Olha-me e segue-me: perspectivas sobre a representação do género feminino na arte portuguesa entre 1880-1930
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/50695 |
Resumo: | A posição privilegiada que o artista detinha permitia-lhe registar, através da sua prática, a complexidade da sociedade em que se inseria. Ao longo do final do século XIX e no início do século XX, à semelhança de períodos anteriores, a produção artística demonstrou interesse no modo como o género feminino vivia. A presente dissertação aborda esse fascínio provocado pela figura da mulher, analisando a diversificação de espaços por ela ocupados e representados pela produção artística. Mediante a defesa de uma arte que se pretendia moderna, adequando-se à sociedade na qual era produzida, os artistas serviram-se da sua prática para reflectir acerca das questões que demarcavam o seu tempo. E, nesse sentido, as questões relacionadas com a vivência do género feminino não foram excepção. Através de abordagens mais ou menos idealizadas, consoante a escolha efectuada pelo artista, as obras deste período testemunham a complexidade da vivência do género feminino, constituindo-se, assim, como o nosso objecto de estudo. Conforme veremos, as actividades desempenhadas pelas mulheres representadas nas obras de arte que escolhemos analisar, o modo como elas são representadas e até mesmo os espaços nos quais são retratadas, poderão ilustrar um modelo de mulher ideal. Caracterizando assim um cânone de beleza, de vivência, que limitava as actividades desempenhadas pelas mulheres àquelas que eram consideradas como adequadas à sua condição como: a leitura, a escrita, o consumo de bens de luxo. Todos estes aspectos são registados na obra de arte. Esta padronização da vivência do género feminino foi, contudo, contornada por alguns artistas, designadamente pelos seus pares, conforme teremos oportunidade de observar. O nosso estudo percorre, assim, o período entre 1880 e 1930, observando a evolução da condição feminina na obra de arte. |
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Olha-me e segue-me: perspectivas sobre a representação do género feminino na arte portuguesa entre 1880-1930Arte - 1880-1930 - Temas, motivosMulheres - Na arteCorpo humano - Na arteMulheres - Condições sociais - 1880-1930Teses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA posição privilegiada que o artista detinha permitia-lhe registar, através da sua prática, a complexidade da sociedade em que se inseria. Ao longo do final do século XIX e no início do século XX, à semelhança de períodos anteriores, a produção artística demonstrou interesse no modo como o género feminino vivia. A presente dissertação aborda esse fascínio provocado pela figura da mulher, analisando a diversificação de espaços por ela ocupados e representados pela produção artística. Mediante a defesa de uma arte que se pretendia moderna, adequando-se à sociedade na qual era produzida, os artistas serviram-se da sua prática para reflectir acerca das questões que demarcavam o seu tempo. E, nesse sentido, as questões relacionadas com a vivência do género feminino não foram excepção. Através de abordagens mais ou menos idealizadas, consoante a escolha efectuada pelo artista, as obras deste período testemunham a complexidade da vivência do género feminino, constituindo-se, assim, como o nosso objecto de estudo. Conforme veremos, as actividades desempenhadas pelas mulheres representadas nas obras de arte que escolhemos analisar, o modo como elas são representadas e até mesmo os espaços nos quais são retratadas, poderão ilustrar um modelo de mulher ideal. Caracterizando assim um cânone de beleza, de vivência, que limitava as actividades desempenhadas pelas mulheres àquelas que eram consideradas como adequadas à sua condição como: a leitura, a escrita, o consumo de bens de luxo. Todos estes aspectos são registados na obra de arte. Esta padronização da vivência do género feminino foi, contudo, contornada por alguns artistas, designadamente pelos seus pares, conforme teremos oportunidade de observar. O nosso estudo percorre, assim, o período entre 1880 e 1930, observando a evolução da condição feminina na obra de arte.The privileged position that the artist held allowed him to register, through his practice, the complexity of the society in which he lived. Throughout the late nineteenth and early twentieth centuries, as in previous periods, artistic production showed interest in how women lived. The present dissertation addresses this fascination provoked by the female existence, analysing the diversification of spaces occupied by her and represented by the artists. Through the defense of art that should illustrate a modern way of living, adapting itself to the society in which it was created, the artists used their work to reflect on the issues that demarcated their time. And, in this sense, issues related to the experience of women were no exception. Through more or less idealised approaches, depending on the artist's choice, the works of this period testify to the complexity of the female's experience, thus making up our object of study. The activities performed by women in the artworks, the way they are represented, and even the spaces in which they are portrayed, may illustrate an ideal woman model. This way, they can characterise a specific canon, which limited the activities performed by women to those that were appropriate for their condition, such as reading, writing, and the consumption of luxury goods. The artwork registers all these aspects. This standardization of women's daily life was, yet, circumvented by their peers, as we will see. Our research concerns the period between 1880 and 1930, analysing the evolution of the feminine condition in the work of art.Vale, Teresa Leonor doRepositório da Universidade de LisboaPinheiro, Maria da Luz Quintão de Jesus2022-01-04T15:58:01Z2021-12-132022-01-022021-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/50695TID:202837785porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:55:01Zoai:repositorio.ul.pt:10451/50695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:02:06.419789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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