Vantagens competitivas no setor segurador a partir da VRIO: estudo de caso Ageas Seguros Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marujo, Fábio José Baptista
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34711
Resumo: A partir da década de 90 o ambiente competitivo empresarial tornou-se mais complexo, imprevisível e inovador com alterações praticamente diárias. A necessidade das empresas se adaptarem à era da globalização económica, alavancada pelas novas tecnologias de informação e comunicação, é uma realidade à qual nenhuma empresa consegue escapar. As denominadas novas tecnologias, assim como as novas formas de organização do trabalho, têm colocado os métodos tradicionais de gestão das empresas em grandes dúvidas enquanto método efetivo. Deste modo o modelo VRIO (Valioso, Raro, Inimitável, Organização) surge como uma evolução, para ser uma resposta mais eficaz aos desafios diários das empresas pretendendo munir os gestores com um método de avaliação de gestão que proporciona uma eficaz estratégia com resultados concretizáveis. Deste modo, este projeto tem por objetivo demonstrar a forma de aplicabilidade do modelo VRIO na Ageas Seguros Portugal. O estudo em análise pretende demonstrar a importância do modelo VRIO enquanto método eficaz para alcançar os resultados esperados pela estratégia da empresa que possibilita obter e garantir uma gestão mais eficaz para fazer frente aos desafios que se propõe à realidade empresarial dos dias de hoje. Apoiar toda a empresa apenas no desempenho financeiro não permite garantir a sua vantagem competitiva sustentável. Baseado no modelo VRIO de Barney, o projeto iniciou com uma revisão bibliográfica, posteriormente, uma análise ao sector segurador, seguido de uma análise interna culminando tudo numa formulação estratégica com recomendações de ações de melhoria. A metodologia utilizada no estudo de caso foi de natureza qualitativa sendo a parte prática constituída por meio de dados recolhidos em entrevista à Gestão de Topo, num inquérito aos Gestores de Equipa e outro inquérito feito à Rede de Mediação Private. Os resultados da entrevista à Gestão de Topo permitiram identificar de que modo a Ageas tem um posicionamento competitivo. No inquérito aos 20 Gestores de Equipa apurou-se que deverá haver maior equidade na formação. E dos 42 mediadores que responderam ao inquérito foi possível perceber que à necessidade de maior celeridade e qualidade nos processos internos de subscrição e sinistros de forma a acrescentar valor nos seus clientesalvo, bem como, necessidade de formular uma estratégia suportada na otimização de recursos e capacidades. Pretende-se assim que este modelo se revele adequado à empresa, partindo da estratégia definida pela empresa e permitindo um alinhamento entre os resultados e os objetivos estratégicos propostos.
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