portugal, com a finalidade de dar resposta à seguinte pergunta de partida: «Qual o impacto da comunicação interna no nível de engagement de colaboradores durante a crise da COVID-19 na Fujitsu Portugal?». Neste sentido foram realizados três inquéritos por entrevista à atual e anterior responsáveis pela Comunicação Interna da Fujitsu Portugal e à atual responsável de Recursos Humanos da Fujitsu Portugal. Procedeu-se igualmente a uma análise de dados secundários (inquéritos por questionário) fornecidos pela organização em estudo entre abril de 2020 e dezembro de 2021 sobre o engagement dos colaboradores. No seu conjunto e após a recolha dos dados foi realizada uma análise de dados quantitativa e qualitativa. Após observação dos resultados, a análise dos mesmos sugere que no contexto de pandemia em que vivemos, os colaboradores estão envolvidos e que o engagement tem aumentado face a anos anteriores. Além disso, foi possível identificar que a comunicação interna teve impacto nestes resultados e foi uma das responsáveis pelos níveis positivos de engagement.
id RCAP_8a92dbe8a703932b8f1225b7e8047050
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/143476
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da comunicação interna no engagement de colaboradores durante a crise da COVID-19: o caso da Fujitsu PortugalComunicação InternaEmployee EngagementColaboradoresInternal CommunicationEmployeesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA Comunicação Interna é um sistema de interações dentro de uma organização tendo uma função estratégica e a missão de construção e gestão de relações mutuamente benéficas entre as organizações e os seus colaboradores (Raposo, 2017 e Brandão, 2013). O employee engagement, por sua vez, pode ser atingido através da criação de uma estrutura organizacional onde as emoções positivas, tais como a envolvência e orgulho, são encorajadas e que resultam numa melhoria da performance organizacional (Robinson, 2006). A presente investigação recai sobre o impacto da comunicação interna no engagement de colaboradores durante o atual contexto de pandemia em que vivemos. Desta forma, a metodologia de investigação aplicada neste âmbito será o estudo de caso na Fujitsu Portugal, com a finalidade de dar resposta à seguinte pergunta de partida: «Qual o impacto da comunicação interna no nível de engagement de colaboradores durante a crise da COVID-19 na Fujitsu Portugal?». Neste sentido foram realizados três inquéritos por entrevista à atual e anterior responsáveis pela Comunicação Interna da Fujitsu Portugal e à atual responsável de Recursos Humanos da Fujitsu Portugal. Procedeu-se igualmente a uma análise de dados secundários (inquéritos por questionário) fornecidos pela organização em estudo entre abril de 2020 e dezembro de 2021 sobre o engagement dos colaboradores. No seu conjunto e após a recolha dos dados foi realizada uma análise de dados quantitativa e qualitativa. Após observação dos resultados, a análise dos mesmos sugere que no contexto de pandemia em que vivemos, os colaboradores estão envolvidos e que o engagement tem aumentado face a anos anteriores. Além disso, foi possível identificar que a comunicação interna teve impacto nestes resultados e foi uma das responsáveis pelos níveis positivos de engagement.Internal Communication is a system of interactions within an organization, having a strategic function and the mission of building and managing mutually beneficial relationships between organizations and their employees (Raposo, 2017 and Brandão, 2013). Employee engagement, in turn, can be achieved by creating an organizational structure where positive emotions, such as involvement and pride, are encouraged and result in improved organizational performance (Robinson, 2006). This research focuses on the impact of internal communication on employee engagement during the current pandemic context. In this way, the research methodology applied in this study will be a case study at Fujitsu Portugal, in order to answer the following starting question: «What is the impact of internal communication on the employee engagement levels during the COVID-19 crisis at Fujitsu Portugal? ». With this objective in mind, three interviews were carried out by interviewing the current and former Head of Internal Communications at Fujitsu Portugal and the current Head of Human Resources at Fujitsu Portugal. Secondary data (questionnaire surveys) on the employee engagement provided by the organization were also analysed between April 2020 and December 2021. After all the data collection, a quantitative and qualitative data analysis was carried out. After observing the results, the analysis suggests that in this pandemic context, employees are involved and the engagement has increased compared to previous years. In addition, it was possible to identify that internal communication had an impact on these results and was one of the factors responsible for the positive levels of engagement.Barreto, Ana Margarida da Silva BebianoRUNBotelho, Rafaela Cristina Rodrigues Duarte2022-07-182022-04-062025-07-18T00:00:00Z2022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/143476TID:203047389porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:21:48Zoai:run.unl.pt:10362/143476Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:50:57.444889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da comunicação interna no engagement de colaboradores durante a crise da COVID-19: o caso da Fujitsu Portugal
title O impacto da comunicação interna no engagement de colaboradores durante a crise da COVID-19: o caso da Fujitsu Portugal
spellingShingle O impacto da comunicação interna no engagement de colaboradores durante a crise da COVID-19: o caso da Fujitsu Portugal
Botelho, Rafaela Cristina Rodrigues Duarte
Comunicação Interna
Employee Engagement
Colaboradores
Internal Communication
Employees
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O impacto da comunicação interna no engagement de colaboradores durante a crise da COVID-19: o caso da Fujitsu Portugal
title_full O impacto da comunicação interna no engagement de colaboradores durante a crise da COVID-19: o caso da Fujitsu Portugal
title_fullStr O impacto da comunicação interna no engagement de colaboradores durante a crise da COVID-19: o caso da Fujitsu Portugal
title_full_unstemmed O impacto da comunicação interna no engagement de colaboradores durante a crise da COVID-19: o caso da Fujitsu Portugal
title_sort O impacto da comunicação interna no engagement de colaboradores durante a crise da COVID-19: o caso da Fujitsu Portugal
author Botelho, Rafaela Cristina Rodrigues Duarte
author_facet Botelho, Rafaela Cristina Rodrigues Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Ana Margarida da Silva Bebiano
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho, Rafaela Cristina Rodrigues Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Interna
Employee Engagement
Colaboradores
Internal Communication
Employees
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação Interna
Employee Engagement
Colaboradores
Internal Communication
Employees
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A Comunicação Interna é um sistema de interações dentro de uma organização tendo uma função estratégica e a missão de construção e gestão de relações mutuamente benéficas entre as organizações e os seus colaboradores (Raposo, 2017 e Brandão, 2013). O employee engagement, por sua vez, pode ser atingido através da criação de uma estrutura organizacional onde as emoções positivas, tais como a envolvência e orgulho, são encorajadas e que resultam numa melhoria da performance organizacional (Robinson, 2006). A presente investigação recai sobre o impacto da comunicação interna no engagement de colaboradores durante o atual contexto de pandemia em que vivemos. Desta forma, a metodologia de investigação aplicada neste âmbito será o estudo de caso na Fujitsu Portugal, com a finalidade de dar resposta à seguinte pergunta de partida: «Qual o impacto da comunicação interna no nível de engagement de colaboradores durante a crise da COVID-19 na Fujitsu Portugal?». Neste sentido foram realizados três inquéritos por entrevista à atual e anterior responsáveis pela Comunicação Interna da Fujitsu Portugal e à atual responsável de Recursos Humanos da Fujitsu Portugal. Procedeu-se igualmente a uma análise de dados secundários (inquéritos por questionário) fornecidos pela organização em estudo entre abril de 2020 e dezembro de 2021 sobre o engagement dos colaboradores. No seu conjunto e após a recolha dos dados foi realizada uma análise de dados quantitativa e qualitativa. Após observação dos resultados, a análise dos mesmos sugere que no contexto de pandemia em que vivemos, os colaboradores estão envolvidos e que o engagement tem aumentado face a anos anteriores. Além disso, foi possível identificar que a comunicação interna teve impacto nestes resultados e foi uma das responsáveis pelos níveis positivos de engagement.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18
2022-04-06
2022-07-18T00:00:00Z
2025-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/143476
TID:203047389
url http://hdl.handle.net/10362/143476
identifier_str_mv TID:203047389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138104655740928