Recursos de dublagem: uma análise dos filmes os incríveis 1 e 2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Arthur de Lima Lourenço da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16817
Resumo: Este trabalho busca apresentar recursos que a dublagem dispõe que acabam atraindo o público para o consumo de produções dubladas. Por meio da pesquisa bibliográfica, a monografia, inicialmente, contextualiza o tema, apresentando o contexto histórico que levou ao surgimento da dublagem e como se deu a chegada dela ao Brasil, passando brevemente pela história da comunicação e do cinema. Após a contextualização, com base em teóricos, o trabalho apresenta dados e informações que indicam a preferência pelo conteúdo dublado em território nacional. Após esta apresentação, a pesquisa apresenta as etapas do processo de dublagem que levam ao produto final. Em seguida, a monografia identifica recursos que a técnica utiliza que corroboram na preferência da população brasileira por produtos não legendados. Na sequência, por meio da seleção de trechos dos filmes e do método de estudo de caso, o trabalho faz uma análise da franquia Os Incríveis sob a ótica destes recursos listados a fim de apontar a aplicação dos mesmos.
id CEUB_ffb1dee51ae3e7c6ae43b8d937711be6
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:prefix/16817
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Costa, Arthur de Lima Lourenço da2023-11-10T18:52:45Z2023-11-10T18:52:45Z20222022COSTA, Arthur de Lima Lourenço da. Recursos de dublagem: uma análise dos filmes os incríveis 1 e 2. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16817Sandra Araújo de Lima da SilvaEste trabalho busca apresentar recursos que a dublagem dispõe que acabam atraindo o público para o consumo de produções dubladas. Por meio da pesquisa bibliográfica, a monografia, inicialmente, contextualiza o tema, apresentando o contexto histórico que levou ao surgimento da dublagem e como se deu a chegada dela ao Brasil, passando brevemente pela história da comunicação e do cinema. Após a contextualização, com base em teóricos, o trabalho apresenta dados e informações que indicam a preferência pelo conteúdo dublado em território nacional. Após esta apresentação, a pesquisa apresenta as etapas do processo de dublagem que levam ao produto final. Em seguida, a monografia identifica recursos que a técnica utiliza que corroboram na preferência da população brasileira por produtos não legendados. Na sequência, por meio da seleção de trechos dos filmes e do método de estudo de caso, o trabalho faz uma análise da franquia Os Incríveis sob a ótica destes recursos listados a fim de apontar a aplicação dos mesmos.Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-09T20:17:05Z No. of bitstreams: 1 21901533.pdf: 833076 bytes, checksum: 836dccacfe069ca497f6bcc417f51b85 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-10T18:52:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21901533.pdf: 833076 bytes, checksum: 836dccacfe069ca497f6bcc417f51b85 (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-10T18:52:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21901533.pdf: 833076 bytes, checksum: 836dccacfe069ca497f6bcc417f51b85 (MD5) Previous issue date: 2022DublagemCinemaMarketingRecursos“Os incríveis”Recursos de dublagem: uma análise dos filmes os incríveis 1 e 2info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21901533.pdf21901533.pdfapplication/pdf833076https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16817/1/21901533.pdf836dccacfe069ca497f6bcc417f51b85MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16817/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXT21901533.pdf.txt21901533.pdf.txtExtracted texttext/plain71649https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16817/3/21901533.pdf.txtef9401f053ee5b77b222dadb2190f2cdMD53prefix/168172023-11-11 13:04:50.781oai:repositorio.uniceub.br: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ório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612023-11-11T13:04:50Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recursos de dublagem: uma análise dos filmes os incríveis 1 e 2
title Recursos de dublagem: uma análise dos filmes os incríveis 1 e 2
spellingShingle Recursos de dublagem: uma análise dos filmes os incríveis 1 e 2
Costa, Arthur de Lima Lourenço da
Dublagem
Cinema
Marketing
Recursos
“Os incríveis”
title_short Recursos de dublagem: uma análise dos filmes os incríveis 1 e 2
title_full Recursos de dublagem: uma análise dos filmes os incríveis 1 e 2
title_fullStr Recursos de dublagem: uma análise dos filmes os incríveis 1 e 2
title_full_unstemmed Recursos de dublagem: uma análise dos filmes os incríveis 1 e 2
title_sort Recursos de dublagem: uma análise dos filmes os incríveis 1 e 2
author Costa, Arthur de Lima Lourenço da
author_facet Costa, Arthur de Lima Lourenço da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Arthur de Lima Lourenço da
dc.subject.por.fl_str_mv Dublagem
Cinema
Marketing
Recursos
“Os incríveis”
topic Dublagem
Cinema
Marketing
Recursos
“Os incríveis”
description Este trabalho busca apresentar recursos que a dublagem dispõe que acabam atraindo o público para o consumo de produções dubladas. Por meio da pesquisa bibliográfica, a monografia, inicialmente, contextualiza o tema, apresentando o contexto histórico que levou ao surgimento da dublagem e como se deu a chegada dela ao Brasil, passando brevemente pela história da comunicação e do cinema. Após a contextualização, com base em teóricos, o trabalho apresenta dados e informações que indicam a preferência pelo conteúdo dublado em território nacional. Após esta apresentação, a pesquisa apresenta as etapas do processo de dublagem que levam ao produto final. Em seguida, a monografia identifica recursos que a técnica utiliza que corroboram na preferência da população brasileira por produtos não legendados. Na sequência, por meio da seleção de trechos dos filmes e do método de estudo de caso, o trabalho faz uma análise da franquia Os Incríveis sob a ótica destes recursos listados a fim de apontar a aplicação dos mesmos.
publishDate 2022
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-10T18:52:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-10T18:52:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Arthur de Lima Lourenço da. Recursos de dublagem: uma análise dos filmes os incríveis 1 e 2. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16817
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv Sandra Araújo de Lima da Silva
identifier_str_mv COSTA, Arthur de Lima Lourenço da. Recursos de dublagem: uma análise dos filmes os incríveis 1 e 2. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
Sandra Araújo de Lima da Silva
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16817/1/21901533.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16817/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16817/3/21901533.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 836dccacfe069ca497f6bcc417f51b85
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
ef9401f053ee5b77b222dadb2190f2cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903944836579328