O papel do professor na instrução democrática da criança: uma reflexão crítica ao Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/16529 |
Resumo: | Partindo da matriz pedagógica pragmática, particularmente da vertente deweyana, referência de Matthew Lipman na criação do programa de Filosofia para Crianças, o objetivo desta comunicação visa apresentar e discutir as objeções apontadas por Georges Snyders, retomando a perspectiva pedagógica crítico-social de conteúdos. Propõe-se apontar num primeiro momento os aspetos elogiados e questionados por Snyders e num segundo momento demonstrar a importância do professor na instrução efetiva da criança, conferindo-lhe os pré-requisitos necessários à sua construção de conhecimento e à prática filosófica subjacente, numa promoção permanente do espírito moderno de cidadania. |
id |
RCAP_8b1ce5d233c239d3091776b40f24f5d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/16529 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do professor na instrução democrática da criança: uma reflexão crítica ao Programa de Filosofia para Crianças de Matthew LipmanInstruçãoConteúdosProfessorCidadaniaPartindo da matriz pedagógica pragmática, particularmente da vertente deweyana, referência de Matthew Lipman na criação do programa de Filosofia para Crianças, o objetivo desta comunicação visa apresentar e discutir as objeções apontadas por Georges Snyders, retomando a perspectiva pedagógica crítico-social de conteúdos. Propõe-se apontar num primeiro momento os aspetos elogiados e questionados por Snyders e num segundo momento demonstrar a importância do professor na instrução efetiva da criança, conferindo-lhe os pré-requisitos necessários à sua construção de conhecimento e à prática filosófica subjacente, numa promoção permanente do espírito moderno de cidadania.Instituto de Filosofia Prática/Universidade de Évora2015-12-18T17:40:37Z2015-12-182014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/16529http://hdl.handle.net/10174/16529porBento, Fernando (2014). “O papel do professor na instrução democrática da criança: uma reflexão crítica ao Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman” in Féron, Olivier (org.). Actas das IV Jornadas Internacionais de Investigadores de Filosofia – Cartografias da filosofia para o século XXI, Instituto de Filosofia Prática – Universidade de Évora, pp. 47-56. ISBN 978-989-99154-0-4http://www.krisis.uevora.pt/edicao/actas4.pdffbento@uevora.pt316Bento, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:44.604183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do professor na instrução democrática da criança: uma reflexão crítica ao Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman |
title |
O papel do professor na instrução democrática da criança: uma reflexão crítica ao Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman |
spellingShingle |
O papel do professor na instrução democrática da criança: uma reflexão crítica ao Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman Bento, Fernando Instrução Conteúdos Professor Cidadania |
title_short |
O papel do professor na instrução democrática da criança: uma reflexão crítica ao Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman |
title_full |
O papel do professor na instrução democrática da criança: uma reflexão crítica ao Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman |
title_fullStr |
O papel do professor na instrução democrática da criança: uma reflexão crítica ao Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman |
title_full_unstemmed |
O papel do professor na instrução democrática da criança: uma reflexão crítica ao Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman |
title_sort |
O papel do professor na instrução democrática da criança: uma reflexão crítica ao Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman |
author |
Bento, Fernando |
author_facet |
Bento, Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bento, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instrução Conteúdos Professor Cidadania |
topic |
Instrução Conteúdos Professor Cidadania |
description |
Partindo da matriz pedagógica pragmática, particularmente da vertente deweyana, referência de Matthew Lipman na criação do programa de Filosofia para Crianças, o objetivo desta comunicação visa apresentar e discutir as objeções apontadas por Georges Snyders, retomando a perspectiva pedagógica crítico-social de conteúdos. Propõe-se apontar num primeiro momento os aspetos elogiados e questionados por Snyders e num segundo momento demonstrar a importância do professor na instrução efetiva da criança, conferindo-lhe os pré-requisitos necessários à sua construção de conhecimento e à prática filosófica subjacente, numa promoção permanente do espírito moderno de cidadania. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2015-12-18T17:40:37Z 2015-12-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/16529 http://hdl.handle.net/10174/16529 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/16529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Bento, Fernando (2014). “O papel do professor na instrução democrática da criança: uma reflexão crítica ao Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman” in Féron, Olivier (org.). Actas das IV Jornadas Internacionais de Investigadores de Filosofia – Cartografias da filosofia para o século XXI, Instituto de Filosofia Prática – Universidade de Évora, pp. 47-56. ISBN 978-989-99154-0-4 http://www.krisis.uevora.pt/edicao/actas4.pdf fbento@uevora.pt 316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Filosofia Prática/Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Filosofia Prática/Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136570055327744 |