"O cruzamento de metodologias no ensino e aprendizagem do Desenho"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Rita Cristina Firmino de Sá
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/17965
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2014
id RCAP_8b53f375f7d8916240f5a1320c9eef3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/17965
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "O cruzamento de metodologias no ensino e aprendizagem do Desenho"DesenhoApropriaçãoSala de aulaCompetências escolaresRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2014A unidade didática desenvolvida tentou criar um cruzamento de metodologias que podem ser usadas no ensino e aprendizagem da disciplina de Desenho A. Com o objetivo de explorar metodologias, que contribuem para os alunos estabelecerem uma relação de sucesso com o ato de desenhar, tais como: desenho de observação, desenho de cópia ou apropriação, entre outros. Para além disso, tentou estabelecer um possível modelo de posicionamento do professor da disciplina de Desenho, o qual deve ser conhecedor: das diferentes metodologias e a sua história, do aluno e dos seus conhecimentos prévios, e da importância dos contextos criados em sala de aulas, como fatores responsáveis pelo sucesso do ensino e aprendizagem. A unidade foi desenvolvida ao nível do 12.º ano de escolaridade no âmbito da disciplina de Desenho A. Foram propostas diferentes estratégias que levaram à realização de uma apropriação e variação a pastel de óleo, a partir de um referente bidimensional, neste caso, uma obra da pintora Paula Rego. Estes objetivos delineados para estas atividades foram atingidos, tanto durante o processo como nos resultados finais, criando nos alunos o que era pretendido: um sentimento de autoeficácia, face ao “saber desenhar”. Os alunos foram avaliados com sucesso segundo os critérios de avaliação estipulados pela escola, por atingirem algumas das competências previstas no currículo nacional da disciplina de Desenho A, tais como o domínio e o uso de diferentes grafismos e técnicas de forma expressiva.The developed teaching unit sought to create an intersection of methodologies that can be used in teaching and learning the subject of Drawing A. Aiming to explore methods that contribute to students establishing a successful relationship with the act of drawing, such as: drawing by observation, drawing by copying from flat or appropriation, among others. Additionally, tried to establish a possible model for the role of the Drawing Teacher, which must be knowledgeable of: the different methodologies and their history, the students and their prior knowledge, and the importance of the environment created in the classroom as factors responsible for the success of teaching and learning. The unit was developed in the 12th grade level within the subject of Drawing A. Different proposed strategies, led to the realization of an appropriation and change-over exercise with pastel, from a two-dimensional subject, in this case a work from the painter Paula Rego. The objectives outlined for these activities have been achieved, in both the process and the final results, creating in the students what was intended: a sense of self-efficacy, compared to the "drawing skills". Students were evaluated successfully according to criteria's set by the school for achieving some of the skills expected under the national curriculum of the subject of Drawing A, such as the domain and the use of different graphisms and expression techniques.Pedro, António, 1953-Santos, Sara Bahia dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaHenriques, Rita Cristina Firmino de Sá2015-04-24T09:10:21Z20142014-10-072014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17965TID:201368650porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17965Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:39.600660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "O cruzamento de metodologias no ensino e aprendizagem do Desenho"
title "O cruzamento de metodologias no ensino e aprendizagem do Desenho"
spellingShingle "O cruzamento de metodologias no ensino e aprendizagem do Desenho"
Henriques, Rita Cristina Firmino de Sá
Desenho
Apropriação
Sala de aula
Competências escolares
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short "O cruzamento de metodologias no ensino e aprendizagem do Desenho"
title_full "O cruzamento de metodologias no ensino e aprendizagem do Desenho"
title_fullStr "O cruzamento de metodologias no ensino e aprendizagem do Desenho"
title_full_unstemmed "O cruzamento de metodologias no ensino e aprendizagem do Desenho"
title_sort "O cruzamento de metodologias no ensino e aprendizagem do Desenho"
author Henriques, Rita Cristina Firmino de Sá
author_facet Henriques, Rita Cristina Firmino de Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, António, 1953-
Santos, Sara Bahia dos, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Rita Cristina Firmino de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Apropriação
Sala de aula
Competências escolares
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Desenho
Apropriação
Sala de aula
Competências escolares
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-07
2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-24T09:10:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/17965
TID:201368650
url http://hdl.handle.net/10451/17965
identifier_str_mv TID:201368650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134274713026560