Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1680 |
Resumo: | Este Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso ao longo do ano letivo 2013/2014 no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está dividido em duas partes principais, a Parte I, alusiva à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche e a Parte II, relativa à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim de Infância. A Parte I é constituída por uma dimensão reflexiva (que aborda de forma crítica as experiências educativas vividas em contexto de Creche) e por um ensaio investigativo que procurou estudar a interação de três crianças com os livros no momento de brincadeira livre. Os resultados alcançados revelaram que as crianças estabeleciam diferentes tipos de interações com os livros, quer de forma individual quer de forma acompanhada. Estes resultados levaram-me a inferir a importância de selecionar de forma rigorosa os livros a disponibilizar às crianças e a importância da exploração do livro com a criança. A Parte II do relatório apresenta experiências vivenciadas em contexto de Jardim de Infância. É composta por uma reflexão crítica (na qual se revelam os aspetos considerados mais relevantes neste percurso) e, uma investigação realizada com as crianças sobre os ovos, desenvolvida segundo a metodologia de trabalho por projeto. Ao longo da realização desta investigação foram formuladas questões e colocadas em prática diversas propostas educativas com as crianças. Em conjunto, tanto adultos como crianças, ficaram a saber mais a respeito de ovos, nomeadamente as características dos ovos e a cooperar entre si. |
id |
RCAP_f36cafe4f7de3f7cdb09a4f1d41d387b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1680 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as criançasEducação Pré-escolarCrecheDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEste Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso ao longo do ano letivo 2013/2014 no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está dividido em duas partes principais, a Parte I, alusiva à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche e a Parte II, relativa à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim de Infância. A Parte I é constituída por uma dimensão reflexiva (que aborda de forma crítica as experiências educativas vividas em contexto de Creche) e por um ensaio investigativo que procurou estudar a interação de três crianças com os livros no momento de brincadeira livre. Os resultados alcançados revelaram que as crianças estabeleciam diferentes tipos de interações com os livros, quer de forma individual quer de forma acompanhada. Estes resultados levaram-me a inferir a importância de selecionar de forma rigorosa os livros a disponibilizar às crianças e a importância da exploração do livro com a criança. A Parte II do relatório apresenta experiências vivenciadas em contexto de Jardim de Infância. É composta por uma reflexão crítica (na qual se revelam os aspetos considerados mais relevantes neste percurso) e, uma investigação realizada com as crianças sobre os ovos, desenvolvida segundo a metodologia de trabalho por projeto. Ao longo da realização desta investigação foram formuladas questões e colocadas em prática diversas propostas educativas com as crianças. Em conjunto, tanto adultos como crianças, ficaram a saber mais a respeito de ovos, nomeadamente as características dos ovos e a cooperar entre si.Dias, Maria Isabel Pinto Simões,Correia, Sónia Cristina Lopes,IC-OnlineEsperança, Catarina Isabel Mateus2016-03-18T12:15:18Z2015-04-202015-04-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1680TID:201089777porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:28Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:14.453839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças |
title |
Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças |
spellingShingle |
Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças Esperança, Catarina Isabel Mateus Educação Pré-escolar Creche Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças |
title_full |
Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças |
title_fullStr |
Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças |
title_full_unstemmed |
Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças |
title_sort |
Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças |
author |
Esperança, Catarina Isabel Mateus |
author_facet |
Esperança, Catarina Isabel Mateus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Maria Isabel Pinto Simões, Correia, Sónia Cristina Lopes, IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esperança, Catarina Isabel Mateus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Creche Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Educação Pré-escolar Creche Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Este Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso ao longo do ano letivo 2013/2014 no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está dividido em duas partes principais, a Parte I, alusiva à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche e a Parte II, relativa à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim de Infância. A Parte I é constituída por uma dimensão reflexiva (que aborda de forma crítica as experiências educativas vividas em contexto de Creche) e por um ensaio investigativo que procurou estudar a interação de três crianças com os livros no momento de brincadeira livre. Os resultados alcançados revelaram que as crianças estabeleciam diferentes tipos de interações com os livros, quer de forma individual quer de forma acompanhada. Estes resultados levaram-me a inferir a importância de selecionar de forma rigorosa os livros a disponibilizar às crianças e a importância da exploração do livro com a criança. A Parte II do relatório apresenta experiências vivenciadas em contexto de Jardim de Infância. É composta por uma reflexão crítica (na qual se revelam os aspetos considerados mais relevantes neste percurso) e, uma investigação realizada com as crianças sobre os ovos, desenvolvida segundo a metodologia de trabalho por projeto. Ao longo da realização desta investigação foram formuladas questões e colocadas em prática diversas propostas educativas com as crianças. Em conjunto, tanto adultos como crianças, ficaram a saber mais a respeito de ovos, nomeadamente as características dos ovos e a cooperar entre si. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-20 2015-04-20T00:00:00Z 2016-03-18T12:15:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/1680 TID:201089777 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/1680 |
identifier_str_mv |
TID:201089777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136957849141248 |