Estudo de caso sobre inclusão de um aluno surdo numa escola regular do município de Carutapera – MA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40800 |
Resumo: | A literatura vem mostrando que aliar metodologias específicas de práticas inclusivas para crianças portadoras de surdez é uma ação que pode render muitos bons frutos para efeito de inclusão na escola e, mais especificamente, na vida familiar destas crianças. Assim, esta dissertação descreve e analisa as interações do universo inclusivo de um aluno surdo com a aplicação de metodologias de aprendizagem cooperativas, no período de 2017 ao início do ano 2020, a fim de entender a importância da ação individualizada da professora para construção da linguagem e da aprendizagem. A pesquisa realizada é um estudo de caso, com design cognitivo, descritivo e qualitativo, com metodologias de observação em sala de aula, análise documental, entrevistas e o uso de um questionário semiestruturado com foco no processo inclusivo de um aluno surdo e recomendações de melhorias na instituição de ensino regular na cidade de Carutapera – MA. O objetivo da pesquisa é descrever, analisar, propor práticas para um exercício efetivo em sala de aula, aliado ao apoio do que a literatura aponta atualmente, como formas de interação dos atores envolvidos com o aluno. Esta pesquisa contribui para trazer recomendações específicas para a instituição baseada na experiência com o aluno surdo, que podem potencializar toda a estrutura sistêmica em prol de seus alunos especiais, principalmente, os de baixa renda, que possuem muitas dificuldades em terem acesso a uma educação inclusiva de qualidade. |
id |
RCAP_e6630bcbafc9164968d0903408ccb0d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40800 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo de caso sobre inclusão de um aluno surdo numa escola regular do município de Carutapera – MAFormaçãoInclusãoEducação EspecialSurdosCarutaperaA literatura vem mostrando que aliar metodologias específicas de práticas inclusivas para crianças portadoras de surdez é uma ação que pode render muitos bons frutos para efeito de inclusão na escola e, mais especificamente, na vida familiar destas crianças. Assim, esta dissertação descreve e analisa as interações do universo inclusivo de um aluno surdo com a aplicação de metodologias de aprendizagem cooperativas, no período de 2017 ao início do ano 2020, a fim de entender a importância da ação individualizada da professora para construção da linguagem e da aprendizagem. A pesquisa realizada é um estudo de caso, com design cognitivo, descritivo e qualitativo, com metodologias de observação em sala de aula, análise documental, entrevistas e o uso de um questionário semiestruturado com foco no processo inclusivo de um aluno surdo e recomendações de melhorias na instituição de ensino regular na cidade de Carutapera – MA. O objetivo da pesquisa é descrever, analisar, propor práticas para um exercício efetivo em sala de aula, aliado ao apoio do que a literatura aponta atualmente, como formas de interação dos atores envolvidos com o aluno. Esta pesquisa contribui para trazer recomendações específicas para a instituição baseada na experiência com o aluno surdo, que podem potencializar toda a estrutura sistêmica em prol de seus alunos especiais, principalmente, os de baixa renda, que possuem muitas dificuldades em terem acesso a uma educação inclusiva de qualidade.Cerdeira, José Pedro, 1963-Repositório ComumFróes, Deusirene Silva Sousa2022-05-27T09:33:41Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40800TID:203015835porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:06:53Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40800Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:06:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de caso sobre inclusão de um aluno surdo numa escola regular do município de Carutapera – MA |
title |
Estudo de caso sobre inclusão de um aluno surdo numa escola regular do município de Carutapera – MA |
spellingShingle |
Estudo de caso sobre inclusão de um aluno surdo numa escola regular do município de Carutapera – MA Fróes, Deusirene Silva Sousa Formação Inclusão Educação Especial Surdos Carutapera |
title_short |
Estudo de caso sobre inclusão de um aluno surdo numa escola regular do município de Carutapera – MA |
title_full |
Estudo de caso sobre inclusão de um aluno surdo numa escola regular do município de Carutapera – MA |
title_fullStr |
Estudo de caso sobre inclusão de um aluno surdo numa escola regular do município de Carutapera – MA |
title_full_unstemmed |
Estudo de caso sobre inclusão de um aluno surdo numa escola regular do município de Carutapera – MA |
title_sort |
Estudo de caso sobre inclusão de um aluno surdo numa escola regular do município de Carutapera – MA |
author |
Fróes, Deusirene Silva Sousa |
author_facet |
Fróes, Deusirene Silva Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerdeira, José Pedro, 1963- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fróes, Deusirene Silva Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inclusão Educação Especial Surdos Carutapera |
topic |
Formação Inclusão Educação Especial Surdos Carutapera |
description |
A literatura vem mostrando que aliar metodologias específicas de práticas inclusivas para crianças portadoras de surdez é uma ação que pode render muitos bons frutos para efeito de inclusão na escola e, mais especificamente, na vida familiar destas crianças. Assim, esta dissertação descreve e analisa as interações do universo inclusivo de um aluno surdo com a aplicação de metodologias de aprendizagem cooperativas, no período de 2017 ao início do ano 2020, a fim de entender a importância da ação individualizada da professora para construção da linguagem e da aprendizagem. A pesquisa realizada é um estudo de caso, com design cognitivo, descritivo e qualitativo, com metodologias de observação em sala de aula, análise documental, entrevistas e o uso de um questionário semiestruturado com foco no processo inclusivo de um aluno surdo e recomendações de melhorias na instituição de ensino regular na cidade de Carutapera – MA. O objetivo da pesquisa é descrever, analisar, propor práticas para um exercício efetivo em sala de aula, aliado ao apoio do que a literatura aponta atualmente, como formas de interação dos atores envolvidos com o aluno. Esta pesquisa contribui para trazer recomendações específicas para a instituição baseada na experiência com o aluno surdo, que podem potencializar toda a estrutura sistêmica em prol de seus alunos especiais, principalmente, os de baixa renda, que possuem muitas dificuldades em terem acesso a uma educação inclusiva de qualidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-27T09:33:41Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/40800 TID:203015835 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/40800 |
identifier_str_mv |
TID:203015835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546159481159680 |