O envolvimento das crianças no cantinho da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Cláudia Patrícia Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4509
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Viseu. Este apresenta, de forma integrada, todo o trabalho realizado durante as Práticas Supervisionadas nos níveis de ensino acima mencionados. O relatório de estágio tem como título O Envolvimento das Crianças no Cantinho da Leitura, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. A investigação está ligada à área curricular do Português e desenvolve-se de forma a perceber quais as representações de Educadores de Infância, Assistentes Operacionais e Encarregados de Educação de crianças em idade pré-escolar relativamente ao Cantinho da Leitura. Assim, foi realizada uma investigação quantitativa, na qual o investigador aplicou questionários aos indivíduos mencionados anteriormente. No entanto, o investigador não teve qualquer interação direta com os inquiridos, aquando da aplicação dos instrumentos de investigação. Cumulativamente, os questionários apresentam questões que implicam uma análise qualitativa das respostas, sendo necessário o uso da análise de conteúdo. No final do presente trabalho, foi realizada uma análise a todos os questionários, de forma a dar resposta à pergunta do mesmo. Analisando os questionários, pudemos verificar que, no geral, os Educadores de Infância, os Assistentes Operacionais e os Encarregados de Educação dão bastante importância à leitura, proporcionando às crianças momentos relacionados com este domínio, tanto no jardim de infância como em casa, contribuindo para promover o gosto pela leitura.
id RCAP_8ac402e301ab90d01087de2538d49b39
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4509
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O envolvimento das crianças no cantinho da leituraLiteracia emergenteLeituraEscritaÁrea de interesse do cantinho da leituraRepresentaçõesEmergent literacyReadingWritingReading cornerRepresentationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Viseu. Este apresenta, de forma integrada, todo o trabalho realizado durante as Práticas Supervisionadas nos níveis de ensino acima mencionados. O relatório de estágio tem como título O Envolvimento das Crianças no Cantinho da Leitura, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. A investigação está ligada à área curricular do Português e desenvolve-se de forma a perceber quais as representações de Educadores de Infância, Assistentes Operacionais e Encarregados de Educação de crianças em idade pré-escolar relativamente ao Cantinho da Leitura. Assim, foi realizada uma investigação quantitativa, na qual o investigador aplicou questionários aos indivíduos mencionados anteriormente. No entanto, o investigador não teve qualquer interação direta com os inquiridos, aquando da aplicação dos instrumentos de investigação. Cumulativamente, os questionários apresentam questões que implicam uma análise qualitativa das respostas, sendo necessário o uso da análise de conteúdo. No final do presente trabalho, foi realizada uma análise a todos os questionários, de forma a dar resposta à pergunta do mesmo. Analisando os questionários, pudemos verificar que, no geral, os Educadores de Infância, os Assistentes Operacionais e os Encarregados de Educação dão bastante importância à leitura, proporcionando às crianças momentos relacionados com este domínio, tanto no jardim de infância como em casa, contribuindo para promover o gosto pela leitura.Abstract This internship report has been written in the context of the conclusion of a Master's Degree in Preschool and Primary Education Early Childhood and Primary Education, at the School of Education, Polytechnic Institute of Viseu. This report presents, in an integrated form, all the work completed during the Supervised Teaching Practice in the educational levels mentioned above. This internship report is entitled “Children’s involvement in the Reading Corner”, in the field of Supervised teaching practice. The investigation is related to the curriculum subject of Portuguese and it is developed in the attempt to discuss the representation of Preschool educators, operations assistants and parents/guardians of preschoolers in regard to the Reading Corner. Thus, a quantitative study was developed, in which the investigator delivered questionnaires to the people mentioned above. However, the investigator did not have any direct interaction with them during this process. Furthermore, the questions implied a qualitative analysis of the answers, requiring the use of content analysis. At the end of this study, an analysis of all the questionnaires was carried out, in order to address its question. By analyzing all the questionnaires, we concluded that, in general Preschool Educators, Operations Assistants and Parents/Guardians give enough importance to reading, providing children with moments related to this field, both in preschool and at home, thus contributing to the promotion of reading habits.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuBalula, João Paulo RodriguesAmante, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuBento, Cláudia Patrícia Ferreira2017-03-21T16:02:37Z2015-05-142015-05-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4509TID:201650517porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:16Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:05.404127Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O envolvimento das crianças no cantinho da leitura
title O envolvimento das crianças no cantinho da leitura
spellingShingle O envolvimento das crianças no cantinho da leitura
Bento, Cláudia Patrícia Ferreira
Literacia emergente
Leitura
Escrita
Área de interesse do cantinho da leitura
Representações
Emergent literacy
Reading
Writing
Reading corner
Representation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O envolvimento das crianças no cantinho da leitura
title_full O envolvimento das crianças no cantinho da leitura
title_fullStr O envolvimento das crianças no cantinho da leitura
title_full_unstemmed O envolvimento das crianças no cantinho da leitura
title_sort O envolvimento das crianças no cantinho da leitura
author Bento, Cláudia Patrícia Ferreira
author_facet Bento, Cláudia Patrícia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Balula, João Paulo Rodrigues
Amante, Susana
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Cláudia Patrícia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia emergente
Leitura
Escrita
Área de interesse do cantinho da leitura
Representações
Emergent literacy
Reading
Writing
Reading corner
Representation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Literacia emergente
Leitura
Escrita
Área de interesse do cantinho da leitura
Representações
Emergent literacy
Reading
Writing
Reading corner
Representation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Viseu. Este apresenta, de forma integrada, todo o trabalho realizado durante as Práticas Supervisionadas nos níveis de ensino acima mencionados. O relatório de estágio tem como título O Envolvimento das Crianças no Cantinho da Leitura, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. A investigação está ligada à área curricular do Português e desenvolve-se de forma a perceber quais as representações de Educadores de Infância, Assistentes Operacionais e Encarregados de Educação de crianças em idade pré-escolar relativamente ao Cantinho da Leitura. Assim, foi realizada uma investigação quantitativa, na qual o investigador aplicou questionários aos indivíduos mencionados anteriormente. No entanto, o investigador não teve qualquer interação direta com os inquiridos, aquando da aplicação dos instrumentos de investigação. Cumulativamente, os questionários apresentam questões que implicam uma análise qualitativa das respostas, sendo necessário o uso da análise de conteúdo. No final do presente trabalho, foi realizada uma análise a todos os questionários, de forma a dar resposta à pergunta do mesmo. Analisando os questionários, pudemos verificar que, no geral, os Educadores de Infância, os Assistentes Operacionais e os Encarregados de Educação dão bastante importância à leitura, proporcionando às crianças momentos relacionados com este domínio, tanto no jardim de infância como em casa, contribuindo para promover o gosto pela leitura.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-14
2015-05-14T00:00:00Z
2017-03-21T16:02:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4509
TID:201650517
url http://hdl.handle.net/10400.19/4509
identifier_str_mv TID:201650517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130899768410112