Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância: o estudo dos comportamentos vinculativos em contexto de Creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5038 |
Resumo: | O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar, encontra-se divido em duas partes. A primeira parte diz respeito à prática de ensino supervisionada em contexto de creche e a segunda refere-se às experiências vivenciadas em contextos de jardim de infância, jardim de infância I (IPSS) e jardim de infância II (rede pública). Na primeira parte deste relatório, subdividida em três capítulos que organizam a informação apresentada, relatam-se as experiências vivenciadas em creche (apresenta-se a caracterização do contexto e intervenientes, o grupo de crianças e as suas rotinas diárias, as interações estabelecidas e outros assuntos relacionados com o meu processo de aprendizagem) e a reflexão sobre o percurso de aprendizagem de forma reflexiva. Neste capítulo apresenta-se, ainda, o estudo de carácter qualitativo (com evidências quantitativas) que visou identificar os comportamentos vinculativos revelados por três crianças da “Sala das Surpresas”. Os dados recolhidos através de registos videográficos foram sujeitos a uma análise de conteúdo e demonstraram que as crianças em estudo revelaram comportamentos vinculativos com a educadora de infância, a sua figura de vinculação em contexto de creche. Na segunda parte do relatório, subdividida em três capítulos, apresentamse os contextos de aprendizagem relativos às práticas de ensino supervisionadas em jardim de infância I e II, revelando as experiências e as aprendizagens co construídas, especificamente ao longo da realização de projetos com as crianças. Por último, surge a reflexão sobre as experiências vividas nestas duas práticas pedagógicas em contexto de Jardim de Infância, centrando-se fundamentalmente na construção de portfólios individuais de duas crianças. |
id |
RCAP_8b4fb777006940728c5a4e5fc091e136 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5038 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância: o estudo dos comportamentos vinculativos em contexto de CrecheEducação Pré-escolarAprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar, encontra-se divido em duas partes. A primeira parte diz respeito à prática de ensino supervisionada em contexto de creche e a segunda refere-se às experiências vivenciadas em contextos de jardim de infância, jardim de infância I (IPSS) e jardim de infância II (rede pública). Na primeira parte deste relatório, subdividida em três capítulos que organizam a informação apresentada, relatam-se as experiências vivenciadas em creche (apresenta-se a caracterização do contexto e intervenientes, o grupo de crianças e as suas rotinas diárias, as interações estabelecidas e outros assuntos relacionados com o meu processo de aprendizagem) e a reflexão sobre o percurso de aprendizagem de forma reflexiva. Neste capítulo apresenta-se, ainda, o estudo de carácter qualitativo (com evidências quantitativas) que visou identificar os comportamentos vinculativos revelados por três crianças da “Sala das Surpresas”. Os dados recolhidos através de registos videográficos foram sujeitos a uma análise de conteúdo e demonstraram que as crianças em estudo revelaram comportamentos vinculativos com a educadora de infância, a sua figura de vinculação em contexto de creche. Na segunda parte do relatório, subdividida em três capítulos, apresentamse os contextos de aprendizagem relativos às práticas de ensino supervisionadas em jardim de infância I e II, revelando as experiências e as aprendizagens co construídas, especificamente ao longo da realização de projetos com as crianças. Por último, surge a reflexão sobre as experiências vividas nestas duas práticas pedagógicas em contexto de Jardim de Infância, centrando-se fundamentalmente na construção de portfólios individuais de duas crianças.Dias, Maria Isabel Pinto SimõesIC-OnlineGomes, Rita Santos Redinha2020-07-31T13:23:17Z2020-07-032020-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5038TID:202505979porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:50:31Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5038Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:44.470271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância: o estudo dos comportamentos vinculativos em contexto de Creche |
title |
Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância: o estudo dos comportamentos vinculativos em contexto de Creche |
spellingShingle |
Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância: o estudo dos comportamentos vinculativos em contexto de Creche Gomes, Rita Santos Redinha Educação Pré-escolar Aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância: o estudo dos comportamentos vinculativos em contexto de Creche |
title_full |
Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância: o estudo dos comportamentos vinculativos em contexto de Creche |
title_fullStr |
Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância: o estudo dos comportamentos vinculativos em contexto de Creche |
title_full_unstemmed |
Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância: o estudo dos comportamentos vinculativos em contexto de Creche |
title_sort |
Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância: o estudo dos comportamentos vinculativos em contexto de Creche |
author |
Gomes, Rita Santos Redinha |
author_facet |
Gomes, Rita Santos Redinha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Maria Isabel Pinto Simões IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Rita Santos Redinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-escolar Aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar, encontra-se divido em duas partes. A primeira parte diz respeito à prática de ensino supervisionada em contexto de creche e a segunda refere-se às experiências vivenciadas em contextos de jardim de infância, jardim de infância I (IPSS) e jardim de infância II (rede pública). Na primeira parte deste relatório, subdividida em três capítulos que organizam a informação apresentada, relatam-se as experiências vivenciadas em creche (apresenta-se a caracterização do contexto e intervenientes, o grupo de crianças e as suas rotinas diárias, as interações estabelecidas e outros assuntos relacionados com o meu processo de aprendizagem) e a reflexão sobre o percurso de aprendizagem de forma reflexiva. Neste capítulo apresenta-se, ainda, o estudo de carácter qualitativo (com evidências quantitativas) que visou identificar os comportamentos vinculativos revelados por três crianças da “Sala das Surpresas”. Os dados recolhidos através de registos videográficos foram sujeitos a uma análise de conteúdo e demonstraram que as crianças em estudo revelaram comportamentos vinculativos com a educadora de infância, a sua figura de vinculação em contexto de creche. Na segunda parte do relatório, subdividida em três capítulos, apresentamse os contextos de aprendizagem relativos às práticas de ensino supervisionadas em jardim de infância I e II, revelando as experiências e as aprendizagens co construídas, especificamente ao longo da realização de projetos com as crianças. Por último, surge a reflexão sobre as experiências vividas nestas duas práticas pedagógicas em contexto de Jardim de Infância, centrando-se fundamentalmente na construção de portfólios individuais de duas crianças. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-31T13:23:17Z 2020-07-03 2020-07-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/5038 TID:202505979 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/5038 |
identifier_str_mv |
TID:202505979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136980771012608 |