A reorganização Administrativa das Freguesias: impactos sociais versus Impactos financeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, José Alberto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10998
Resumo: José Alberto Gonçalves Portugal tem, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, 4259 freguesias. A organização, das freguesias, que vigora conta já com mais de um século de existência e foi criada numa realidade em que a exigência contava com uma grande presença física dos poderes públicos junto das populações, uma presença assídua e muito disponível em virtude do isolamento próprio da altura. O debate sobre a organização do poder local não é recente, já que há muito se fala na necessidade de concentrar esforços no sentido da optimização do poder e dimensão das freguesias, na necessidade de maximização do financiamento público das freguesias bem como na necessidade de actualizar o modelo de organização política (nomeadamente a questão relativa à participação dos eleitos pelas freguesias nas assembleias municipais). Estas questões tornaram-se ainda mais evidentes face à realidade económica e financeira actual, acumulando-se um conjunto de situações e problemas que a limita funcionalidade e a dignidade do exercício do poder autárquico. Alguns exemplos são a crescente desertificação de regiões do território, a parcial sobreposição de competências entre municípios e freguesias, a excessiva fragmentação territorial e a exiguidade da capacidade financeira. Desta forma, é a própria qualidade da nossa democracia que se vê afectada já que as freguesias, que em nossa opinião são o elemento que, mais próximo do cidadão, possibilita uma maior e melhor cidadania, se encontram limitadas e constrangidas no âmbito da sua acção. Nesse sentido, torna-se necessário proceder a uma reforma territorial que vise promover a reforma administrativa e organizacional e que garanta às freguesias dimensão e capacidade financeira para cumprirem com a sua missão. Os impactos quer a nível social, quer a nível financeiro, são aquilo a podemos chamar de eficácia das competências e eficiência do poder local, como serviços dedicados e próximos das populações por parte do Estado. O objetivo deste estudo é recolher, investigar a analisar a influência que esses serviços exerceram junto dos fregueses após a tão controversa e complicada Reorganização Administrativa do Poder Local, acente no documento Verde e legislada pela Lei 75/2013 e perceber se houve impactos sociais e financeiros e se foram positivos e/ou negativos. A realização deste estudo apresenta um contributo interessante para o corpo da literatura relacionada com a gestão pública e empresarial, podendo ser aplicado em outras realidades do país. A nossa investigação, baseou-se na opinião dos habitantes/residentes nas aldeias que fazem parte das catorze freguesias que compõem o concelho de Carrazeda de Ansiães. A opinião foi manifestada através de questionários entregues porta à porta, e uma vez preenchidos foram recolhidos por nós de forma idêntica. Após uma análise minuciosa aos mesmos foram compilados os dados em excel, o que nos permitiu a construção de tabelas com os valores em percentagem, onde se pode e é de fácil compreensão compreender e verificar o pensamento e opinião dos fregueses. Nós não quisemos fazer uma investigação que não acentasse na dúvida, porque gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo. Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir, e no nosso estudo, o reinventar foi um dos maiores desafios, pois não nos podemos esqucer que foi elaborado na sua totalidade em plena pandemia.
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Estas questões tornaram-se ainda mais evidentes face à realidade económica e financeira actual, acumulando-se um conjunto de situações e problemas que a limita funcionalidade e a dignidade do exercício do poder autárquico. Alguns exemplos são a crescente desertificação de regiões do território, a parcial sobreposição de competências entre municípios e freguesias, a excessiva fragmentação territorial e a exiguidade da capacidade financeira. Desta forma, é a própria qualidade da nossa democracia que se vê afectada já que as freguesias, que em nossa opinião são o elemento que, mais próximo do cidadão, possibilita uma maior e melhor cidadania, se encontram limitadas e constrangidas no âmbito da sua acção. Nesse sentido, torna-se necessário proceder a uma reforma territorial que vise promover a reforma administrativa e organizacional e que garanta às freguesias dimensão e capacidade financeira para cumprirem com a sua missão. Os impactos quer a nível social, quer a nível financeiro, são aquilo a podemos chamar de eficácia das competências e eficiência do poder local, como serviços dedicados e próximos das populações por parte do Estado. O objetivo deste estudo é recolher, investigar a analisar a influência que esses serviços exerceram junto dos fregueses após a tão controversa e complicada Reorganização Administrativa do Poder Local, acente no documento Verde e legislada pela Lei 75/2013 e perceber se houve impactos sociais e financeiros e se foram positivos e/ou negativos. A realização deste estudo apresenta um contributo interessante para o corpo da literatura relacionada com a gestão pública e empresarial, podendo ser aplicado em outras realidades do país. A nossa investigação, baseou-se na opinião dos habitantes/residentes nas aldeias que fazem parte das catorze freguesias que compõem o concelho de Carrazeda de Ansiães. A opinião foi manifestada através de questionários entregues porta à porta, e uma vez preenchidos foram recolhidos por nós de forma idêntica. Após uma análise minuciosa aos mesmos foram compilados os dados em excel, o que nos permitiu a construção de tabelas com os valores em percentagem, onde se pode e é de fácil compreensão compreender e verificar o pensamento e opinião dos fregueses. Nós não quisemos fazer uma investigação que não acentasse na dúvida, porque gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo. Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir, e no nosso estudo, o reinventar foi um dos maiores desafios, pois não nos podemos esqucer que foi elaborado na sua totalidade em plena pandemia.Portugal has, according to the National Institute of Statistics, 4259 parishes. The organization of the parishes, which is in force, has already been in existence for over a century and was created in a reality in which the demand had a great physical presence of the public authorities with the populations, a constant presence and very available due to its own isolation. of height. The debate on the organization of local government is not recent, as there has long been talk of the need to concentrate efforts towards optimizing the power and size of parishes, the need to maximize public funding for parishes as well as the need to update the model of political organization (namely the question concerning the participation of those elected by the parishes in municipal assemblies). These issues have become even more evident in light of the current economic and financial reality, with a set of situations and problems accumulating that limit the functionality and dignity of the exercise of municipal power. Some examples are the growing desertification of regions in the territory, the partial overlapping of competences between municipalities and parishes, excessive territorial fragmentation and limited financial capacity. In this way, it is the very quality of our democracy that is affected as the parishes, which in our opinion are the element that, closer to the citizen, enables greater and better citizenship, are limited and constrained in the scope of their action. . In this sense, it is necessary to carry out a territorial reform aimed at promoting administrative and organizational reform and guaranteeing the size and financial capacity of parishes to fulfill their mission. The impacts whether on a social or financial level, they are what we can call the effectiveness of the competences and efficiency of the local government, as dedicated services that are close to the populations by the State. The aim of this study is to collect, investigate and analyze the influence that these services exerted on customers after the so controversial and complicated Administrative Reorganization of Local Government, based on the Green document and legislated by Law 75/2013, and to see if there were social and financial impacts and whether they were positive and/or negative. This study presents an interesting contribution to the body of literature related to public and business management, which can be replicated in other realities in the country. Our investigation was based on the opinion of the inhabitants/residents of the villages that are part of the fourteen parishes that make up the municipality of Carrazeda de Ansiães. The opinion was expressed through questionnaires delivered door to door, and once filled in, they were collected by us in the same way. After a thorough analysis, the data were compiled in Excel, which allowed us to build tables with percentage values, where it is easy to understand and understand and verify the thoughts and opinions of customers. We did not want to carry out an investigation that did not rely on doubt, because people who have no doubts are not capable of innovating, of reinventing, they are not capable of doing otherwise. People who have no doubts can only repeat, and in our study, reinventing was one of the biggest challenges, as we cannot forget that it was elaborated in its entirety in the midst of the pandemic.2022-01-24T15:30:36Z2021-09-17T00:00:00Z2021-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10998porGonçalves, José Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:53Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:09.038623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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