Educação para o risco no 1ºciclo do ensino básico: prevenção de acidentes por queimaduras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Ana Rita Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38290
Resumo: A Educação para o Risco e as Escolas Promotoras da Saúde são pontos que se têm revelado essenciais na formação de cidadãos conscientes e ativos. Neste âmbito, tendo em conta que as queimaduras são uma das principais causas de acidentes, e sendo as crianças o grupo etário mais afetado, é essencial adquirir e aprofundar conhecimentos sobre esta temática e sobre como agir. Assim sendo, a presente investigação tem como foco a promoção da educação para a segurança, no 1.º ciclo do Ensino Básico, em articulação com a comunidade. Assim, o enquadramento teórico desta investigação incide sobre aspetos relevantes, que nos auxiliam na compreensão inerente à importância do tema apresentado e das suas áreas de abordagem, sendo elas: Educação para a Cidadania, Educação para a Saúde, incidência no programa de Estudo do Meio e, claro, pontos fulcrais da Educação para o Risco na componente das queimaduras. No que diz respeito às metodologias de investigação, este estudo encontra-se enquadrado numa abordagem de investigação qualitativa e com base na investigação sobre as práticas. Relativamente à recolha de dados, selecionei uma observação não estruturada, bem como inquéritos por entrevista e por questionário. Para que seja possível alcançar os objetivos propostos, é necessário analisar os conhecimentos prévios do grupo com o qual será desenvolvido o trabalho e trabalhar os conteúdos seguindo uma sequência didática que possibilite a aprendizagem dos alunos. Assim, a sequência didática planeada para a minha intervenção foi pensada de modo a apresentar atividades que permitam trabalhar os conteúdos de forma lúdica e com um caráter prático, com o manuseamento de objetos por parte dos alunos, para que estes se sintam cativados e convidados a aprender mais sobre as queimaduras e formas de prevenção. Tendo em conta a situação pandémica que nos assola atualmente (COVID 19), não foi possível aplicar a minha intervenção numa escola. Deste modo, nas considerações finais, apenas realizarei um balanço global do trabalho desenvolvido e do que poderia ser expectável
id RCAP_8b6e169958e8f655c71e701ef655f549
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38290
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para o risco no 1ºciclo do ensino básico: prevenção de acidentes por queimadurasEducação para a cidadaniaEducação para o riscoPrevenção de acidentesQueimaduras1º ciclo do Ensino BásicoCitizens EducationRisk EducationAccidents PreventionSkin Burns1 st cycle of schoolingA Educação para o Risco e as Escolas Promotoras da Saúde são pontos que se têm revelado essenciais na formação de cidadãos conscientes e ativos. Neste âmbito, tendo em conta que as queimaduras são uma das principais causas de acidentes, e sendo as crianças o grupo etário mais afetado, é essencial adquirir e aprofundar conhecimentos sobre esta temática e sobre como agir. Assim sendo, a presente investigação tem como foco a promoção da educação para a segurança, no 1.º ciclo do Ensino Básico, em articulação com a comunidade. Assim, o enquadramento teórico desta investigação incide sobre aspetos relevantes, que nos auxiliam na compreensão inerente à importância do tema apresentado e das suas áreas de abordagem, sendo elas: Educação para a Cidadania, Educação para a Saúde, incidência no programa de Estudo do Meio e, claro, pontos fulcrais da Educação para o Risco na componente das queimaduras. No que diz respeito às metodologias de investigação, este estudo encontra-se enquadrado numa abordagem de investigação qualitativa e com base na investigação sobre as práticas. Relativamente à recolha de dados, selecionei uma observação não estruturada, bem como inquéritos por entrevista e por questionário. Para que seja possível alcançar os objetivos propostos, é necessário analisar os conhecimentos prévios do grupo com o qual será desenvolvido o trabalho e trabalhar os conteúdos seguindo uma sequência didática que possibilite a aprendizagem dos alunos. Assim, a sequência didática planeada para a minha intervenção foi pensada de modo a apresentar atividades que permitam trabalhar os conteúdos de forma lúdica e com um caráter prático, com o manuseamento de objetos por parte dos alunos, para que estes se sintam cativados e convidados a aprender mais sobre as queimaduras e formas de prevenção. Tendo em conta a situação pandémica que nos assola atualmente (COVID 19), não foi possível aplicar a minha intervenção numa escola. Deste modo, nas considerações finais, apenas realizarei um balanço global do trabalho desenvolvido e do que poderia ser expectávelThe Education for Risk and Health Promoting Schools are essential for the shaping of conscious and active citizens. In this context, we can say that burns are a major cause of accidents where children are the most affected group and it is essential to acquire the knowledge about this topic and competences about how to act. Therefore, this investigation focuses on the promotion of education for safety, in collaboration with the community. Therefore, the theoretical framework focuses on relevant aspects, which help us to understand the importance of this theme and the areas of approach, namely: education for citizenship, health education, curriculum guidelines and focal points of risk education, specifically about burns. Regarding the methodology, this study is framed within a qualitative research approach, based on practice research. To collect the data, I will use an unstructured observation, as well as interview and questionnaire surveys. In order to achieve what is proposed, we need to know students’ previous knowledge and approach contents in a didactic sequence that promotes students’ learning. For this reason, the didactic sequence planned for my intervention was designed to allow the presentation of activities that enable learning in a practical and playful way, including handling objects, so students can feel captivated and invited to learn more about burns and burns prevention. Considering the pandemic situation that devastates us (COVID- 19), it was impossible to apply my intervention in a school. In this way, in the final considerations, I will only carry out a global a balance of the work developed and what could be expectedFreitas, José MiguelSimões, Helena Maria EspadaRepositório ComumMaia, Ana Rita Rodrigues2021-12-15T10:38:19Z2021-112021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38290TID:203007247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:57.600377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para o risco no 1ºciclo do ensino básico: prevenção de acidentes por queimaduras
title Educação para o risco no 1ºciclo do ensino básico: prevenção de acidentes por queimaduras
spellingShingle Educação para o risco no 1ºciclo do ensino básico: prevenção de acidentes por queimaduras
Maia, Ana Rita Rodrigues
Educação para a cidadania
Educação para o risco
Prevenção de acidentes
Queimaduras
1º ciclo do Ensino Básico
Citizens Education
Risk Education
Accidents Prevention
Skin Burns
1 st cycle of schooling
title_short Educação para o risco no 1ºciclo do ensino básico: prevenção de acidentes por queimaduras
title_full Educação para o risco no 1ºciclo do ensino básico: prevenção de acidentes por queimaduras
title_fullStr Educação para o risco no 1ºciclo do ensino básico: prevenção de acidentes por queimaduras
title_full_unstemmed Educação para o risco no 1ºciclo do ensino básico: prevenção de acidentes por queimaduras
title_sort Educação para o risco no 1ºciclo do ensino básico: prevenção de acidentes por queimaduras
author Maia, Ana Rita Rodrigues
author_facet Maia, Ana Rita Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, José Miguel
Simões, Helena Maria Espada
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Ana Rita Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a cidadania
Educação para o risco
Prevenção de acidentes
Queimaduras
1º ciclo do Ensino Básico
Citizens Education
Risk Education
Accidents Prevention
Skin Burns
1 st cycle of schooling
topic Educação para a cidadania
Educação para o risco
Prevenção de acidentes
Queimaduras
1º ciclo do Ensino Básico
Citizens Education
Risk Education
Accidents Prevention
Skin Burns
1 st cycle of schooling
description A Educação para o Risco e as Escolas Promotoras da Saúde são pontos que se têm revelado essenciais na formação de cidadãos conscientes e ativos. Neste âmbito, tendo em conta que as queimaduras são uma das principais causas de acidentes, e sendo as crianças o grupo etário mais afetado, é essencial adquirir e aprofundar conhecimentos sobre esta temática e sobre como agir. Assim sendo, a presente investigação tem como foco a promoção da educação para a segurança, no 1.º ciclo do Ensino Básico, em articulação com a comunidade. Assim, o enquadramento teórico desta investigação incide sobre aspetos relevantes, que nos auxiliam na compreensão inerente à importância do tema apresentado e das suas áreas de abordagem, sendo elas: Educação para a Cidadania, Educação para a Saúde, incidência no programa de Estudo do Meio e, claro, pontos fulcrais da Educação para o Risco na componente das queimaduras. No que diz respeito às metodologias de investigação, este estudo encontra-se enquadrado numa abordagem de investigação qualitativa e com base na investigação sobre as práticas. Relativamente à recolha de dados, selecionei uma observação não estruturada, bem como inquéritos por entrevista e por questionário. Para que seja possível alcançar os objetivos propostos, é necessário analisar os conhecimentos prévios do grupo com o qual será desenvolvido o trabalho e trabalhar os conteúdos seguindo uma sequência didática que possibilite a aprendizagem dos alunos. Assim, a sequência didática planeada para a minha intervenção foi pensada de modo a apresentar atividades que permitam trabalhar os conteúdos de forma lúdica e com um caráter prático, com o manuseamento de objetos por parte dos alunos, para que estes se sintam cativados e convidados a aprender mais sobre as queimaduras e formas de prevenção. Tendo em conta a situação pandémica que nos assola atualmente (COVID 19), não foi possível aplicar a minha intervenção numa escola. Deste modo, nas considerações finais, apenas realizarei um balanço global do trabalho desenvolvido e do que poderia ser expectável
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15T10:38:19Z
2021-11
2021-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38290
TID:203007247
url http://hdl.handle.net/10400.26/38290
identifier_str_mv TID:203007247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135390581391360