Educação para o risco no 1ºciclo do ensino básico: prevenção de acidentes por queimaduras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38290 |
Resumo: | A Educação para o Risco e as Escolas Promotoras da Saúde são pontos que se têm revelado essenciais na formação de cidadãos conscientes e ativos. Neste âmbito, tendo em conta que as queimaduras são uma das principais causas de acidentes, e sendo as crianças o grupo etário mais afetado, é essencial adquirir e aprofundar conhecimentos sobre esta temática e sobre como agir. Assim sendo, a presente investigação tem como foco a promoção da educação para a segurança, no 1.º ciclo do Ensino Básico, em articulação com a comunidade. Assim, o enquadramento teórico desta investigação incide sobre aspetos relevantes, que nos auxiliam na compreensão inerente à importância do tema apresentado e das suas áreas de abordagem, sendo elas: Educação para a Cidadania, Educação para a Saúde, incidência no programa de Estudo do Meio e, claro, pontos fulcrais da Educação para o Risco na componente das queimaduras. No que diz respeito às metodologias de investigação, este estudo encontra-se enquadrado numa abordagem de investigação qualitativa e com base na investigação sobre as práticas. Relativamente à recolha de dados, selecionei uma observação não estruturada, bem como inquéritos por entrevista e por questionário. Para que seja possível alcançar os objetivos propostos, é necessário analisar os conhecimentos prévios do grupo com o qual será desenvolvido o trabalho e trabalhar os conteúdos seguindo uma sequência didática que possibilite a aprendizagem dos alunos. Assim, a sequência didática planeada para a minha intervenção foi pensada de modo a apresentar atividades que permitam trabalhar os conteúdos de forma lúdica e com um caráter prático, com o manuseamento de objetos por parte dos alunos, para que estes se sintam cativados e convidados a aprender mais sobre as queimaduras e formas de prevenção. Tendo em conta a situação pandémica que nos assola atualmente (COVID 19), não foi possível aplicar a minha intervenção numa escola. Deste modo, nas considerações finais, apenas realizarei um balanço global do trabalho desenvolvido e do que poderia ser expectável |
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Educação para o risco no 1ºciclo do ensino básico: prevenção de acidentes por queimadurasEducação para a cidadaniaEducação para o riscoPrevenção de acidentesQueimaduras1º ciclo do Ensino BásicoCitizens EducationRisk EducationAccidents PreventionSkin Burns1 st cycle of schoolingA Educação para o Risco e as Escolas Promotoras da Saúde são pontos que se têm revelado essenciais na formação de cidadãos conscientes e ativos. Neste âmbito, tendo em conta que as queimaduras são uma das principais causas de acidentes, e sendo as crianças o grupo etário mais afetado, é essencial adquirir e aprofundar conhecimentos sobre esta temática e sobre como agir. Assim sendo, a presente investigação tem como foco a promoção da educação para a segurança, no 1.º ciclo do Ensino Básico, em articulação com a comunidade. Assim, o enquadramento teórico desta investigação incide sobre aspetos relevantes, que nos auxiliam na compreensão inerente à importância do tema apresentado e das suas áreas de abordagem, sendo elas: Educação para a Cidadania, Educação para a Saúde, incidência no programa de Estudo do Meio e, claro, pontos fulcrais da Educação para o Risco na componente das queimaduras. No que diz respeito às metodologias de investigação, este estudo encontra-se enquadrado numa abordagem de investigação qualitativa e com base na investigação sobre as práticas. Relativamente à recolha de dados, selecionei uma observação não estruturada, bem como inquéritos por entrevista e por questionário. Para que seja possível alcançar os objetivos propostos, é necessário analisar os conhecimentos prévios do grupo com o qual será desenvolvido o trabalho e trabalhar os conteúdos seguindo uma sequência didática que possibilite a aprendizagem dos alunos. Assim, a sequência didática planeada para a minha intervenção foi pensada de modo a apresentar atividades que permitam trabalhar os conteúdos de forma lúdica e com um caráter prático, com o manuseamento de objetos por parte dos alunos, para que estes se sintam cativados e convidados a aprender mais sobre as queimaduras e formas de prevenção. Tendo em conta a situação pandémica que nos assola atualmente (COVID 19), não foi possível aplicar a minha intervenção numa escola. Deste modo, nas considerações finais, apenas realizarei um balanço global do trabalho desenvolvido e do que poderia ser expectávelThe Education for Risk and Health Promoting Schools are essential for the shaping of conscious and active citizens. In this context, we can say that burns are a major cause of accidents where children are the most affected group and it is essential to acquire the knowledge about this topic and competences about how to act. Therefore, this investigation focuses on the promotion of education for safety, in collaboration with the community. Therefore, the theoretical framework focuses on relevant aspects, which help us to understand the importance of this theme and the areas of approach, namely: education for citizenship, health education, curriculum guidelines and focal points of risk education, specifically about burns. Regarding the methodology, this study is framed within a qualitative research approach, based on practice research. To collect the data, I will use an unstructured observation, as well as interview and questionnaire surveys. In order to achieve what is proposed, we need to know students’ previous knowledge and approach contents in a didactic sequence that promotes students’ learning. For this reason, the didactic sequence planned for my intervention was designed to allow the presentation of activities that enable learning in a practical and playful way, including handling objects, so students can feel captivated and invited to learn more about burns and burns prevention. Considering the pandemic situation that devastates us (COVID- 19), it was impossible to apply my intervention in a school. In this way, in the final considerations, I will only carry out a global a balance of the work developed and what could be expectedFreitas, José MiguelSimões, Helena Maria EspadaRepositório ComumMaia, Ana Rita Rodrigues2021-12-15T10:38:19Z2021-112021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38290TID:203007247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:57.600377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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