A satisfação com o Programa Anos Incríveis Básico numa amostra de mães de crianças pré-escolares com problemas de comportamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/25884 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia (Sistémica, Saúde e Família), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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A satisfação com o Programa Anos Incríveis Básico numa amostra de mães de crianças pré-escolares com problemas de comportamentoTreino parentalSatisfaçãoPrograma Anos Incríveis BásicoDissertação de mestrado em Psicologia (Sistémica, Saúde e Família), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO programa Anos Incríveis Básico foi pensado para prevenir e tratar problemas comportamentais quando os sintomas aparecem na infância e intervir através do treino de pais. A literatura demonstra a importância da satisfação com os programas de treino parental para a adesão e sucesso dos mesmos. Objetivo: O objetivo geral da presente dissertação é avaliar a satisfação dos pais com o Programa de Educação Parental Anos Incríveis Básico, assim como os níveis de adesão ao programa. Pretende-se, igualmente, estudar a relação entre os níveis de adesão e de satisfação das mães e algumas variáveis relativas à criança e à mãe. Método: Foram analisadas as respostas ao Questionário de Satisfação Semanal (preenchido no final de cada sessão) e ao Questionário de Satisfação Final (preenchido no final do programa) numa amostra de 81 mães cujos filhos, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, apresentam problemas de comportamento. Estas mães receberam o treino parental Anos Incríveis Básico para pais ao longo de 14 sessões semanais. Resultados: Os resultados indicam elevada satisfação com os conteúdos e com as componentes do Programa e a elevada adesão ao mesmo. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os níveis de adesão/satisfação com o Programa por parte de mães que participaram sós ou acompanhadas. Também não se encontraram correlações estatisticamente significativas entre os níveis de adesão/satisfação e: i) a gravidade dos problemas externalizantes das crianças, antes da participação das mães no programa; ii) a evolução dos problemas externalizantes das crianças, de antes para após a participação das mães no programa; e iii) a evolução da sintomatologia depressiva das mães, de antes para após a sua participação no programa. Conclusões: A elevada satisfação com o Programa pode conduzir a uma elevada adesão, o que é essencial para que o treino parental seja eficaz. As medidas facilitadoras para uma melhor acessibilidade, os conteúdos abordados, os métodos usados e a atitude colaborativa dos dinamizadores são elementos fulcrais para a elevada aceitação e satisfação com o Programa.The Incredible Years Basic Program was designed to prevent and treat behavioral problems when symptoms appear in childhood and intervene through parent training. The literature demonstrates the importance of satisfaction with training programs for parental adherence and success of the programs. Objective: The overall goal of this dissertation is to evaluate parental satisfaction with the Incredible Years Basic Program for Parents as well as the levels of adherence to the Program. Another aim is to study the relationship between levels of adherence and satisfaction of mothers and some variables related to the child and the mother. Method: The answers to the Weekly Satisfaction Questionnaire (completed at the end of each session) and to the Final Satisfaction Questionnaire (completed at the end of the Program) from a sample of 81 mothers whose children, aged between 3 and 6 years, have disruptive behavior problems, were analysed. These mothers received the parental training Incredible Years Basic for Parents over 14 weekly sessions. Results: The results indicate high satisfaction with the content and the components of the Program and high levels of adherence. No statistically significant difference was found between the levels of adherence/satisfaction of mothers who participated alone or with another family member. Also no statistically significant correlations were found between the levels of adherence/satisfaction and: i) the severity of disruptive problems of the children before the participation of the mothers in the Program, ii) the evolution of disruptive problems of children from pre to post their mothers’ participation in the program, and iii) the evolution of depressive symptoms of the mothers from pre to post their participation in the program. Conclusions: The high satisfaction with the Program can lead to a high adhesion, which is essential for the parental training being effective. The facilitating conditions offered that contribute to a better accessibility, the contents covered, the methods used and the collaborative attitude of the leaders are key elements for the high acceptance and satisfaction with the Program.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25884http://hdl.handle.net/10316/25884porFerreira, Anabela Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:30.433860Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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