O conforto no calçado feminino com ênfase no conforto psico-social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Righetto, Mariana Marinoni
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28665
Resumo: Dissertação de mestrado em Design e Marketing
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spelling O conforto no calçado feminino com ênfase no conforto psico-socialCalçado femininoSalto altoConforto psico-socialFeticheFemale shoesHigh heelsComfortPsycho-social comfortFetish685.3685.341.82Dissertação de mestrado em Design e MarketingEsta pesquisa tem como intuito analisar o calçado feminino, em especial o sapato de salto alto, procurando compreender a relação afetiva que este acessório estabelece na mente da consumidora e descobrir até onde esta está disposta a prescindir do conforto em prol da estética. A história do calçado permite compreender a evolução das suas funções, especialmente o “poder icônico” agregado a este objeto. Para melhor compreensão da relação psico-social do calçado com o consumidor, a que caracterizamos conforto psico-social, foram pesquisado os simbolismos e o fetiche conferido a este acessório, além de contextualiza-lo nas máximas do design do emocional de produtos. Por outro lado, dentro do âmbito do conforto ergonômico ou físico do calçado, este trabalho contempla uma pesquisa literária sobre a anatomia, antropometria e biomecânica do pé, bem como o levantamento de informações sobre os problemas causados pelo uso de salto alto. Toda a pesquisa bibliográfica conduziu à elaboração de dois questionários, um destinado ao público feminino e o outro ao público masculino sobre a problemática do salto alto. Através desta divisão de gêneros buscou-se compreender qual a relevância do calçado para a mulher e como os homens vem este objeto nos pés femininos. Procura ainda perceber quais os hábitos de consumo de calçado, a relação diária das mulheres na utilização dos sapatos de salto alto, a ligação psicológica que o salto cria junto às consumidoras e os problemas causados pelo mesmo. Através da análise dos dados levantados foi possível entender como o salto alto é percepcionado por uma pequena amostra de homens e mulheres que fizeram parte deste estudo.This research aims to examine women's shoes, especially high heel shoe, trying to understand the affective relationship that this accessory creates in the mind of the consumer and how far he is prepared to waive to the comfort for the sake of aesthetics. The footwear history allows us to understand the evolution of it functions, especially the "iconic power" added to this object. To better understand the psycho-social relationship of the footwear with the consumer, that we characterize by psycho-social comfort, it has been researching the symbolism and the fetish phenomenon given to this accessory, besides to contextualize it in the maxims of the emotional design products. Moreover, within the framework of ergonomic or physical comfort of the shoe, this work includes a literature search on the anatomy, anthropometry and biomechanics of the foot, as well as collecting information on the problems caused by the use of high-heeled shoes. All the literature led to the development of two questionnaires, one for the female audience and the other to the male public about the problems of high-heeled shoe. Through this division gender we tried to understand the relevance of footwear for women and how men observe this object in the female feet. It also seeks to understand the spending habits of the consumers related to the footwear, the women daily relation with the use of high-heeled shoes, the psychological connection created between the high-heel and the consumers and the problems caused by these. Through the analysis of the data was possible to understand how the high heel shoe is perceived by a small sample of women and men who participated in this study.Broega, A. C.Ribeiro, RitaUniversidade do MinhoRighetto, Mariana Marinoni20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28665por201194112info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:57.829878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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