EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/574 |
Resumo: | A complexidade do Ensino de Química tem sido relatada na literatura, requerendo de professores novas práticas pedagógicas capazes de superar este desafio e engajar os alunos no processo de aprendizagem. Nesse sentido, a experimentação tem sido discutida como uma alternativa viável para despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado. Assim, o trabalho visa avaliar o que tem sido discutido sobre as potencialidades e desafios do uso da Experimentação aliada a Resolução de Problemas para o Ensino de Química. Apoiados em uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, analisou-se os artigos publicados no período de 2008 -2019 nas revistas Química Nova na Escola e Revista Electrônica de Enseñanza de las Ciências. As buscas resultaram em 194 artigos na Revista Química Nova na Escola, sendo que a análise destes resultou na seleção de apenas 8 trabalhos. Na Revista Electrónica Enseñanza de las Ciências, obteve-se aproximadamente 45 resultados, porém, só 2 abordavam a Resolução de Problemas aliada a Experimentação. Com base nessa pesquisa, pode-se inferir que a integração dessas metodologias ainda é pouco explorada no contexto do Ensino de Química, e chama a atenção que nenhum dos artigos avaliados aborda a Educação Profissional e Tecnológica. |
id |
URI-5_5f3f5dc12658dda9e56e91a976445b76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/574 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO?Resolução de ProblemasExperimentaçãoEnsino de QuímicaEPTA complexidade do Ensino de Química tem sido relatada na literatura, requerendo de professores novas práticas pedagógicas capazes de superar este desafio e engajar os alunos no processo de aprendizagem. Nesse sentido, a experimentação tem sido discutida como uma alternativa viável para despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado. Assim, o trabalho visa avaliar o que tem sido discutido sobre as potencialidades e desafios do uso da Experimentação aliada a Resolução de Problemas para o Ensino de Química. Apoiados em uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, analisou-se os artigos publicados no período de 2008 -2019 nas revistas Química Nova na Escola e Revista Electrônica de Enseñanza de las Ciências. As buscas resultaram em 194 artigos na Revista Química Nova na Escola, sendo que a análise destes resultou na seleção de apenas 8 trabalhos. Na Revista Electrónica Enseñanza de las Ciências, obteve-se aproximadamente 45 resultados, porém, só 2 abordavam a Resolução de Problemas aliada a Experimentação. Com base nessa pesquisa, pode-se inferir que a integração dessas metodologias ainda é pouco explorada no contexto do Ensino de Química, e chama a atenção que nenhum dos artigos avaliados aborda a Educação Profissional e Tecnológica.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/57410.31512/encitec.v11i3.574Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 193-2092237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/574/294Copyright (c) 2021 Claudia Smaniotto Barin, Thanise Beque Ramoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarin, Claudia SmaniottoBeque Ramos, Thanise 2021-11-30T22:52:13Zoai:ojs2.san.uri.br:article/574Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-11-30T22:52:13Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO? |
title |
EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO? |
spellingShingle |
EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO? Barin, Claudia Smaniotto Resolução de Problemas Experimentação Ensino de Química EPT |
title_short |
EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO? |
title_full |
EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO? |
title_fullStr |
EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO? |
title_full_unstemmed |
EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO? |
title_sort |
EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO? |
author |
Barin, Claudia Smaniotto |
author_facet |
Barin, Claudia Smaniotto Beque Ramos, Thanise |
author_role |
author |
author2 |
Beque Ramos, Thanise |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barin, Claudia Smaniotto Beque Ramos, Thanise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de Problemas Experimentação Ensino de Química EPT |
topic |
Resolução de Problemas Experimentação Ensino de Química EPT |
description |
A complexidade do Ensino de Química tem sido relatada na literatura, requerendo de professores novas práticas pedagógicas capazes de superar este desafio e engajar os alunos no processo de aprendizagem. Nesse sentido, a experimentação tem sido discutida como uma alternativa viável para despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado. Assim, o trabalho visa avaliar o que tem sido discutido sobre as potencialidades e desafios do uso da Experimentação aliada a Resolução de Problemas para o Ensino de Química. Apoiados em uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, analisou-se os artigos publicados no período de 2008 -2019 nas revistas Química Nova na Escola e Revista Electrônica de Enseñanza de las Ciências. As buscas resultaram em 194 artigos na Revista Química Nova na Escola, sendo que a análise destes resultou na seleção de apenas 8 trabalhos. Na Revista Electrónica Enseñanza de las Ciências, obteve-se aproximadamente 45 resultados, porém, só 2 abordavam a Resolução de Problemas aliada a Experimentação. Com base nessa pesquisa, pode-se inferir que a integração dessas metodologias ainda é pouco explorada no contexto do Ensino de Química, e chama a atenção que nenhum dos artigos avaliados aborda a Educação Profissional e Tecnológica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/574 10.31512/encitec.v11i3.574 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/574 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v11i3.574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/574/294 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Claudia Smaniotto Barin, Thanise Beque Ramos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Claudia Smaniotto Barin, Thanise Beque Ramos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 193-209 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333705412608 |