Learning scorecard: visualização da experiência de aprendizagem em estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rações, Francisco António Couceiro Torres Barão
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/17294
Resumo: O sucesso escolar na educação em geral, e no Ensino Superior, exige um esforço conjunto de estudantes e docentes. O progresso da experiência de aprendizagem dos estudantes numa unidade curricular (UC) não é tipicamente monitorizado. A principal causa deste problema deve-se à falta de informação (e indicadores) de monitorização, estando as análises focadas no desempenho dos estudantes no final do semestre. O Learning Scorecard (LS) é uma plataforma de Learning Analytics que juntamente com elementos de gamificação pretende fornecer aos docentes e estudantes um ambiente analítico para melhorar a monitorização do processo de aprendizagem numa UC. O LS permite oferecer aos estudantes um ambiente motivante, de auto-monitorização e de gestão de tempo. Para os docentes, o LS permite uma avaliação em tempo útil do real progresso de aprendizagem dos estudantes, permitindo o ajuste das técnicas pedagógicas de ensino com vista ao aumento do sucesso escolar. Esta dissertação incidiu sobre o desenvolvimento deste ambiente analítico, na vertente de visualização de informação. Especificamente, foram desenvolvidos dashboards para melhor comunicar o progresso de aprendizagem dos estudantes e todas as interfaces de gamificação do LS nas duas vistas desta plataforma: vista de estudante e de docente. No dashboard do estudante foi efetuado o alinhamento dos elementos de gamificação com as boas práticas de desenvolvimento de dashboards. A vista de docente foi desenhada apenas segundo as boas práticas de desenvolvimento de interfaces para business Intelligence. Com este trabalho de investigação pretende-se estudar o impacto da utilização de dashboards e técnicas de visualização na percepção da evolução da experiência de aprendizagem por parte dos estudantes numa unidade curricular, bem como o impacto final conseguido na performance e motivação dos estudantes.
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