Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3 de Anadia, com a turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Luís Gonçalo Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/30905
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_8b589c4264002e2f7d54a2530971e4f3
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/30905
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3 de Anadia, com a turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015Síndrome de DownEstilos de ensinoPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário apresenta com principal objetivo o aprofundamento dos conhecimentos científicos nas ciências básicas da atividade física, desenvolvendo-os num contexto real inerente a uma formação educacional especializada. No estágio Pedagógico somos direcionados para a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações de exercícios profissionais não habituais, fazendo ressaltar as capacidades de autoaprendizagem e de resolução de problemas num contexto de intervenção profissional nos ensinos básicos ou secundários. Ao longo de um ano letivo repleto de experiências e vivências com profissionais sempre dispostos a ensinar e criticar o trabalho desenvolvido, torna-se fundamental registar todo esse conhecimento, refletindo sobre todo o processo que o envolve. Para esse efeito, resulta o Relatório Final De Estágio Pedagógico. Este trabalho escrito é individual e remete-nos para definir as competências de reflexão, aliadas a competências de análise crítica do trabalho desenvolvido. A elaboração deste documento está inserido no Estágio Pedagógico do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Um profissional de excelência deve ter a capacidade de promover as mesmas capacidades e oportunidades de aprendizagem a todos os alunos da turma. Indo ao encontro desta destreza, elaborou-se um estudo com a finalidade de tentar comparar a utilização de dois estilos de ensino de reprodução quando aplicados a um aluno com Síndrome de Down. Salientaram-se possíveis conclusões acerca da aplicação de tarefas para alunos com esta patologia, sobressaindo-se a importância da inclusão deste aluno com a restante turma, embora os resultados serem mais favoráveis quando utilizado o estilo de ensino por comando num trabalho desenvolvido entre o professor e o aluno em questão. Palavras-Chave: Educação Física; Relatório Final de estágio; Reflexão, Decisões de ajustamento; Estilos de Ensino; Síndrome de Down; ABSTRACT The Master's in Teaching Physical Education of Primary and Secondary Education presents with main objective, the deepening of scientific knowledge in the basic sciences of physical activity, developing them in a real context inherent in a specialized educational training. In the Pedagogical stage we are directed to the application of acquired knowledge in professional exercise situations unusual and highlighting the capabilities of self-learning and solving problems in a professional context of intervention in basic or upper secondary education. Over a school year full of experiences with professionals always willing to teach and critique the work, it is vital to record all this knowledge, reflecting on the whole process that involves. To this end, results the Final Report stage. This written work is individual and leads us to define the thinking skills, coupled with critical analysis skills of our work. The preparation of this document is inserted in the second year of the Master Teacher Training in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra. A professional excellence must have the ability to promote the same capabilities learning opportunities to all students in the class. Going to meet this skill, was elaborated a study to trying compare the use of two reproductive teaching styles when applied to a student with Down syndrome. They pointed out to possible conclusions about the implementation of tasks for students with this disease, highlighting the importance of the inclusion of students with the remaining class, although the results are more favorable when used the teaching style of command in a work between teacher and the student in question.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/30905http://hdl.handle.net/10316/30905TID:201342650porBandeira, L. (2015). Relatório Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola E. B. 2,3 de Anadia, junto da turma 7ºA no ano letivo 2014/2015. Relatório de Estágio apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal.Bandeira, Luís Gonçalo Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/30905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:12.109064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3 de Anadia, com a turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3 de Anadia, com a turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3 de Anadia, com a turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015
Bandeira, Luís Gonçalo Marques
Síndrome de Down
Estilos de ensino
Prática pedagógica
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3 de Anadia, com a turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3 de Anadia, com a turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3 de Anadia, com a turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3 de Anadia, com a turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3 de Anadia, com a turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015
author Bandeira, Luís Gonçalo Marques
author_facet Bandeira, Luís Gonçalo Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Luís Gonçalo Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Down
Estilos de ensino
Prática pedagógica
topic Síndrome de Down
Estilos de ensino
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/30905
http://hdl.handle.net/10316/30905
TID:201342650
url http://hdl.handle.net/10316/30905
identifier_str_mv TID:201342650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bandeira, L. (2015). Relatório Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola E. B. 2,3 de Anadia, junto da turma 7ºA no ano letivo 2014/2015. Relatório de Estágio apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663322963968