A inclusão de alunos surdos em uma escola de tempo integral profissionalizante no município de Axixá – MA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41689 |
Resumo: | A população surda no Brasil vem tomando a sua importância ao longo dos séculos, porém ainda são necessários incentivos públicos para que esta trajetória tenha sucesso um dos principais pontos é a sua formação profissionalizante. Sob esta ótica quatro projetos são propostos pela autora do trabalho envolvendo três alunas surdas para a alfabetização na linguagem LIBRAS e na Língua Portuguesa, formação básica em informática, interação com escolas da região e formação à distância durante a pandemia. O referencial teórico se desenvolve pela necessidade de que o discurso inclusivo é importante, porém sair das muros da escola, com ações práticas com foco em que o surdo possa gerar a sua própria renda é muito mais importante. A pesquisa é desenvolvida sob uma perspectiva descritiva e exploratória, onde a pesquisadora traça um diagnóstico dos quatro projetos sob os parâmetros definidos por Fernandes (2020) para três tópicos julgados como fundamentais para quaisquer práticas pedagógicas: inclusão, tecnologia e pontos de melhoria. Os resultados demonstraram que as três alunas surdas se beneficiaram com estes projetos, assimilando os conhecimentos propostos nos projetos, sendo que se destacaram no último projeto, quando houve a participação de outros alunos com e sem deficiência. As práticas pedagógicas devem ser estimuladas a saírem dos muros da escola para que haja a dinâmica da inclusão do surdo pelo que formação foi direcionada para a necessidade local. Contudo, apesar dos esforços envidados pela pesquisadora, até o fechamento deste relatório referente aos projetos implementados, as alunas surdas ainda não haviam conseguido colocação no mercado de trabalho. Acreditamos que tal possa vir a acontecer se políticas de incentivo laborais inclusivas no município forem dinamizadas. Esperamos que este trabalho contribua para o efeito, divulgando o potencial destas jovens para o mercado de trabalho local. |
id |
RCAP_8b8ffce7ef6b4da7a618192b9c33b49d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41689 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A inclusão de alunos surdos em uma escola de tempo integral profissionalizante no município de Axixá – MAFormaçãoInclusãoEducação EspecialSurdosAxixáA população surda no Brasil vem tomando a sua importância ao longo dos séculos, porém ainda são necessários incentivos públicos para que esta trajetória tenha sucesso um dos principais pontos é a sua formação profissionalizante. Sob esta ótica quatro projetos são propostos pela autora do trabalho envolvendo três alunas surdas para a alfabetização na linguagem LIBRAS e na Língua Portuguesa, formação básica em informática, interação com escolas da região e formação à distância durante a pandemia. O referencial teórico se desenvolve pela necessidade de que o discurso inclusivo é importante, porém sair das muros da escola, com ações práticas com foco em que o surdo possa gerar a sua própria renda é muito mais importante. A pesquisa é desenvolvida sob uma perspectiva descritiva e exploratória, onde a pesquisadora traça um diagnóstico dos quatro projetos sob os parâmetros definidos por Fernandes (2020) para três tópicos julgados como fundamentais para quaisquer práticas pedagógicas: inclusão, tecnologia e pontos de melhoria. Os resultados demonstraram que as três alunas surdas se beneficiaram com estes projetos, assimilando os conhecimentos propostos nos projetos, sendo que se destacaram no último projeto, quando houve a participação de outros alunos com e sem deficiência. As práticas pedagógicas devem ser estimuladas a saírem dos muros da escola para que haja a dinâmica da inclusão do surdo pelo que formação foi direcionada para a necessidade local. Contudo, apesar dos esforços envidados pela pesquisadora, até o fechamento deste relatório referente aos projetos implementados, as alunas surdas ainda não haviam conseguido colocação no mercado de trabalho. Acreditamos que tal possa vir a acontecer se políticas de incentivo laborais inclusivas no município forem dinamizadas. Esperamos que este trabalho contribua para o efeito, divulgando o potencial destas jovens para o mercado de trabalho local.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumReis, Alcenira Pestana2022-08-29T08:29:29Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41689203055403porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-15T02:15:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41689Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:40.868683Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão de alunos surdos em uma escola de tempo integral profissionalizante no município de Axixá – MA |
title |
A inclusão de alunos surdos em uma escola de tempo integral profissionalizante no município de Axixá – MA |
spellingShingle |
A inclusão de alunos surdos em uma escola de tempo integral profissionalizante no município de Axixá – MA Reis, Alcenira Pestana Formação Inclusão Educação Especial Surdos Axixá |
title_short |
A inclusão de alunos surdos em uma escola de tempo integral profissionalizante no município de Axixá – MA |
title_full |
A inclusão de alunos surdos em uma escola de tempo integral profissionalizante no município de Axixá – MA |
title_fullStr |
A inclusão de alunos surdos em uma escola de tempo integral profissionalizante no município de Axixá – MA |
title_full_unstemmed |
A inclusão de alunos surdos em uma escola de tempo integral profissionalizante no município de Axixá – MA |
title_sort |
A inclusão de alunos surdos em uma escola de tempo integral profissionalizante no município de Axixá – MA |
author |
Reis, Alcenira Pestana |
author_facet |
Reis, Alcenira Pestana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Alcenira Pestana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inclusão Educação Especial Surdos Axixá |
topic |
Formação Inclusão Educação Especial Surdos Axixá |
description |
A população surda no Brasil vem tomando a sua importância ao longo dos séculos, porém ainda são necessários incentivos públicos para que esta trajetória tenha sucesso um dos principais pontos é a sua formação profissionalizante. Sob esta ótica quatro projetos são propostos pela autora do trabalho envolvendo três alunas surdas para a alfabetização na linguagem LIBRAS e na Língua Portuguesa, formação básica em informática, interação com escolas da região e formação à distância durante a pandemia. O referencial teórico se desenvolve pela necessidade de que o discurso inclusivo é importante, porém sair das muros da escola, com ações práticas com foco em que o surdo possa gerar a sua própria renda é muito mais importante. A pesquisa é desenvolvida sob uma perspectiva descritiva e exploratória, onde a pesquisadora traça um diagnóstico dos quatro projetos sob os parâmetros definidos por Fernandes (2020) para três tópicos julgados como fundamentais para quaisquer práticas pedagógicas: inclusão, tecnologia e pontos de melhoria. Os resultados demonstraram que as três alunas surdas se beneficiaram com estes projetos, assimilando os conhecimentos propostos nos projetos, sendo que se destacaram no último projeto, quando houve a participação de outros alunos com e sem deficiência. As práticas pedagógicas devem ser estimuladas a saírem dos muros da escola para que haja a dinâmica da inclusão do surdo pelo que formação foi direcionada para a necessidade local. Contudo, apesar dos esforços envidados pela pesquisadora, até o fechamento deste relatório referente aos projetos implementados, as alunas surdas ainda não haviam conseguido colocação no mercado de trabalho. Acreditamos que tal possa vir a acontecer se políticas de incentivo laborais inclusivas no município forem dinamizadas. Esperamos que este trabalho contribua para o efeito, divulgando o potencial destas jovens para o mercado de trabalho local. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-29T08:29:29Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41689 203055403 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41689 |
identifier_str_mv |
203055403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130038739664896 |