O Espaço do Português no Japão - Presença, Evolução e Futuro da Língua Portuguesa no Estado Nipónico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Inês Patrícia da Silva Matos Serras
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/21828
Resumo: A presente dissertação apresenta, como objecto de estudo, a língua portuguesa como língua estrangeira no Japão. Nesse sentido, o desenvolvimento do trabalho teve como principais objectivos (1) traçar um panorama da presença do português no Japão, (2) identificar métodos de ensino da língua portuguesa neste país e (3) criar estratégias de ensino-aprendizagem da língua portuguesa a aplicar no contexto nipónico. Procedeu-se em primeiro lugar a uma contextualização histórica das relações entre o Japão e a lusofonia por revisão de bibliografia relacionada, procurando autores relevantes na área. De seguida foi feita uma recolha de informação sobre a situação actual do ensino da língua portuguesa no Japão, também com recurso a bibliografia e ainda ao testemunho de informantes, obtido através de entrevistas. Daqui pudemos verificar que o ensino de línguas estrangeiras no Japão se baseia predominantemente numa abordagem gramatical, sem grande espaço para a prática da oralidade, e que carece de uma componente cultural. Por último, analisou-se um Quadro de Referência criado para o inglês no contexto japonês por uma universidade japonesa e avaliou-se a sua aplicabilidade para a língua portuguesa, comparando-o com o QuaREPE. Tal resultou no desenvolvimento de um pequeno Quadro para a língua portuguesa no contexto específico do Japão, que pretende ser uma ferramenta que ajude o aprendente a tomar parte activa na sua própria aprendizagem. Complementarmente, foi criada uma breve actividade didáctica, cuja aplicação tem em conta os aspectos abordados ao longo do presente trabalho.
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