Motivação dos alunos com a utilização das TIC em sala de aula: um projeto de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Victor Júlio Vicente
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6622
Resumo: As novas tecnologias ganham cada vez mais espaço e importância no nosso mundo atual. Se até então tudo mudou, porque não mudar o elemento fundamental da sala de aula? A constatação de elevados índices de insucesso nas várias disciplinas é uma realidade e, como professores é nossa convicção que o aparecimento de novas tecnologias poderá contribuir para a criação de “novos ambientes” de trabalho que promovam a motivação e o sucesso na aprendizagem. Procurando diminuir a distância entre educação, tecnologia e linguagem interativa surgem os mais variados recursos como o computador, a Internet e o Quadro Interativo que, podem proporcionar ao professor e ao aluno, neste ambiente tecnológico, novas e diversificadas metodologias de aprendizagem. Pretende-se, com este estudo, compreender a motivação dos alunos aquando da utilização das TIC em sala de aula e alcançar um melhor conhecimento do processo de ensino aprendizagem, no que se refere à utilização das TIC, do seu potencial papel motivador na aprendizagem em geral, ou seja, o estudo tem como objetivo saber se a utilização das TIC em sala de aula contribui para melhorar significativamente os índices de motivação, de concentração, de empenho e se é facilitador na aquisição de novos conhecimentos e competências nos alunos, assim como uma influência positiva no relacionamento entre aluno e professor. A investigação está organizada em duas partes, uma primeira, que faz um enquadramento teórico resultante da revisão bibliográfica e uma segunda que corresponde ao estudo empírico. O estudo empírico é resultado de uma investigação aplicada aos alunos do 8º e 9º ano da Escola Secundaria de Viriato - Viseu e pretende-se, com os resultados e conclusões apresentados, promover nos professores a consciência da sua prática pedagógica, concluir se os alunos têm papel ativo e motivador na construção das aprendizagens aquando da utilização das TIC em sala de aula.
id RCAP_8ac555513c3c7dfe3a9b3c6a776e8e81
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6622
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação dos alunos com a utilização das TIC em sala de aula: um projeto de intervençãoMotivaçãoTecnologias de informação e comunicação (Tic)Sala de aulaMotivationInformation and Communication Technologies (ict)ClassroomDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAs novas tecnologias ganham cada vez mais espaço e importância no nosso mundo atual. Se até então tudo mudou, porque não mudar o elemento fundamental da sala de aula? A constatação de elevados índices de insucesso nas várias disciplinas é uma realidade e, como professores é nossa convicção que o aparecimento de novas tecnologias poderá contribuir para a criação de “novos ambientes” de trabalho que promovam a motivação e o sucesso na aprendizagem. Procurando diminuir a distância entre educação, tecnologia e linguagem interativa surgem os mais variados recursos como o computador, a Internet e o Quadro Interativo que, podem proporcionar ao professor e ao aluno, neste ambiente tecnológico, novas e diversificadas metodologias de aprendizagem. Pretende-se, com este estudo, compreender a motivação dos alunos aquando da utilização das TIC em sala de aula e alcançar um melhor conhecimento do processo de ensino aprendizagem, no que se refere à utilização das TIC, do seu potencial papel motivador na aprendizagem em geral, ou seja, o estudo tem como objetivo saber se a utilização das TIC em sala de aula contribui para melhorar significativamente os índices de motivação, de concentração, de empenho e se é facilitador na aquisição de novos conhecimentos e competências nos alunos, assim como uma influência positiva no relacionamento entre aluno e professor. A investigação está organizada em duas partes, uma primeira, que faz um enquadramento teórico resultante da revisão bibliográfica e uma segunda que corresponde ao estudo empírico. O estudo empírico é resultado de uma investigação aplicada aos alunos do 8º e 9º ano da Escola Secundaria de Viriato - Viseu e pretende-se, com os resultados e conclusões apresentados, promover nos professores a consciência da sua prática pedagógica, concluir se os alunos têm papel ativo e motivador na construção das aprendizagens aquando da utilização das TIC em sala de aula.New technologies are gaining more space and importance in our world today.if, everything has changed, why not change the fundamental element in the classroom? The awaress of high failure rates in the various subjets is a reality and as teachers we believe that the emergence of new technologies can contribute to the creation of "new" work environments that promote work motivation and learning success. Building a bridge between education, technology and interactive language appears the most varied resources such as the computer, internet and interactive whiteboard appear that can provide the teacher and the student in this technological environment, new and diverse learning methodologies. It is intended, with this study, to understand the motivation of students in their use of ICT in the classroom and achieve a better understanding of the teaching-learning process, regarding the use of ICT of , its potential role in motivating general learning, ie, the study aims to whether the use of ict in the classroom helps to significantly improve levels of motivation, concentration, commitment and is facilitating the acquisition of new knowledge and skills in students, as well as a positive influence on the relationship between student and teacher. The research is organized into two parts, the first one, which makes a theoretical framework resulting from the literature review and a second one that corresponds to the empirical study. The empirical study is the result of a research applied to students of the 8 th and 9 th grades of the viriato School - viseu and it is intended, with the findings presentedpromote in teachers an awareness of their practice, to conclude if the students an have active and motivating role in building of the learning process when using ict in the classroom.Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGomes, Victor Júlio Vicente2018-05-04T15:37:49Z2018-04-27T00:00:00Z2018-04-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:00Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:31.368401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação dos alunos com a utilização das TIC em sala de aula: um projeto de intervenção
title Motivação dos alunos com a utilização das TIC em sala de aula: um projeto de intervenção
spellingShingle Motivação dos alunos com a utilização das TIC em sala de aula: um projeto de intervenção
Gomes, Victor Júlio Vicente
Motivação
Tecnologias de informação e comunicação (Tic)
Sala de aula
Motivation
Information and Communication Technologies (ict)
Classroom
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Motivação dos alunos com a utilização das TIC em sala de aula: um projeto de intervenção
title_full Motivação dos alunos com a utilização das TIC em sala de aula: um projeto de intervenção
title_fullStr Motivação dos alunos com a utilização das TIC em sala de aula: um projeto de intervenção
title_full_unstemmed Motivação dos alunos com a utilização das TIC em sala de aula: um projeto de intervenção
title_sort Motivação dos alunos com a utilização das TIC em sala de aula: um projeto de intervenção
author Gomes, Victor Júlio Vicente
author_facet Gomes, Victor Júlio Vicente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ventura, Tereza
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Victor Júlio Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Tecnologias de informação e comunicação (Tic)
Sala de aula
Motivation
Information and Communication Technologies (ict)
Classroom
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Motivação
Tecnologias de informação e comunicação (Tic)
Sala de aula
Motivation
Information and Communication Technologies (ict)
Classroom
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description As novas tecnologias ganham cada vez mais espaço e importância no nosso mundo atual. Se até então tudo mudou, porque não mudar o elemento fundamental da sala de aula? A constatação de elevados índices de insucesso nas várias disciplinas é uma realidade e, como professores é nossa convicção que o aparecimento de novas tecnologias poderá contribuir para a criação de “novos ambientes” de trabalho que promovam a motivação e o sucesso na aprendizagem. Procurando diminuir a distância entre educação, tecnologia e linguagem interativa surgem os mais variados recursos como o computador, a Internet e o Quadro Interativo que, podem proporcionar ao professor e ao aluno, neste ambiente tecnológico, novas e diversificadas metodologias de aprendizagem. Pretende-se, com este estudo, compreender a motivação dos alunos aquando da utilização das TIC em sala de aula e alcançar um melhor conhecimento do processo de ensino aprendizagem, no que se refere à utilização das TIC, do seu potencial papel motivador na aprendizagem em geral, ou seja, o estudo tem como objetivo saber se a utilização das TIC em sala de aula contribui para melhorar significativamente os índices de motivação, de concentração, de empenho e se é facilitador na aquisição de novos conhecimentos e competências nos alunos, assim como uma influência positiva no relacionamento entre aluno e professor. A investigação está organizada em duas partes, uma primeira, que faz um enquadramento teórico resultante da revisão bibliográfica e uma segunda que corresponde ao estudo empírico. O estudo empírico é resultado de uma investigação aplicada aos alunos do 8º e 9º ano da Escola Secundaria de Viriato - Viseu e pretende-se, com os resultados e conclusões apresentados, promover nos professores a consciência da sua prática pedagógica, concluir se os alunos têm papel ativo e motivador na construção das aprendizagens aquando da utilização das TIC em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-04T15:37:49Z
2018-04-27T00:00:00Z
2018-04-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6622
url http://hdl.handle.net/10284/6622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130301769711616