(D)estabilização de serviços e o papel dos fornecedores : casos ilustrativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/16548 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
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(D)estabilização de serviços e o papel dos fornecedores : casos ilustrativosPapéis do fornecedorEspecificação de serviçosInterações cliente-fornecedorServiços empresariaisProcesso de compra de serviçosSupplier's rolesSpecification of servicesBuyer-supplier interactionsbusiness servicesService sourcing processMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialTodos os serviços requerem uma estabilização das suas especificações de forma a serem comercializados. Essas especificações podem percorrer ciclos de estabilização e destabilização e os fornecedores podem, nestes processos, desempenhar diversos papéis na sua interação com os clientes. Neste estudo pretende-se analisar a estabilidade ou mudança dos papéis dos fornecedores em períodos de (d)estabilização das especificações, estendendo-se a análise também às fases de implementação e renegociação de contratos. Com este propósito, selecionaram-se quatro casos sobre os quais se obteve informação através de entrevistas semiestruturadas em duas empresas. Em linha com a literatura, constata-se que os fornecedores podem assumir diversos papéis tanto na fase inicial como em momentos posteriores à assinatura do contrato. Esses papéis parecem ser condicionados, em grande medida, pela disponibilidade das partes em combinarem os conhecimentos gerados com a implementação dos serviços no contexto específico do cliente e os gerados ao longo do tempo com outros clientes e fornecedores. Isto sugere que o papel do fornecedor no período de implementação pode ser tão ou mais relevante que o assumido na especificação inicial, tirando partido do seu conhecimento sobre o contexto específico do cliente para influenciar a (d)estabilização das especificações iniciais e quando tal deve ser realizado. Esta conclusão reforça a noção de que uma excessiva ênfase na geração e estabilização das especificações na fase inicial do processo de compra pode contribuir para desvalorizar a relevância das experiências prévias entre fornecedor e cliente em processos subsequentes que podem requerer a (d)estabilização dessas especificações com benefícios para ambas as partes.All services, require a stabilization of their specifications in order to be marketed. These specifications can go through stabilization and destabilization cycles, and suppliers can play a variety of roles in their interaction with customers. This study intends to analyse the stability or change of suppliers' roles in periods of (d)stabilization of the specifications, extending the analysis also to the phases of implementation and contract renegotiation. For this purpose, four cases were selected on which information was obtained through semi-structured interviews in two companies. In line with the literature, it can be seen that the suppliers can assume diverse roles both in the initial phase and in moments after the signing of the contract. These roles seem to be largely conditioned by the willingness of the parties to combine the knowledge generated with the implementation of the services in the specific context of the client and those generated over time with other clients and suppliers. This suggests that the role of the supplier in the implementation period may be as or more relevant than the assumed in the initial specification, taking advantage of its knowledge of the customer's specific context to influence (d)stabilization of the initial specifications and when this should be accomplished. This conclusion reinforces the notion that an overemphasis on the generation and stabilization of specifications at the initial stage of the purchasing process may contribute to devaluing the relevance of previous supplier-customer experiences in subsequent processes that may require (d)stabilization of specifications with benefits for both parties.Instituto Superior de Economia e GestãoMota, JoãoRepositório da Universidade de LisboaSantos, Filipe Manuel Gomes dos2018-12-20T12:59:03Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16548porSantos, Filipe Manuel Gomes dos (2018). "(D)estabilização de serviços e o papel dos fornecedores : casos ilustrativos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:56.177593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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