A Formação de Professores Monitores da Telescola: O Contributo do espólio do Orientador Pedagógico Professor Bernardino Gonçalves Sobral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/13024 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Secundário |
id |
RCAP_8b6e2621235e91d9896806c94d0530fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/13024 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Formação de Professores Monitores da Telescola: O Contributo do espólio do Orientador Pedagógico Professor Bernardino Gonçalves SobralEnsino em PortugalTelescolaAgentes do ensino da telescolaFormação de monitores de telescolaProfessores monitoresOrientador pedagógicoDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3o Ciclo do Ensino Básico e no SecundárioEste trabalho de investigação pretende contribuir para História do Ensino da Matemática, em Portugal, nomeadamente, no que concerne ao tipo de formação ministrada aos Professores Monitores do Ensino Telescola, designada por “Formação dos Professores Monitores” no período de 1977 a 1990. Para tal foi realizado um levantamento e análise de materiais relativos ao Ensino Telescola do espólio do Professor Bernardino Gonçalves Sobral, uma vez que este esteve ligado ao Ensino Telescola não só como professor monitor, mas também orientador pedagógico. A nossa investigação documental foi complementada por entrevistas ao mesmo permitindo-nos esclarecer questões que iam surgindo ao longo da análise documental. Foi possível ainda constituir um arquivo, em formato digital, de todo o material disponibilizado pelo Professor Bernardino Gonçalves Sobral. Mais especificamente, constituiu-se um arquivo respeitante à documentação referente à Formação de Professores e à disciplina de Matemática, parte do qual foi utilizado na realização deste trabalho de investigação. Esta dissertação compõe-se de seis capítulos. Começámos por contextualizar e definir os objetivos deste estudo. Passámos depois para a metodologia de investigação, focando a metodologia de investigação qualitativa e a metodologia de investigação histórica em educação. Apresentámos a seguir uma breve caraterização do ensino Telescola. De seguida debruçámo-nos acerca dos agentes de ensino: equipas pedagógicas, orientadores pedagógicos e professores monitores. Depois dedicámo-nos à caraterização da formação de professores monitores. Por fim apresentámos as conclusões e algumas considerações finais, terminando com as referências documentais e bibliografias gerais.Faculdade de Ciências e TecnologiaSantiago, AnaRUNVieira, Ana Maria do Rosário Mendes2014-07-31T11:05:13Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/13024porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:47:41Zoai:run.unl.pt:10362/13024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:21:01.666606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Formação de Professores Monitores da Telescola: O Contributo do espólio do Orientador Pedagógico Professor Bernardino Gonçalves Sobral |
title |
A Formação de Professores Monitores da Telescola: O Contributo do espólio do Orientador Pedagógico Professor Bernardino Gonçalves Sobral |
spellingShingle |
A Formação de Professores Monitores da Telescola: O Contributo do espólio do Orientador Pedagógico Professor Bernardino Gonçalves Sobral Vieira, Ana Maria do Rosário Mendes Ensino em Portugal Telescola Agentes do ensino da telescola Formação de monitores de telescola Professores monitores Orientador pedagógico |
title_short |
A Formação de Professores Monitores da Telescola: O Contributo do espólio do Orientador Pedagógico Professor Bernardino Gonçalves Sobral |
title_full |
A Formação de Professores Monitores da Telescola: O Contributo do espólio do Orientador Pedagógico Professor Bernardino Gonçalves Sobral |
title_fullStr |
A Formação de Professores Monitores da Telescola: O Contributo do espólio do Orientador Pedagógico Professor Bernardino Gonçalves Sobral |
title_full_unstemmed |
A Formação de Professores Monitores da Telescola: O Contributo do espólio do Orientador Pedagógico Professor Bernardino Gonçalves Sobral |
title_sort |
A Formação de Professores Monitores da Telescola: O Contributo do espólio do Orientador Pedagógico Professor Bernardino Gonçalves Sobral |
author |
Vieira, Ana Maria do Rosário Mendes |
author_facet |
Vieira, Ana Maria do Rosário Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santiago, Ana RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Ana Maria do Rosário Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino em Portugal Telescola Agentes do ensino da telescola Formação de monitores de telescola Professores monitores Orientador pedagógico |
topic |
Ensino em Portugal Telescola Agentes do ensino da telescola Formação de monitores de telescola Professores monitores Orientador pedagógico |
description |
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Secundário |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-31T11:05:13Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/13024 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/13024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137851069169664 |