Conhecimento profissional docente: uma experiência de auto-supervisão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/15576 |
Resumo: | O presente estudo centrou-se numa experiência de auto-supervisão por parte de uma educadora de infância que procurou, através de um processo de (auto)formação, melhorar a sua prática pedagógica. Assim, entende-se o conhecimento profissional como um processo contínuo de (re/des)construção das práticas educativas, por um lado e, por outro, como um processo de (auto)formação em que o questionamento e a indagação são valorizados na promoção do conhecimento profissional docente. Com a finalidade de perceber como a auto-supervisão contribui para o (auto)conhecimento profissional, procedeu-se ao desenvolvimento e à análise de dois ciclos de investigação-ação-formação ao longo do ano letivo 2014/2015. A educadora-investigadora vídeo-gravou as suas práticas e, posteriormente, (auto)observou-se e refletiu sobre o seu desempenho. Este processo foi ainda potencializado pela presença de um “amigo crítico” que colaborou no percurso auto-supervisivo. Os dados foram recolhidos através de vídeo-gravações de atividades com as crianças, posteriormente transcritas, das reflexões críticas efetuadas após cada (auto)observação bem como das reflexões conjuntas com o “amigo crítico” gravadas e transcritas. A análise dos dados está enquadrada numa investigação de índole qualitativa, concretizada através da análise de conteúdo. Este estudo permitiu concluir que o processo auto-supervisivo é essencial no trajeto (auto)formativo docente e promotor do questionamento da (re/des)construção do conhecimento profissional. Os resultados demonstraram que os percursos de (auto)formação baseados na articulação teoria e prática, na partilha e discussão com colegas e no contacto com práticas concretas de sala de atividades permitem que os educadores desenvolvam uma atitude mais reflexiva e crítica adquirindo, dessa forma, uma maior consciência de si e do papel que desempenham na escola e na sociedade atuais. Finalmente, este trabalho de investigação revelou ainda que a presença do “amigo crítico” se tornou essencial no processo de questionamento, reflexão e reorganização do desempenho docente. |
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