Desenvolvimento de competências, avaliação do desempenho e sistemas de recompensa: estudo comparativo entre o município de Abrantes e a Mairie de Parthenay

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruno Alfredo da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15368
Resumo: Os sistemas de avaliação do desempenho permitem medir os contributos individuais e colectivos na prossecução dos objectivos organizacionais. Mas antes de avaliar o desempenho dos colaboradores, é necessário desenvolver as suas competências. Para tal, deve ser realizado um adequado levantamento das necessidades de formação de forma a aplicar as correspondentes acções de formação, portanto, desenvolver o capital humano. Depois de avaliados os colaboradores, torna-se necessário diferenciar os desempenhos, reconhecendo os méritos ou deméritos através de adequados sistemas de recompensa, assim como medir o impacto deste desempenho nas respectivas carreiras profissionais. Assim, é objectivo deste trabalho proceder a uma análise comparativa de dois modelos de GRH (baseados em diplomas legais que diferem de país para país) em Instituições Públicas (administração local) de Portugal e França, nomeadamente no que respeita ao desenvolvimento de competências, avaliação do desempenho e sistemas de recompensa, entre a Câmara Municipal de Abrantes e a Mairie de Parthenay; ABSTRACT:The performance appraisal systems allow measure the individual and collective contributions in furthering the strategic objectives of organizations. But before making the assessment of performance of employees, it is necessary to develop their skills. This should be done with a proper survey of training needs in order to apply the relevant training, in other words, developing human capital. After evaluating the performance of employees, it is necessary to differentiate their performance, recognizing the merits or demerits, through appropriate reward systems, and measure the performance impact it has on their careers. Given this, this paper aims to carry out a comparative analysis of two HRM models (based on legal acts which differ from country to country) in Public Institutions (local government) from Portugal and France, particularly with regard to skills development, performance evaluation and reward systems, between the Municipality of Abrantes and Mairie de Parthenay.
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