Definição de habilidades-alvo para a classificação de brincadeiras voltadas às crianças com transtorno do espectro do Autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Francisca Francisete de Sousa Nunes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Brasil, Christina César Praça, Brasileiro, Fabiana Neiva Veloso, Gabler, Felícia, Filho, José Eurico de Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.664-677
Resumo: O ato de brincar é uma estratégia que estimula o desenvolvimento e a aprendizagem de habilidades sob os aspectos cognitivos, físicos e sociais. A classificação de brincadeiras a partir de habilidades-alvo, com suas respectivas caracterizações e níveis, permite a estimulação do desenvolvimento global de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Este estudo objetivou definir as habilidades-alvo para a classificação de brincadeiras a serem incorporadas no aplicativo Interautismo, fomentando um melhor direcionamento das atividades lúdicas para as crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. O estudo respaldou-se em uma revisão de literatura, realizada de agosto a setembro de 2019, levando a alocação das brincadeiras em três eixos de habilidades-alvo: comunicativas, sociais e motoras. Verifica-se que a categorização das brincadeiras, de acordo com as habilidades-alvo definidas, oferece subsídios aos profissionais de saúde, cuidadores, pais e familiares, para que melhor direcionem o brincar das crianças com TEA, no sentido de contribuir para o seu desenvolvimento.
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spelling Definição de habilidades-alvo para a classificação de brincadeiras voltadas às crianças com transtorno do espectro do AutismoDefinition of target skills for the classification of games directed to children with Autism spectrum disorderAutism Spectrum Disorder; Adaptation; Child Development; Play and Playthings; Mobile ApplicationsTranstorno do Espectro do Autismo; Habilidades para a Vida; Desenvolvimento Infantil; Brincadeiras; Aplicativos MóveisO ato de brincar é uma estratégia que estimula o desenvolvimento e a aprendizagem de habilidades sob os aspectos cognitivos, físicos e sociais. A classificação de brincadeiras a partir de habilidades-alvo, com suas respectivas caracterizações e níveis, permite a estimulação do desenvolvimento global de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Este estudo objetivou definir as habilidades-alvo para a classificação de brincadeiras a serem incorporadas no aplicativo Interautismo, fomentando um melhor direcionamento das atividades lúdicas para as crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. O estudo respaldou-se em uma revisão de literatura, realizada de agosto a setembro de 2019, levando a alocação das brincadeiras em três eixos de habilidades-alvo: comunicativas, sociais e motoras. Verifica-se que a categorização das brincadeiras, de acordo com as habilidades-alvo definidas, oferece subsídios aos profissionais de saúde, cuidadores, pais e familiares, para que melhor direcionem o brincar das crianças com TEA, no sentido de contribuir para o seu desenvolvimento.The act of playing is a strategy that encourages the development and learning of skills under the cognitive, physical and social aspects. The classification of games in target skills, with their respective characterizations and levels, allows the stimulation of the global development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The objective of this study was to define the target skills for the classification of games to be incorporated into Interautism, promoting a better direction of play activities for children with Autism Spectrum Disorder. The study was supported by a literature review, held from august to september 2019, leading to the allocation of games in three axes of target skills: communicative, social and motor. It can be seen that the categorization of play, according to the target skills, offers subsidies to health professionals, caregivers, parents and family members, so that they can better direct the play of children with ASD, in order to contribute to their development.Ludomedia2020-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.664-677https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.664-677New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 664-677New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 664-677New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 664-6772184-777010.36367/ntqr.3.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/193https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/193/193Queiroz, Francisca Francisete de Sousa NunesBrasil, Christina César PraçaBrasileiro, Fabiana Neiva VelosoGabler, FelíciaFilho, José Eurico de Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:34Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/193Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:02.066537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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