Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esperança, Catarina Isabel Mateus
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1680
Resumo: Este Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso ao longo do ano letivo 2013/2014 no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está dividido em duas partes principais, a Parte I, alusiva à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche e a Parte II, relativa à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim de Infância. A Parte I é constituída por uma dimensão reflexiva (que aborda de forma crítica as experiências educativas vividas em contexto de Creche) e por um ensaio investigativo que procurou estudar a interação de três crianças com os livros no momento de brincadeira livre. Os resultados alcançados revelaram que as crianças estabeleciam diferentes tipos de interações com os livros, quer de forma individual quer de forma acompanhada. Estes resultados levaram-me a inferir a importância de selecionar de forma rigorosa os livros a disponibilizar às crianças e a importância da exploração do livro com a criança. A Parte II do relatório apresenta experiências vivenciadas em contexto de Jardim de Infância. É composta por uma reflexão crítica (na qual se revelam os aspetos considerados mais relevantes neste percurso) e, uma investigação realizada com as crianças sobre os ovos, desenvolvida segundo a metodologia de trabalho por projeto. Ao longo da realização desta investigação foram formuladas questões e colocadas em prática diversas propostas educativas com as crianças. Em conjunto, tanto adultos como crianças, ficaram a saber mais a respeito de ovos, nomeadamente as características dos ovos e a cooperar entre si.
id RCAP_f36cafe4f7de3f7cdb09a4f1d41d387b
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1680
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as criançasEducação Pré-escolarCrecheDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEste Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso ao longo do ano letivo 2013/2014 no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está dividido em duas partes principais, a Parte I, alusiva à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche e a Parte II, relativa à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim de Infância. A Parte I é constituída por uma dimensão reflexiva (que aborda de forma crítica as experiências educativas vividas em contexto de Creche) e por um ensaio investigativo que procurou estudar a interação de três crianças com os livros no momento de brincadeira livre. Os resultados alcançados revelaram que as crianças estabeleciam diferentes tipos de interações com os livros, quer de forma individual quer de forma acompanhada. Estes resultados levaram-me a inferir a importância de selecionar de forma rigorosa os livros a disponibilizar às crianças e a importância da exploração do livro com a criança. A Parte II do relatório apresenta experiências vivenciadas em contexto de Jardim de Infância. É composta por uma reflexão crítica (na qual se revelam os aspetos considerados mais relevantes neste percurso) e, uma investigação realizada com as crianças sobre os ovos, desenvolvida segundo a metodologia de trabalho por projeto. Ao longo da realização desta investigação foram formuladas questões e colocadas em prática diversas propostas educativas com as crianças. Em conjunto, tanto adultos como crianças, ficaram a saber mais a respeito de ovos, nomeadamente as características dos ovos e a cooperar entre si.Dias, Maria Isabel Pinto Simões,Correia, Sónia Cristina Lopes,IC-OnlineEsperança, Catarina Isabel Mateus2016-03-18T12:15:18Z2015-04-202015-04-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1680TID:201089777porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:28Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:14.453839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças
title Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças
spellingShingle Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças
Esperança, Catarina Isabel Mateus
Educação Pré-escolar
Creche
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças
title_full Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças
title_fullStr Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças
title_full_unstemmed Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças
title_sort Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as crianças
author Esperança, Catarina Isabel Mateus
author_facet Esperança, Catarina Isabel Mateus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Maria Isabel Pinto Simões,
Correia, Sónia Cristina Lopes,
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Esperança, Catarina Isabel Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Creche
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Educação Pré-escolar
Creche
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Este Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso ao longo do ano letivo 2013/2014 no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está dividido em duas partes principais, a Parte I, alusiva à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche e a Parte II, relativa à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim de Infância. A Parte I é constituída por uma dimensão reflexiva (que aborda de forma crítica as experiências educativas vividas em contexto de Creche) e por um ensaio investigativo que procurou estudar a interação de três crianças com os livros no momento de brincadeira livre. Os resultados alcançados revelaram que as crianças estabeleciam diferentes tipos de interações com os livros, quer de forma individual quer de forma acompanhada. Estes resultados levaram-me a inferir a importância de selecionar de forma rigorosa os livros a disponibilizar às crianças e a importância da exploração do livro com a criança. A Parte II do relatório apresenta experiências vivenciadas em contexto de Jardim de Infância. É composta por uma reflexão crítica (na qual se revelam os aspetos considerados mais relevantes neste percurso) e, uma investigação realizada com as crianças sobre os ovos, desenvolvida segundo a metodologia de trabalho por projeto. Ao longo da realização desta investigação foram formuladas questões e colocadas em prática diversas propostas educativas com as crianças. Em conjunto, tanto adultos como crianças, ficaram a saber mais a respeito de ovos, nomeadamente as características dos ovos e a cooperar entre si.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-20
2015-04-20T00:00:00Z
2016-03-18T12:15:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1680
TID:201089777
url http://hdl.handle.net/10400.8/1680
identifier_str_mv TID:201089777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136957849141248