O trabalho de projeto e o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos na área curricular de estudo do meio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/17311 |
Resumo: | O presente relatório tem como tema principal o desenvolvimento das aprendizagens e competências dos alunos através do trabalho de projeto na área do Estudo do Meio, pretendendo-se refletir e compreender de que modo uma prática docente baseada nesta metodologia, contribui para o desenvolvimento intelectual, afetivo e social dos seus participantes. A metodologia de trabalho de projeto consiste na escolha de uma atividade intencionada, relevante para os que nela participam e inserida no contexto social dos alunos, que se assumem participantes ativos, desenvolvendo o seu projeto num ambiente natural, integrando e globalizando saberes. A metodologia de investigação utilizada insere-se numa abordagem qualitativa da recolha e tratamento de dados e numa estratégia de investigação sobre a prática docente desenvolvida numa turma do 3º ano de escolaridade no âmbito da unidade curricular de Estágio III do Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. No estudo realizado, descreve-se, analisa-se e interpreta-se todo o processo de construção de um trabalho de projeto, tendo em consideração os conhecimentos anteriores dos alunos, os métodos de pesquisa utilizados, a recolha e o tratamento da informação. A análise e a avaliação do processo e dos resultados obtidos evidenciam a importância da utilização da metodologia do trabalho de projeto na aprendizagem dos alunos, revelando-se as suas potencialidades para a aquisição de novos conhecimentos e de novas competências. |
id |
RCAP_8b1a52c0f2dddd46747a3cc3d16e9721 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17311 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O trabalho de projeto e o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos na área curricular de estudo do meioum estudo no 1º ciclo do ensino básicoTrabalho de projetoEstudo do meio1º Ciclo do ensino básicoRegiões de PortugalRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioProject workMiddle study1st Cycle of basic educationRegions of PortugalO presente relatório tem como tema principal o desenvolvimento das aprendizagens e competências dos alunos através do trabalho de projeto na área do Estudo do Meio, pretendendo-se refletir e compreender de que modo uma prática docente baseada nesta metodologia, contribui para o desenvolvimento intelectual, afetivo e social dos seus participantes. A metodologia de trabalho de projeto consiste na escolha de uma atividade intencionada, relevante para os que nela participam e inserida no contexto social dos alunos, que se assumem participantes ativos, desenvolvendo o seu projeto num ambiente natural, integrando e globalizando saberes. A metodologia de investigação utilizada insere-se numa abordagem qualitativa da recolha e tratamento de dados e numa estratégia de investigação sobre a prática docente desenvolvida numa turma do 3º ano de escolaridade no âmbito da unidade curricular de Estágio III do Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. No estudo realizado, descreve-se, analisa-se e interpreta-se todo o processo de construção de um trabalho de projeto, tendo em consideração os conhecimentos anteriores dos alunos, os métodos de pesquisa utilizados, a recolha e o tratamento da informação. A análise e a avaliação do processo e dos resultados obtidos evidenciam a importância da utilização da metodologia do trabalho de projeto na aprendizagem dos alunos, revelando-se as suas potencialidades para a aquisição de novos conhecimentos e de novas competências.The main theme of this report is the development of students' learning and skills through the project work in the area of the Study of the Environment, aiming to reflect and understand how a teaching practice based on this methodology contributes to the intellectual, affective development Participation of its participants. The methodology of project work consists in choosing an intentional activity, relevant to those who participate in it and inserted in the social context of the students, who assume active participants, developing their project in a natural environment, integrating and globalizing knowledge. The research methodology used is part of a qualitative approach to the collection and processing of data and a research strategy on the teaching practice developed in a group of the 3rd year of schooling within the scope of the curricular unit of Stage III of the Master's in Pre-school and Teaching the 1st Cycle of Basic Education. In the study, the whole process of constructing a project work is described, analyzed and interpreted, taking into account the students' previous knowledge, the research methods used, the collection and the treatment of the information. The analysis and evaluation of the process and the results obtained show the importance of using the methodology of the project work in the students' learning, revealing their potential for the acquisition of new knowledge and new skills.Santos, Luís CarlosAlmeida, FernandoRepositório ComumOliveira, Cristina Maria Rodrigues de2017-01-06T09:50:41Z2017-012017-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17311TID:201604191porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:30.870249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho de projeto e o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos na área curricular de estudo do meio um estudo no 1º ciclo do ensino básico |
title |
O trabalho de projeto e o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos na área curricular de estudo do meio |
spellingShingle |
O trabalho de projeto e o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos na área curricular de estudo do meio Oliveira, Cristina Maria Rodrigues de Trabalho de projeto Estudo do meio 1º Ciclo do ensino básico Regiões de Portugal Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Project work Middle study 1st Cycle of basic education Regions of Portugal |
title_short |
O trabalho de projeto e o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos na área curricular de estudo do meio |
title_full |
O trabalho de projeto e o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos na área curricular de estudo do meio |
title_fullStr |
O trabalho de projeto e o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos na área curricular de estudo do meio |
title_full_unstemmed |
O trabalho de projeto e o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos na área curricular de estudo do meio |
title_sort |
O trabalho de projeto e o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos na área curricular de estudo do meio |
author |
Oliveira, Cristina Maria Rodrigues de |
author_facet |
Oliveira, Cristina Maria Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Luís Carlos Almeida, Fernando Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cristina Maria Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho de projeto Estudo do meio 1º Ciclo do ensino básico Regiões de Portugal Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Project work Middle study 1st Cycle of basic education Regions of Portugal |
topic |
Trabalho de projeto Estudo do meio 1º Ciclo do ensino básico Regiões de Portugal Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Project work Middle study 1st Cycle of basic education Regions of Portugal |
description |
O presente relatório tem como tema principal o desenvolvimento das aprendizagens e competências dos alunos através do trabalho de projeto na área do Estudo do Meio, pretendendo-se refletir e compreender de que modo uma prática docente baseada nesta metodologia, contribui para o desenvolvimento intelectual, afetivo e social dos seus participantes. A metodologia de trabalho de projeto consiste na escolha de uma atividade intencionada, relevante para os que nela participam e inserida no contexto social dos alunos, que se assumem participantes ativos, desenvolvendo o seu projeto num ambiente natural, integrando e globalizando saberes. A metodologia de investigação utilizada insere-se numa abordagem qualitativa da recolha e tratamento de dados e numa estratégia de investigação sobre a prática docente desenvolvida numa turma do 3º ano de escolaridade no âmbito da unidade curricular de Estágio III do Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. No estudo realizado, descreve-se, analisa-se e interpreta-se todo o processo de construção de um trabalho de projeto, tendo em consideração os conhecimentos anteriores dos alunos, os métodos de pesquisa utilizados, a recolha e o tratamento da informação. A análise e a avaliação do processo e dos resultados obtidos evidenciam a importância da utilização da metodologia do trabalho de projeto na aprendizagem dos alunos, revelando-se as suas potencialidades para a aquisição de novos conhecimentos e de novas competências. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-06T09:50:41Z 2017-01 2017-01 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/17311 TID:201604191 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/17311 |
identifier_str_mv |
TID:201604191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135344436707328 |