O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20005 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_ad4948d0d2f020321e0ed7cacf9b492d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20005 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradoresComunicação InternaSatisfação na Comunicação InternaOutcomes OrganizacionaisEngagement dos colaboradoresSuporte Organizacional PercebidoIdentificação OrganizacionalInternal CommunicationInternal Communication SatisfactionOrganizational OutcomesEmployee EngagementOrganizational Perceived SupportOrganizational IdentificationMestrado em MarketingA preocupação, por parte das organizações, com a satisfação dos seus colaboradores tem vindo a ser crescente. A comunicação interna é hoje vista como uma ferramenta de extrema importância na formulação de estratégias das organizações e reconhecida, por muitos autores, como um fator chave no aumento dos níveis de engagement dos colaboradores. O propósito deste estudo passa por analisar a influência da satisfação na comunicação interna em alguns outcomes organizacionais, nomeadamente o engagement dos colaboradores, o suporte organizacional percebido e a identificação organizacional. Estes outcomes são construtos relativamente pouco aprofundados, existindo a necessidade de um entendimento mais profundo sobre estes temas, compreendendo o que faz despoletar nos colaboradores este tipo de sentimentos. A relação entre a satisfação na comunicação interna e o engagement foi significativa, realçando-se aqui o papel da comunicação com o superior, bem como quando testada com o suporte organizacional percebido e com a identificação organizacional. Tal sugere que boas práticas organizacionais, no que concerne à comunicação interna praticada, podem facilitar a disponibilidade dos colaboradores para se sentirem engaged, suportados e se identifiquem com as suas organizações.The organization's concern about their employee's satisfaction has been growing. Internal communication is now seen as an extremely important tool in the corporate strategies' formulation and it is recognized by many authors as a key in increasing employees' engagement. The purpose of this aim is to analyses the influence of internal communication satisfaction on some internal organizational outcomes, namely employee engagement, perceived organizational support and organizational identification. Those outcomes are relatively new constructs, and there is a need for a deeper understanding of these issues, understanding as weel what triggers this type of feelings. The relationship between internal communication and employees' engagement was significant, highlighting here the role of communication with the superior, as weel as when tested with perceived organizational support and organizational identification. Those results suggest that good organizational practices regarding the internal communication practices can facilitate the willingness of employees to feel engaged, supported and identify with their organizations.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Joana Biscaia Almeida2020-10-01T00:30:14Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20005porRodrigues, Joana Biscaia Almeida (2019). "O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores", Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:28Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:49.767211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores |
title |
O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores |
spellingShingle |
O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores Rodrigues, Joana Biscaia Almeida Comunicação Interna Satisfação na Comunicação Interna Outcomes Organizacionais Engagement dos colaboradores Suporte Organizacional Percebido Identificação Organizacional Internal Communication Internal Communication Satisfaction Organizational Outcomes Employee Engagement Organizational Perceived Support Organizational Identification |
title_short |
O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores |
title_full |
O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores |
title_fullStr |
O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores |
title_full_unstemmed |
O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores |
title_sort |
O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores |
author |
Rodrigues, Joana Biscaia Almeida |
author_facet |
Rodrigues, Joana Biscaia Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santiago, Joanna Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Joana Biscaia Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Interna Satisfação na Comunicação Interna Outcomes Organizacionais Engagement dos colaboradores Suporte Organizacional Percebido Identificação Organizacional Internal Communication Internal Communication Satisfaction Organizational Outcomes Employee Engagement Organizational Perceived Support Organizational Identification |
topic |
Comunicação Interna Satisfação na Comunicação Interna Outcomes Organizacionais Engagement dos colaboradores Suporte Organizacional Percebido Identificação Organizacional Internal Communication Internal Communication Satisfaction Organizational Outcomes Employee Engagement Organizational Perceived Support Organizational Identification |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10 2019-10-01T00:00:00Z 2020-10-01T00:30:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/20005 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/20005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Joana Biscaia Almeida (2019). "O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores", Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553000378400768 |