As dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e a Educação inclusiva: o desafio de uma turma do 2º ano do Ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4785 |
Resumo: | O presente Trabalho de Projeto teve como objetivo a realização de uma intervenção junto de uma turma de 2º ano com dificuldades acrescidas, de que se destaca uma aluna com necessidades educativas especiais. A turma em questão é muito heterogénea havendo alunos com diferentes ritmos de aprendizagem. Muitos dos alunos provêm de um bairro social carente, o que se reflete na sua falta de motivação e interesse pela escola. Conhecedora dos problemas da turma procuramos com a professora titular da turma implementar metodologias, atividades e estratégias que fossem ao encontro das necessidades e interesses dos alunos. Deste modo planeámos a realização de uma intervenção na área de Língua Portuguesa e nas Competências Sociais, áreas que consideramos prioritárias. Tendo em conta, que toda a intervenção necessita de ser refletida ao longo do processo, seguimos uma metodologia de investigação-ação. Para a recolha e análise de dados seguimos as seguintes técnicas: pesquisa documental, observação naturalista, entrevistas e testes sociométricos. Durante a intervenção, trabalhámos com os alunos em pequenos grupos de trabalho cooperativo, de forma a melhorar os comportamentos e a aprendizagem de todos em especial os que tinham mais dificuldades e promover entre eles o espírito de entreajuda. Após análise e reflexão dos resultados obtidos na intervenção, constatámos que os alunos com mais dificuldades e mesmo a aluna com N.E.E., quando trabalhavam em pequenos grupos e ao interagirem com os colegas com mais capacidades demonstraram melhorias significativas na aprendizagem e uma maior sociabilidade. |
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As dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e a Educação inclusiva: o desafio de uma turma do 2º ano do Ensino básicoEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVAAPRENDIZAGEM COOPERATIVANECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSDIFICULDADES DE APRENDIZAGEMMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORINVESTIGAÇÃOEDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONCOOPERATIVE LEARNINGRESEARCHLEARNING DISABILITIESO presente Trabalho de Projeto teve como objetivo a realização de uma intervenção junto de uma turma de 2º ano com dificuldades acrescidas, de que se destaca uma aluna com necessidades educativas especiais. A turma em questão é muito heterogénea havendo alunos com diferentes ritmos de aprendizagem. Muitos dos alunos provêm de um bairro social carente, o que se reflete na sua falta de motivação e interesse pela escola. Conhecedora dos problemas da turma procuramos com a professora titular da turma implementar metodologias, atividades e estratégias que fossem ao encontro das necessidades e interesses dos alunos. Deste modo planeámos a realização de uma intervenção na área de Língua Portuguesa e nas Competências Sociais, áreas que consideramos prioritárias. Tendo em conta, que toda a intervenção necessita de ser refletida ao longo do processo, seguimos uma metodologia de investigação-ação. Para a recolha e análise de dados seguimos as seguintes técnicas: pesquisa documental, observação naturalista, entrevistas e testes sociométricos. Durante a intervenção, trabalhámos com os alunos em pequenos grupos de trabalho cooperativo, de forma a melhorar os comportamentos e a aprendizagem de todos em especial os que tinham mais dificuldades e promover entre eles o espírito de entreajuda. Após análise e reflexão dos resultados obtidos na intervenção, constatámos que os alunos com mais dificuldades e mesmo a aluna com N.E.E., quando trabalhavam em pequenos grupos e ao interagirem com os colegas com mais capacidades demonstraram melhorias significativas na aprendizagem e uma maior sociabilidade.The purpose of this Paper was an intervention with a 2nd grade class where a student with intellectual and development difficulties is inserted. This is a heterogeneous class, composed of students with different learning patterns. A large number of students live in a poor neighbourhood, which is reflected in their lack of motivation and interest in school. Knowing the class issues, I attempted, together with the teacher, to implement methods, activities and strategies that could meet the interests and needs of the pupils. Taking into account that all the intervention needs to be reflected throughout the entire process, we followed a methodology of investigation/action. During the intervention we worked with students in small groups of cooperative work, in order to improve the behaviours and learning of all students, in particular those who have more difficulties and to promote the spirit of mutual help. After analysing and reflection upon the results of the intervention, we noticed that the students with more learning difficulties, and even the student special education needs, working in small groups and interacting with colleagues with more learning abilities have shown important improvements both in their learning and social skills.2014-05-20T16:25:04Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4785porFigueira, Inês Sofia Jardiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:13Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:28.335357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente Trabalho de Projeto teve como objetivo a realização de uma intervenção junto de uma turma de 2º ano com dificuldades acrescidas, de que se destaca uma aluna com necessidades educativas especiais. A turma em questão é muito heterogénea havendo alunos com diferentes ritmos de aprendizagem. Muitos dos alunos provêm de um bairro social carente, o que se reflete na sua falta de motivação e interesse pela escola. Conhecedora dos problemas da turma procuramos com a professora titular da turma implementar metodologias, atividades e estratégias que fossem ao encontro das necessidades e interesses dos alunos. Deste modo planeámos a realização de uma intervenção na área de Língua Portuguesa e nas Competências Sociais, áreas que consideramos prioritárias. Tendo em conta, que toda a intervenção necessita de ser refletida ao longo do processo, seguimos uma metodologia de investigação-ação. Para a recolha e análise de dados seguimos as seguintes técnicas: pesquisa documental, observação naturalista, entrevistas e testes sociométricos. Durante a intervenção, trabalhámos com os alunos em pequenos grupos de trabalho cooperativo, de forma a melhorar os comportamentos e a aprendizagem de todos em especial os que tinham mais dificuldades e promover entre eles o espírito de entreajuda. Após análise e reflexão dos resultados obtidos na intervenção, constatámos que os alunos com mais dificuldades e mesmo a aluna com N.E.E., quando trabalhavam em pequenos grupos e ao interagirem com os colegas com mais capacidades demonstraram melhorias significativas na aprendizagem e uma maior sociabilidade. |
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