O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Joana Biscaia Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20005
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_ad4948d0d2f020321e0ed7cacf9b492d
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradoresComunicação InternaSatisfação na Comunicação InternaOutcomes OrganizacionaisEngagement dos colaboradoresSuporte Organizacional PercebidoIdentificação OrganizacionalInternal CommunicationInternal Communication SatisfactionOrganizational OutcomesEmployee EngagementOrganizational Perceived SupportOrganizational IdentificationMestrado em MarketingA preocupação, por parte das organizações, com a satisfação dos seus colaboradores tem vindo a ser crescente. A comunicação interna é hoje vista como uma ferramenta de extrema importância na formulação de estratégias das organizações e reconhecida, por muitos autores, como um fator chave no aumento dos níveis de engagement dos colaboradores. O propósito deste estudo passa por analisar a influência da satisfação na comunicação interna em alguns outcomes organizacionais, nomeadamente o engagement dos colaboradores, o suporte organizacional percebido e a identificação organizacional. Estes outcomes são construtos relativamente pouco aprofundados, existindo a necessidade de um entendimento mais profundo sobre estes temas, compreendendo o que faz despoletar nos colaboradores este tipo de sentimentos. A relação entre a satisfação na comunicação interna e o engagement foi significativa, realçando-se aqui o papel da comunicação com o superior, bem como quando testada com o suporte organizacional percebido e com a identificação organizacional. Tal sugere que boas práticas organizacionais, no que concerne à comunicação interna praticada, podem facilitar a disponibilidade dos colaboradores para se sentirem engaged, suportados e se identifiquem com as suas organizações.The organization's concern about their employee's satisfaction has been growing. Internal communication is now seen as an extremely important tool in the corporate strategies' formulation and it is recognized by many authors as a key in increasing employees' engagement. The purpose of this aim is to analyses the influence of internal communication satisfaction on some internal organizational outcomes, namely employee engagement, perceived organizational support and organizational identification. Those outcomes are relatively new constructs, and there is a need for a deeper understanding of these issues, understanding as weel what triggers this type of feelings. The relationship between internal communication and employees' engagement was significant, highlighting here the role of communication with the superior, as weel as when tested with perceived organizational support and organizational identification. Those results suggest that good organizational practices regarding the internal communication practices can facilitate the willingness of employees to feel engaged, supported and identify with their organizations.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Joana Biscaia Almeida2020-10-01T00:30:14Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20005porRodrigues, Joana Biscaia Almeida (2019). "O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores", Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:28Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:49.767211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores
title O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores
spellingShingle O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores
Rodrigues, Joana Biscaia Almeida
Comunicação Interna
Satisfação na Comunicação Interna
Outcomes Organizacionais
Engagement dos colaboradores
Suporte Organizacional Percebido
Identificação Organizacional
Internal Communication
Internal Communication Satisfaction
Organizational Outcomes
Employee Engagement
Organizational Perceived Support
Organizational Identification
title_short O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores
title_full O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores
title_fullStr O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores
title_full_unstemmed O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores
title_sort O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores
author Rodrigues, Joana Biscaia Almeida
author_facet Rodrigues, Joana Biscaia Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Joana Biscaia Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Interna
Satisfação na Comunicação Interna
Outcomes Organizacionais
Engagement dos colaboradores
Suporte Organizacional Percebido
Identificação Organizacional
Internal Communication
Internal Communication Satisfaction
Organizational Outcomes
Employee Engagement
Organizational Perceived Support
Organizational Identification
topic Comunicação Interna
Satisfação na Comunicação Interna
Outcomes Organizacionais
Engagement dos colaboradores
Suporte Organizacional Percebido
Identificação Organizacional
Internal Communication
Internal Communication Satisfaction
Organizational Outcomes
Employee Engagement
Organizational Perceived Support
Organizational Identification
description Mestrado em Marketing
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-10-01T00:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20005
url http://hdl.handle.net/10400.5/20005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, Joana Biscaia Almeida (2019). "O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores", Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553000378400768