A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/23488 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais |
id |
RCAP_846ddcfbb66856f09973715746dfa3fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23488 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês339.5658.8685.3Relatório de estágio de mestrado em Negócios InternacionaisEste relatório analisa a internacionalização de uma marca de calçado feminino totalmente portuguesa, ainda em fase de desenvolvimento. Esta análise decorre de um estágio no departamento comercial da empresa Amishoes, Lda., uma empresa produtora de sapatos com cerca de uma centena de colaboradores, localizada em Guimarães. A Amigluv, primeira marca própria da Amishoes, foi criada em 2010 e a conjuntura de lançamento não foi, efetivamente, a mais próspera. Cruzando as informações obtidas a partir da exaustiva análise de evolução do setor do calçado em Portugal com a evolução comercial da Amishoes nos últimos anos, facilmente se chega a esta conclusão. No entanto, conclui-se que o conceito sobre o qual é criada a marca Amigluv – uma combinação entre a ecologia, o conforto e o design de excelência - é forte e relevante nas tendências atuais do mercado, pelo que são muitas as oportunidades, sobretudo, nos mercados internacionais. Os desafios a enfrentar são também inúmeros e muito trabalho há ainda a ser desenvolvido pela Amishoes no objetivo de tornar a sua, uma marca de referência. Mas o sucesso do setor do calçado em Portugal fala por si: a produção tem qualidade, os estilistas e designers têm criatividade, a vocação internacional é crescente. Com a estratégia adequada, a Amigluv poderá, certamente, fazer parte do grupo das marcas portuguesas na rota do sucesso internacional.This report aims to analyze the internationalization of a Portuguese female footwear, which is still under development. This analysis results from an internship in the commercial department of Amishoes, Ltd., a shoe manufacturer from Guimarães that employs approximately one hundred of people. Amigluv, the first brand of this company, has been created in 2010 in an economic conjuncture that has not been, in fact, the most prosperous. This conclusion can be drawn very easily, by crossing the information obtained from the thorough analysis of the footwear industry evolution with the commercial evolution of Amishoes over the past few years. Nevertheless, one can conclude that the concept on which this brand has been born – the combination between ecology, comfort and the excellence in design – is strong and relevant for the current market trends, thus there are a lot of opportunities, particularly in the international markets. There are still many challenges to be faced and much work yet to be done, in order to make its brand a reference. However, the success of the Portuguese footwear industry is evident: the production has quality, the stylists and the designers have creativity, the international vocation is increasing. With the most appropriated strategy, Amigluv may, certainly, be one of the Portuguese brands on the route of international success.Carballo Cruz, FranciscoUniversidade do MinhoRocha, Ana Jorge Ferreira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23488porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:16.677183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês |
title |
A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês |
spellingShingle |
A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês Rocha, Ana Jorge Ferreira 339.5 658.8 685.3 |
title_short |
A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês |
title_full |
A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês |
title_fullStr |
A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês |
title_full_unstemmed |
A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês |
title_sort |
A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês |
author |
Rocha, Ana Jorge Ferreira |
author_facet |
Rocha, Ana Jorge Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carballo Cruz, Francisco Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Ana Jorge Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
339.5 658.8 685.3 |
topic |
339.5 658.8 685.3 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/23488 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/23488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133100821708800 |