O Espaço do Português no Japão - Presença, Evolução e Futuro da Língua Portuguesa no Estado Nipónico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/21828 |
Resumo: | A presente dissertação apresenta, como objecto de estudo, a língua portuguesa como língua estrangeira no Japão. Nesse sentido, o desenvolvimento do trabalho teve como principais objectivos (1) traçar um panorama da presença do português no Japão, (2) identificar métodos de ensino da língua portuguesa neste país e (3) criar estratégias de ensino-aprendizagem da língua portuguesa a aplicar no contexto nipónico. Procedeu-se em primeiro lugar a uma contextualização histórica das relações entre o Japão e a lusofonia por revisão de bibliografia relacionada, procurando autores relevantes na área. De seguida foi feita uma recolha de informação sobre a situação actual do ensino da língua portuguesa no Japão, também com recurso a bibliografia e ainda ao testemunho de informantes, obtido através de entrevistas. Daqui pudemos verificar que o ensino de línguas estrangeiras no Japão se baseia predominantemente numa abordagem gramatical, sem grande espaço para a prática da oralidade, e que carece de uma componente cultural. Por último, analisou-se um Quadro de Referência criado para o inglês no contexto japonês por uma universidade japonesa e avaliou-se a sua aplicabilidade para a língua portuguesa, comparando-o com o QuaREPE. Tal resultou no desenvolvimento de um pequeno Quadro para a língua portuguesa no contexto específico do Japão, que pretende ser uma ferramenta que ajude o aprendente a tomar parte activa na sua própria aprendizagem. Complementarmente, foi criada uma breve actividade didáctica, cuja aplicação tem em conta os aspectos abordados ao longo do presente trabalho. |
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O Espaço do Português no Japão - Presença, Evolução e Futuro da Língua Portuguesa no Estado NipónicoPortuguês no JapãoPortuguês Língua-EstrangeiraRelações Portugal-JapãoEnsino-aprendizagemPortuguese language in JapanPortuguese as a Foreign LanguagePortugal-Japan RelationsLearning-teachingDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasA presente dissertação apresenta, como objecto de estudo, a língua portuguesa como língua estrangeira no Japão. Nesse sentido, o desenvolvimento do trabalho teve como principais objectivos (1) traçar um panorama da presença do português no Japão, (2) identificar métodos de ensino da língua portuguesa neste país e (3) criar estratégias de ensino-aprendizagem da língua portuguesa a aplicar no contexto nipónico. Procedeu-se em primeiro lugar a uma contextualização histórica das relações entre o Japão e a lusofonia por revisão de bibliografia relacionada, procurando autores relevantes na área. De seguida foi feita uma recolha de informação sobre a situação actual do ensino da língua portuguesa no Japão, também com recurso a bibliografia e ainda ao testemunho de informantes, obtido através de entrevistas. Daqui pudemos verificar que o ensino de línguas estrangeiras no Japão se baseia predominantemente numa abordagem gramatical, sem grande espaço para a prática da oralidade, e que carece de uma componente cultural. Por último, analisou-se um Quadro de Referência criado para o inglês no contexto japonês por uma universidade japonesa e avaliou-se a sua aplicabilidade para a língua portuguesa, comparando-o com o QuaREPE. Tal resultou no desenvolvimento de um pequeno Quadro para a língua portuguesa no contexto específico do Japão, que pretende ser uma ferramenta que ajude o aprendente a tomar parte activa na sua própria aprendizagem. Complementarmente, foi criada uma breve actividade didáctica, cuja aplicação tem em conta os aspectos abordados ao longo do presente trabalho.This dissertation has as its object of study the portuguese language as a foreign language in Japan. In this regard, the development of this work had as its main purposes (1) to offer an overview of the presence of the Portuguese language in Japan, (2) to identify the teaching methods of this language in this country and (3) to create Portuguese teaching-learning strategies to be applied in the japanese context. Firstly, we present a historical background of the relationships between Japan and Portuguese-speaking countries by reviewing pertaining bibliography, searching relevant authors. We then gathered information on the current situation of Portuguese teaching in Japan, aided again by bibliography and also the testimony of informants by way of interviews. From this we concluded that the teaching of a foreign language in Japan is mostly based in a grammatical approach, without much room for speaking practice, and is lacking a cultural element. Lastly, we reviewed a Framework of Reference created for English in the Japanese context by a Japanese university and its applicability to Portuguese by comparing it to the QuaREPE. This resulted in the development of a small Framework for Portuguese in the specific context of Japan, that is aimed to be a tool to help the learner to take an active part in their own learning. In addition, we created a brief didactic activity designed taking into account the issues covered in this work.Silva, Maria do Carmo Vieira daRUNMarques, Inês Patrícia da Silva Matos Serras2017-06-30T09:36:26Z2017-05-292017-05-292017-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/21828TID:201705206porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:08:51Zoai:run.unl.pt:10362/21828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:59.431283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação apresenta, como objecto de estudo, a língua portuguesa como língua estrangeira no Japão. Nesse sentido, o desenvolvimento do trabalho teve como principais objectivos (1) traçar um panorama da presença do português no Japão, (2) identificar métodos de ensino da língua portuguesa neste país e (3) criar estratégias de ensino-aprendizagem da língua portuguesa a aplicar no contexto nipónico. Procedeu-se em primeiro lugar a uma contextualização histórica das relações entre o Japão e a lusofonia por revisão de bibliografia relacionada, procurando autores relevantes na área. De seguida foi feita uma recolha de informação sobre a situação actual do ensino da língua portuguesa no Japão, também com recurso a bibliografia e ainda ao testemunho de informantes, obtido através de entrevistas. Daqui pudemos verificar que o ensino de línguas estrangeiras no Japão se baseia predominantemente numa abordagem gramatical, sem grande espaço para a prática da oralidade, e que carece de uma componente cultural. Por último, analisou-se um Quadro de Referência criado para o inglês no contexto japonês por uma universidade japonesa e avaliou-se a sua aplicabilidade para a língua portuguesa, comparando-o com o QuaREPE. Tal resultou no desenvolvimento de um pequeno Quadro para a língua portuguesa no contexto específico do Japão, que pretende ser uma ferramenta que ajude o aprendente a tomar parte activa na sua própria aprendizagem. Complementarmente, foi criada uma breve actividade didáctica, cuja aplicação tem em conta os aspectos abordados ao longo do presente trabalho. |
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