Tempo e performance no cinema de Albert Serra: Um caso singular no cinema do tempo expandido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Manuel Gameiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/157978
Resumo: O universo do agora chamado slow-cinema tem vindo a ser explorado com cada vez mais frequência depois do prolífico início do século XXI em filmes que em si se enquadram. Albert Serra tornou-se num dos realizadores que mais recorrentemente surgem citados quando falamos deste cinema, enquanto simultaneamente viveu anos de sucesso no contexto dos grandes festivais de cinema, facto que se reflete ainda hoje. Como um realizador a quem associamos o slow-cinema e vice-versa, trata-se de um caso único em grande parte devido à sua relação com a adaptação cinematográfica e a uma iconografia mitológica e importante à história da cultura ocidental. As imagens dos seus filmes são determinadas por características específicas deste tipo de cinema, com ênfase no tempo e na performance, mas destacam-se pelo modo como estas características e técnicas cinematográficas se relacionam com estes sujeitos e estas temáticas. Esta dissertação estuda os vários modos onde podemos observar essas relações, a partir de binómios como o mundano e o divino, a performance e o real, ou os párias e os heróis. O espaço que há entre esses binómios é ocupado na obra de Albert Serra por imagens que ainda que caracterizáveis por elementos do universo do slow-cinema, dele se destacam.
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