Utilização de ontologias para a gestão de dados educacionais: Caso de estudo Learning Scorecard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Miguel Ângelo Damião
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23878
Resumo: O Learning Scorecard (LS) é uma plataforma de gestão de desempenho, que proporciona aos alunos e docentes do Ensino Superior um ambiente analítico para a monitorização do desempenho dos primeiros numa unidade curricular (UC), valorizando a sua experiência de aprendizagem. O LS já passou por quatro versões anteriores, contudo, estas apresentavam código pouco modular e fracamente escalável, entre outros fatores, que impediam a adição de novas funcionalidades bem como condicionavam a utilização da plataforma num ambiente real com muitos alunos. Estas limitações motivaram esta dissertação para não só refazer integralmente toda a plataforma, aproveitando conceitos desenvolvidos nas versões anteriores, como também implementar novas funcionalidades ao criar e integrar uma ontologia que serve de base para adicionar ainda mais conhecimento à plataforma. Inicialmente, desenvolvemos as funcionalidades base do LS num novo ambiente tecnológico, seguidas pela criação da ontologia que, para além do referido anteriormente, é utilizada para mapear os conteúdos lecionados com os componentes de avaliação bem como a avaliação da dificuldade sentida pelos alunos nesses mesmos conteúdos. A validação foi realizada com um questionário a 75 alunos inscritos no Ensino Superior que incidiu sobre os hábitos académicos dos alunos e sobre a validação das novas funcionalidades, relativamente à sua utilidade e intenção dos alunos em utilizar frequentemente as novas funcionalidades. 93% dos alunos inquiridos concordam que as novas funcionalidades promovem a sua experiência de aprendizagem. Relativamente à intenção de utilização da plataforma, 70% dos alunos referiram que utilizariam frequentemente a plataforma para estudar (49% frequentemente e 21% muito frequentemente).
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