A aprendizagem de todos para com todos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6278 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação-ação vem no decorrer do Mestrado de 2º ciclo em Educação Especial – domínio cognitivo e motor. Com ele, pretendeu-se criar um conjunto de estratégias que permitissem a inclusão de um aluno de 9º ano na sua turma. Este aluno tem, desde 2008, um PEI por ter dificuldades cognitivas (dislexia fonológica a par de uma disortografia e discalculia) diagnosticadas por um gabinete de psicologia. Estas adaptações não são bem vistas pelos colegas da turma que o rejeitam e em situações extremas, chegam mesmo a desprezá-lo. O objetivo principal deste projeto é promover a interação, a cooperação, a entreajuda e a partilha, ou seja, a par do desenvolvimento de competências académicas, pretende-se que os alunos da turma desenvolvam valores morais e socio-afetivos, uma vez que contribuem para o sucesso das aprendizagens de todos com todos. Foram, ainda, abordados, na fundamentação teórica, a educação e a escola inclusiva, a aprendizagem cooperativa, as dificuldades de aprendizagem, a dislexia, disortografia, discalculia e, ainda, o Movimento da Escola Moderna, por terem sido duas das suas cinco estruturas organizativas de desenvolvimento curricular a base da nossa intervenção. Posteriormente, caraterizámos o projeto, a situação na qual se interveio e, por fim, o plano de ação implementado de forma a atingir os objetivos propostos. Na parte final, isto é, nas reflexões conclusivas, mostram-se os efeitos das estratégias utilizadas, nomeadamente, o trabalho cooperativo, uma vez que se tornaram promotoras das aprendizagens escolares e, concomitantemente, de valores morais e socio-afetivos. |
id |
RCAP_8b5fbb0e5568bb468c534dd574638d22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6278 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem de todos para com todosMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALEDUCAÇÃO INCLUSIVAAPRENDIZAGEM COOPERATIVANECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISINVESTIGAÇÃO-AÇÃOMODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEMPROJETOS DE INVESTIGAÇÃODIFICULDADES DE APRENDIZAGEMEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONCOOPERATIVE LEARNINGSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSLEARNING DISABILITIESACTION RESEARCHTEACHING AND LEARNING MODELSRESEARCH PROJECTSO presente trabalho de investigação-ação vem no decorrer do Mestrado de 2º ciclo em Educação Especial – domínio cognitivo e motor. Com ele, pretendeu-se criar um conjunto de estratégias que permitissem a inclusão de um aluno de 9º ano na sua turma. Este aluno tem, desde 2008, um PEI por ter dificuldades cognitivas (dislexia fonológica a par de uma disortografia e discalculia) diagnosticadas por um gabinete de psicologia. Estas adaptações não são bem vistas pelos colegas da turma que o rejeitam e em situações extremas, chegam mesmo a desprezá-lo. O objetivo principal deste projeto é promover a interação, a cooperação, a entreajuda e a partilha, ou seja, a par do desenvolvimento de competências académicas, pretende-se que os alunos da turma desenvolvam valores morais e socio-afetivos, uma vez que contribuem para o sucesso das aprendizagens de todos com todos. Foram, ainda, abordados, na fundamentação teórica, a educação e a escola inclusiva, a aprendizagem cooperativa, as dificuldades de aprendizagem, a dislexia, disortografia, discalculia e, ainda, o Movimento da Escola Moderna, por terem sido duas das suas cinco estruturas organizativas de desenvolvimento curricular a base da nossa intervenção. Posteriormente, caraterizámos o projeto, a situação na qual se interveio e, por fim, o plano de ação implementado de forma a atingir os objetivos propostos. Na parte final, isto é, nas reflexões conclusivas, mostram-se os efeitos das estratégias utilizadas, nomeadamente, o trabalho cooperativo, uma vez que se tornaram promotoras das aprendizagens escolares e, concomitantemente, de valores morais e socio-afetivos.The present work of research-action comes during the 2nd Master´s Degree in special education-cognitive and motor domain. With this work, it was intended to create a set of strategies that would allow for the inclusion of a 9th year student in his class. This student has, since 2008, a PEI (Instrumental Enrichment Program) for having cognitive difficulties (phonological dyslexia together with a dysorthographia and dyscalculia) diagnosed by a Psychology Office. These adjustments are not well seen by colleagues in the class, who reject him and in extreme situations, even despise him. The main reason of this project is to promote interaction, cooperation, mutual assistance and sharing, that is, alongside the development of academic skills, it is intended that the students develop socio-affective and moral values that contribute to the success of the learning for all with everyone. Were also discussed, in theoretical basis, education and inclusive school, cooperative learning, learning difficulties, dyslexia, dysorthographia and dyscalculia, and also, the Modern School Movement (MSM), because they were two of their five structures, the basis of our intervention. Later we distinguish the project, the situation in which it took part and, finally, the action plan implemented in order to achieve the proposed objectives. At the end, concluding reflections, it should be noted that, in fact, the strategies used, in particular the cooperative work, are promoting school and learning at the same time, socio-affective and moral values.2015-04-27T19:11:17Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6278porLeão, Ana Filipa Gomes Pacheco de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:43Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:06.247867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem de todos para com todos |
title |
A aprendizagem de todos para com todos |
spellingShingle |
A aprendizagem de todos para com todos Leão, Ana Filipa Gomes Pacheco de Oliveira MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL EDUCAÇÃO INCLUSIVA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INVESTIGAÇÃO-AÇÃO MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EDUCATION SPECIAL EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION COOPERATIVE LEARNING SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS LEARNING DISABILITIES ACTION RESEARCH TEACHING AND LEARNING MODELS RESEARCH PROJECTS |
title_short |
A aprendizagem de todos para com todos |
title_full |
A aprendizagem de todos para com todos |
title_fullStr |
A aprendizagem de todos para com todos |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem de todos para com todos |
title_sort |
A aprendizagem de todos para com todos |
author |
Leão, Ana Filipa Gomes Pacheco de Oliveira |
author_facet |
Leão, Ana Filipa Gomes Pacheco de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, Ana Filipa Gomes Pacheco de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL EDUCAÇÃO INCLUSIVA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INVESTIGAÇÃO-AÇÃO MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EDUCATION SPECIAL EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION COOPERATIVE LEARNING SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS LEARNING DISABILITIES ACTION RESEARCH TEACHING AND LEARNING MODELS RESEARCH PROJECTS |
topic |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL EDUCAÇÃO INCLUSIVA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INVESTIGAÇÃO-AÇÃO MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EDUCATION SPECIAL EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION COOPERATIVE LEARNING SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS LEARNING DISABILITIES ACTION RESEARCH TEACHING AND LEARNING MODELS RESEARCH PROJECTS |
description |
O presente trabalho de investigação-ação vem no decorrer do Mestrado de 2º ciclo em Educação Especial – domínio cognitivo e motor. Com ele, pretendeu-se criar um conjunto de estratégias que permitissem a inclusão de um aluno de 9º ano na sua turma. Este aluno tem, desde 2008, um PEI por ter dificuldades cognitivas (dislexia fonológica a par de uma disortografia e discalculia) diagnosticadas por um gabinete de psicologia. Estas adaptações não são bem vistas pelos colegas da turma que o rejeitam e em situações extremas, chegam mesmo a desprezá-lo. O objetivo principal deste projeto é promover a interação, a cooperação, a entreajuda e a partilha, ou seja, a par do desenvolvimento de competências académicas, pretende-se que os alunos da turma desenvolvam valores morais e socio-afetivos, uma vez que contribuem para o sucesso das aprendizagens de todos com todos. Foram, ainda, abordados, na fundamentação teórica, a educação e a escola inclusiva, a aprendizagem cooperativa, as dificuldades de aprendizagem, a dislexia, disortografia, discalculia e, ainda, o Movimento da Escola Moderna, por terem sido duas das suas cinco estruturas organizativas de desenvolvimento curricular a base da nossa intervenção. Posteriormente, caraterizámos o projeto, a situação na qual se interveio e, por fim, o plano de ação implementado de forma a atingir os objetivos propostos. Na parte final, isto é, nas reflexões conclusivas, mostram-se os efeitos das estratégias utilizadas, nomeadamente, o trabalho cooperativo, uma vez que se tornaram promotoras das aprendizagens escolares e, concomitantemente, de valores morais e socio-afetivos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2015-04-27T19:11:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/6278 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/6278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131208489107456 |