EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barin, Claudia Smaniotto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Beque Ramos, Thanise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/574
Resumo: A complexidade do Ensino de Química tem sido relatada na literatura, requerendo de professores novas práticas pedagógicas capazes de superar este desafio e engajar os alunos no processo de aprendizagem. Nesse sentido, a experimentação tem sido discutida como uma alternativa viável para despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado. Assim, o trabalho visa avaliar o que tem sido discutido sobre as potencialidades e desafios do uso da Experimentação aliada a Resolução de Problemas para o Ensino de Química. Apoiados em uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, analisou-se os artigos publicados no período de 2008 -2019 nas revistas Química Nova na Escola e Revista Electrônica de Enseñanza de las Ciências. As buscas resultaram em 194 artigos na Revista Química Nova na Escola, sendo que a análise destes resultou na seleção de apenas 8 trabalhos. Na Revista Electrónica Enseñanza de las Ciências, obteve-se aproximadamente 45 resultados, porém, só 2 abordavam a Resolução de Problemas aliada a Experimentação. Com base nessa pesquisa, pode-se inferir que a integração dessas metodologias ainda é pouco explorada no contexto do Ensino de Química, e chama a atenção que nenhum dos artigos avaliados aborda a Educação Profissional e Tecnológica.
id URI-5_5f3f5dc12658dda9e56e91a976445b76
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/574
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO?Resolução de ProblemasExperimentaçãoEnsino de QuímicaEPTA complexidade do Ensino de Química tem sido relatada na literatura, requerendo de professores novas práticas pedagógicas capazes de superar este desafio e engajar os alunos no processo de aprendizagem. Nesse sentido, a experimentação tem sido discutida como uma alternativa viável para despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado. Assim, o trabalho visa avaliar o que tem sido discutido sobre as potencialidades e desafios do uso da Experimentação aliada a Resolução de Problemas para o Ensino de Química. Apoiados em uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, analisou-se os artigos publicados no período de 2008 -2019 nas revistas Química Nova na Escola e Revista Electrônica de Enseñanza de las Ciências. As buscas resultaram em 194 artigos na Revista Química Nova na Escola, sendo que a análise destes resultou na seleção de apenas 8 trabalhos. Na Revista Electrónica Enseñanza de las Ciências, obteve-se aproximadamente 45 resultados, porém, só 2 abordavam a Resolução de Problemas aliada a Experimentação. Com base nessa pesquisa, pode-se inferir que a integração dessas metodologias ainda é pouco explorada no contexto do Ensino de Química, e chama a atenção que nenhum dos artigos avaliados aborda a Educação Profissional e Tecnológica.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/57410.31512/encitec.v11i3.574Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 193-2092237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/574/294Copyright (c) 2021 Claudia Smaniotto Barin, Thanise Beque Ramoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarin, Claudia SmaniottoBeque Ramos, Thanise 2021-11-30T22:52:13Zoai:ojs2.san.uri.br:article/574Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-11-30T22:52:13Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO?
title EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO?
spellingShingle EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO?
Barin, Claudia Smaniotto
Resolução de Problemas
Experimentação
Ensino de Química
EPT
title_short EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO?
title_full EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO?
title_fullStr EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO?
title_full_unstemmed EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO?
title_sort EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO?
author Barin, Claudia Smaniotto
author_facet Barin, Claudia Smaniotto
Beque Ramos, Thanise
author_role author
author2 Beque Ramos, Thanise
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barin, Claudia Smaniotto
Beque Ramos, Thanise
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de Problemas
Experimentação
Ensino de Química
EPT
topic Resolução de Problemas
Experimentação
Ensino de Química
EPT
description A complexidade do Ensino de Química tem sido relatada na literatura, requerendo de professores novas práticas pedagógicas capazes de superar este desafio e engajar os alunos no processo de aprendizagem. Nesse sentido, a experimentação tem sido discutida como uma alternativa viável para despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado. Assim, o trabalho visa avaliar o que tem sido discutido sobre as potencialidades e desafios do uso da Experimentação aliada a Resolução de Problemas para o Ensino de Química. Apoiados em uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, analisou-se os artigos publicados no período de 2008 -2019 nas revistas Química Nova na Escola e Revista Electrônica de Enseñanza de las Ciências. As buscas resultaram em 194 artigos na Revista Química Nova na Escola, sendo que a análise destes resultou na seleção de apenas 8 trabalhos. Na Revista Electrónica Enseñanza de las Ciências, obteve-se aproximadamente 45 resultados, porém, só 2 abordavam a Resolução de Problemas aliada a Experimentação. Com base nessa pesquisa, pode-se inferir que a integração dessas metodologias ainda é pouco explorada no contexto do Ensino de Química, e chama a atenção que nenhum dos artigos avaliados aborda a Educação Profissional e Tecnológica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/574
10.31512/encitec.v11i3.574
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/574
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i3.574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/574/294
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Claudia Smaniotto Barin, Thanise Beque Ramos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Claudia Smaniotto Barin, Thanise Beque Ramos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 193-209
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333705412608