Estudar o meio ambiente pela via da experimentação e da resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Ana
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Fonseca, Lina, Neves, Luísa, Faria, Maria dos Anjos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3741
Resumo: A renovação do ensino das ciências nas nossas escolas não reside apenas na modificação dos conteúdos programáticos. A renovação do ensino das ciências necessita de uma actualização científica do corpo docente e assenta sobretudo numa revolução do seu espírito científico numa perspectiva de mudança de atitude face ao saber científico e ao saber fazer pedagógico. Neste contexto, e partindo do pressuposto de que aprender consiste em desenvolver e/ou reestruturar os conceitos com que as crianças chegam à escola, cabe ao professor a tarefa de criar situações de aprendizagem promotoras desse desenvolvimento e/ou reestruturação.
id RCAP_8aa022644bb6f2eb6f72bf21b13b7144
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3741
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudar o meio ambiente pela via da experimentação e da resolução de problemasA renovação do ensino das ciências nas nossas escolas não reside apenas na modificação dos conteúdos programáticos. A renovação do ensino das ciências necessita de uma actualização científica do corpo docente e assenta sobretudo numa revolução do seu espírito científico numa perspectiva de mudança de atitude face ao saber científico e ao saber fazer pedagógico. Neste contexto, e partindo do pressuposto de que aprender consiste em desenvolver e/ou reestruturar os conceitos com que as crianças chegam à escola, cabe ao professor a tarefa de criar situações de aprendizagem promotoras desse desenvolvimento e/ou reestruturação.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo2023-11-21T16:54:15Z1998-01-01T00:00:00Z19982022-11-04T12:12:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3741porPeixoto, AnaFonseca, LinaNeves, LuísaFaria, Maria dos Anjosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-30T07:28:03Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:18.365674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudar o meio ambiente pela via da experimentação e da resolução de problemas
title Estudar o meio ambiente pela via da experimentação e da resolução de problemas
spellingShingle Estudar o meio ambiente pela via da experimentação e da resolução de problemas
Peixoto, Ana
title_short Estudar o meio ambiente pela via da experimentação e da resolução de problemas
title_full Estudar o meio ambiente pela via da experimentação e da resolução de problemas
title_fullStr Estudar o meio ambiente pela via da experimentação e da resolução de problemas
title_full_unstemmed Estudar o meio ambiente pela via da experimentação e da resolução de problemas
title_sort Estudar o meio ambiente pela via da experimentação e da resolução de problemas
author Peixoto, Ana
author_facet Peixoto, Ana
Fonseca, Lina
Neves, Luísa
Faria, Maria dos Anjos
author_role author
author2 Fonseca, Lina
Neves, Luísa
Faria, Maria dos Anjos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Ana
Fonseca, Lina
Neves, Luísa
Faria, Maria dos Anjos
description A renovação do ensino das ciências nas nossas escolas não reside apenas na modificação dos conteúdos programáticos. A renovação do ensino das ciências necessita de uma actualização científica do corpo docente e assenta sobretudo numa revolução do seu espírito científico numa perspectiva de mudança de atitude face ao saber científico e ao saber fazer pedagógico. Neste contexto, e partindo do pressuposto de que aprender consiste em desenvolver e/ou reestruturar os conceitos com que as crianças chegam à escola, cabe ao professor a tarefa de criar situações de aprendizagem promotoras desse desenvolvimento e/ou reestruturação.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01T00:00:00Z
1998
2022-11-04T12:12:49Z
2023-11-21T16:54:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3741
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136308427227136