Estratégia de desempenho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31427 |
Resumo: | A avaliação do desempenho nas organizações é atualmente considerada como uma ferramenta de gestão para qualquer organização, pública ou privada. É necessário garantir a sobrevivência das organizações a médio e longo prazo, para tal é essencial o foco nos objetivos estratégicos a cumprir. Por esta razão, a avaliação de desempenho deverá ser um dos principais focos organizacionais. O setor da saúde é o maior consumidor de recursos públicos, sendo de destacar a necessidade de implementar nas unidades prestadoras de cuidados de saúde modelos de gestão de desempenho orientados para os resultados e para a satisfação dos utentes, influenciando e integrando os profissionais no alcance dos objetivos organizacionais, apoiando a tomada de decisões e promovendo os resultados. Verifica-se, em Portugal, uma ínfima investigação sobre estas temáticas, que conjuguem a importância da avaliação de desempenho ao setor da saúde, mais concretamente ao setor hospitalar. Esta proposta de investigação surge com o objetivo de analisar o impacto da avaliação de desempenho em instituições de saúde, devido à complexidade e diversidade de serviços existentes e há dificuldade de traçar objetivos comuns à organização. Sendo o objetivo principal desta investigação caracterizar e operacionalizar a avaliação de desempenho aplicada aos enfermeiros no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), E.P.E. através da elaboração de um inquérito por questionário. Foi também efetuada uma DEA (Data Envelopment Analysis), para complementar os resultados obtidos com o inquérito efetuado. Os resultados revelam que o sistema de avaliação de desempenho deverá ser reformulado na instituição em estudo. A DEA permitiu confirmar que o score no CHMT é reduzido em comparação com outras unidades de saúde. Os resultados vão ao encontro de outros estudos já efetuados, permitindo enfatizar a importância de um sistema de avaliação eficaz que vise medir a eficácia organizacional. |
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Estratégia de desempenhoEstudo de performance no CHMTEstratégias de desempenhoPerformanceCHMT.Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA avaliação do desempenho nas organizações é atualmente considerada como uma ferramenta de gestão para qualquer organização, pública ou privada. É necessário garantir a sobrevivência das organizações a médio e longo prazo, para tal é essencial o foco nos objetivos estratégicos a cumprir. Por esta razão, a avaliação de desempenho deverá ser um dos principais focos organizacionais. O setor da saúde é o maior consumidor de recursos públicos, sendo de destacar a necessidade de implementar nas unidades prestadoras de cuidados de saúde modelos de gestão de desempenho orientados para os resultados e para a satisfação dos utentes, influenciando e integrando os profissionais no alcance dos objetivos organizacionais, apoiando a tomada de decisões e promovendo os resultados. Verifica-se, em Portugal, uma ínfima investigação sobre estas temáticas, que conjuguem a importância da avaliação de desempenho ao setor da saúde, mais concretamente ao setor hospitalar. Esta proposta de investigação surge com o objetivo de analisar o impacto da avaliação de desempenho em instituições de saúde, devido à complexidade e diversidade de serviços existentes e há dificuldade de traçar objetivos comuns à organização. Sendo o objetivo principal desta investigação caracterizar e operacionalizar a avaliação de desempenho aplicada aos enfermeiros no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), E.P.E. através da elaboração de um inquérito por questionário. Foi também efetuada uma DEA (Data Envelopment Analysis), para complementar os resultados obtidos com o inquérito efetuado. Os resultados revelam que o sistema de avaliação de desempenho deverá ser reformulado na instituição em estudo. A DEA permitiu confirmar que o score no CHMT é reduzido em comparação com outras unidades de saúde. Os resultados vão ao encontro de outros estudos já efetuados, permitindo enfatizar a importância de um sistema de avaliação eficaz que vise medir a eficácia organizacional.Simões, Jorge Manuel MarquesRepositório ComumGraça, Carla Vanessa Jesus2020-02-18T16:12:58Z2019-102020-022019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31427TID:202423662porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:52:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:37:07.872503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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