Activação de patrocínios desportivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Alexandra
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1959
Resumo: O trabalho teve por objectivo explorar os conceitos de activação de patrocínios desportivos e verificar a aplicação dos mesmos no mercado português. Após a descrição dos conceitos, procuramos exemplos práticos daquilo que é feito no mercado nacional e realizamos entrevistas para consolidar as conclusões. Os dados recolhidos demonstram que as empresas aumentaram a aposta em patrocínios desportivos, e procuraram explorar os seus benefícios ao máximo, contudo ainda nem todas as empresas têm uma aposta forte em acções que desenvolvam a activação dos patrocínios. Nos EUA, as empresas reservam metade do investimento para a activação dos patrocínios, mas em Portugal a realidade é um pouco diferente. Contudo, acreditamos que a activação de patrocínios desportivos será impulsionada nos próximos anos, com a diminuição da eficácia da publicidade e o aumento de preocupação com o retorno do investimento das empresas.
id RCAP_8b213c1e5b6956f9b50afa184325694a
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1959
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Activação de patrocínios desportivosAtivaçãoPatrocínio desportivoAvaliaçãoActivationSports sponsorshipEvaluationMarketing desportivoSports marketingO trabalho teve por objectivo explorar os conceitos de activação de patrocínios desportivos e verificar a aplicação dos mesmos no mercado português. Após a descrição dos conceitos, procuramos exemplos práticos daquilo que é feito no mercado nacional e realizamos entrevistas para consolidar as conclusões. Os dados recolhidos demonstram que as empresas aumentaram a aposta em patrocínios desportivos, e procuraram explorar os seus benefícios ao máximo, contudo ainda nem todas as empresas têm uma aposta forte em acções que desenvolvam a activação dos patrocínios. Nos EUA, as empresas reservam metade do investimento para a activação dos patrocínios, mas em Portugal a realidade é um pouco diferente. Contudo, acreditamos que a activação de patrocínios desportivos será impulsionada nos próximos anos, com a diminuição da eficácia da publicidade e o aumento de preocupação com o retorno do investimento das empresas.The study aimed to explore the concepts of sports sponsorship activation and verify their application in the portuguese market. After a description of the concepts, we seek practical examples of what is done in the national market and conducted interviews to consolidate the findings. The data collected show that the companies raised the wager in sports sponsorship, and sought to exploit its benefits at the most, yet not all companies have a strong commitment to develop actions in the activation of sponsorships. In the U.S.A., companies reserve half of the investment for the activation of sponsorships, but in Portugal the reality is a little different. However, we believe that activation of sports sponsorships will be boosted in the coming years, with decreasing effectiveness of advertising and increasing concern about the return of business investment.2010-07-26T16:21:42Z2010-07-26T00:00:00Z2010-07-262009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1959porFernandes, Alexandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:28:03Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:33.394414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Activação de patrocínios desportivos
title Activação de patrocínios desportivos
spellingShingle Activação de patrocínios desportivos
Fernandes, Alexandra
Ativação
Patrocínio desportivo
Avaliação
Activation
Sports sponsorship
Evaluation
Marketing desportivo
Sports marketing
title_short Activação de patrocínios desportivos
title_full Activação de patrocínios desportivos
title_fullStr Activação de patrocínios desportivos
title_full_unstemmed Activação de patrocínios desportivos
title_sort Activação de patrocínios desportivos
author Fernandes, Alexandra
author_facet Fernandes, Alexandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Ativação
Patrocínio desportivo
Avaliação
Activation
Sports sponsorship
Evaluation
Marketing desportivo
Sports marketing
topic Ativação
Patrocínio desportivo
Avaliação
Activation
Sports sponsorship
Evaluation
Marketing desportivo
Sports marketing
description O trabalho teve por objectivo explorar os conceitos de activação de patrocínios desportivos e verificar a aplicação dos mesmos no mercado português. Após a descrição dos conceitos, procuramos exemplos práticos daquilo que é feito no mercado nacional e realizamos entrevistas para consolidar as conclusões. Os dados recolhidos demonstram que as empresas aumentaram a aposta em patrocínios desportivos, e procuraram explorar os seus benefícios ao máximo, contudo ainda nem todas as empresas têm uma aposta forte em acções que desenvolvam a activação dos patrocínios. Nos EUA, as empresas reservam metade do investimento para a activação dos patrocínios, mas em Portugal a realidade é um pouco diferente. Contudo, acreditamos que a activação de patrocínios desportivos será impulsionada nos próximos anos, com a diminuição da eficácia da publicidade e o aumento de preocupação com o retorno do investimento das empresas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-07-26T16:21:42Z
2010-07-26T00:00:00Z
2010-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1959
url http://hdl.handle.net/10071/1959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134680611553280