Patrocínios no futebol em Portugal: O caso do Sport Lisboa e Benfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Miguel Vasconcelos Esteves de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1962
Resumo: Este trabalho tem como pretensão, compreender quais os objectivos que levam as empresas a patrocinar o futebol em Portugal. O estudo versa os temas relacionados com as associações de marca entre patrocinador e patrocinado, assim como as modalidades de activação dos patrocínios. Desta forma, escolhemos estudar o clube desportivo Sport Lisboa e Benfica porque, embora a falta de resultados verificada nos últimos anos seja uma realidade, continua a manter uma forte ligação com as principais marcas patrocinadoras do futebol português. As empresas seleccionadas estão cotadas entre as maiores empresas patrocinadoras do futebol em Portugal e são também as empresas de maior destaque entre as que patrocinam o Sport Lisboa e Benfica. A Portugal Telecom, através das marcas TMN e MEO, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, através da marca Sagres e a Coca-Cola, têm os seus nomes associados às bancadas do estádio da Luz. A Caixa Geral de Depósitos é o patrocinador oficial do centro de estágio do Sport Lisboa e Benfica, dando origem ao nome Caixa Futebol Campus. Por último, a Adidas é a marca desportiva, de grande prestígio, que veste todas as equipas do Sport Lisboa e Benfica. Na realização do presente estudo, foi utilizado o método qualitativo de entrevistas aprofundadas e com guião estruturado aos decisores de topo das referidas empresas. Nas entrevistas foram colocadas perguntas de escala, que nos permitem uma comparação mais rigorosa relativamente às perspectivas dos entrevistados e perguntas abertas que nos permitem recolher maior riqueza de informação. Esperamos que o presente estudo possa contribuir para um melhor conhecimento dos patrocínios ao futebol em Portugal.
id RCAP_8b909eb20fa3b575296ab5e6472e41af
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1962
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Patrocínios no futebol em Portugal: O caso do Sport Lisboa e BenficaFutebolMarketingPatrocínioSport Lisboa e BenficaFootballSponsorshipEste trabalho tem como pretensão, compreender quais os objectivos que levam as empresas a patrocinar o futebol em Portugal. O estudo versa os temas relacionados com as associações de marca entre patrocinador e patrocinado, assim como as modalidades de activação dos patrocínios. Desta forma, escolhemos estudar o clube desportivo Sport Lisboa e Benfica porque, embora a falta de resultados verificada nos últimos anos seja uma realidade, continua a manter uma forte ligação com as principais marcas patrocinadoras do futebol português. As empresas seleccionadas estão cotadas entre as maiores empresas patrocinadoras do futebol em Portugal e são também as empresas de maior destaque entre as que patrocinam o Sport Lisboa e Benfica. A Portugal Telecom, através das marcas TMN e MEO, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, através da marca Sagres e a Coca-Cola, têm os seus nomes associados às bancadas do estádio da Luz. A Caixa Geral de Depósitos é o patrocinador oficial do centro de estágio do Sport Lisboa e Benfica, dando origem ao nome Caixa Futebol Campus. Por último, a Adidas é a marca desportiva, de grande prestígio, que veste todas as equipas do Sport Lisboa e Benfica. Na realização do presente estudo, foi utilizado o método qualitativo de entrevistas aprofundadas e com guião estruturado aos decisores de topo das referidas empresas. Nas entrevistas foram colocadas perguntas de escala, que nos permitem uma comparação mais rigorosa relativamente às perspectivas dos entrevistados e perguntas abertas que nos permitem recolher maior riqueza de informação. Esperamos que o presente estudo possa contribuir para um melhor conhecimento dos patrocínios ao futebol em Portugal.The goal of this paper is to understand the reasons why enterprises are sponsors of the football in Portugal. The paper analyses the links between the sponsor brand and the sponsored, as well as the way this link is developed. We decided to study the football club Sport Lisboa e Benfica because it still has a strong link with the main brand sponsors of the Portuguese football, although the lack of good results in the last years. The selected enterprises are considered as the biggest sponsors in the Portuguese football and they are also the biggest contribution of sponsorship for the Sport Lisboa e Benfica. They are Portugal Telecom, through TMN and MEO; the Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, through Sagres; and Coca-Cola; their names are in the bleachers of the Stadium. The Caixa Geral de Depósitos is the official sponsor of the Sport Lisboa e Benfica training center, giving his name to it: Caixa Futebol Campus. Finally, Adidas is the sport brand, with high prestige, that dresses all the teams of Sport Lisboa e Benfica. In this paper, we used a qualitative method with deep interviews, with a structure scheme, and they were made to the top deciders of each enterprise. In the interviews, we used questions with quotations, to allow a better comparison between the expectations of the interviewers; and open questions, that gives us richer information. We hope this paper will give a have a better knowledge of the football sponsorships in Portugal.2010-07-27T10:22:54Z2010-07-27T00:00:00Z2010-07-272009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1962porAzevedo, Miguel Vasconcelos Esteves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:18Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:46.632189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Patrocínios no futebol em Portugal: O caso do Sport Lisboa e Benfica
title Patrocínios no futebol em Portugal: O caso do Sport Lisboa e Benfica
spellingShingle Patrocínios no futebol em Portugal: O caso do Sport Lisboa e Benfica
Azevedo, Miguel Vasconcelos Esteves de
Futebol
Marketing
Patrocínio
Sport Lisboa e Benfica
Football
Sponsorship
title_short Patrocínios no futebol em Portugal: O caso do Sport Lisboa e Benfica
title_full Patrocínios no futebol em Portugal: O caso do Sport Lisboa e Benfica
title_fullStr Patrocínios no futebol em Portugal: O caso do Sport Lisboa e Benfica
title_full_unstemmed Patrocínios no futebol em Portugal: O caso do Sport Lisboa e Benfica
title_sort Patrocínios no futebol em Portugal: O caso do Sport Lisboa e Benfica
author Azevedo, Miguel Vasconcelos Esteves de
author_facet Azevedo, Miguel Vasconcelos Esteves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Miguel Vasconcelos Esteves de
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Marketing
Patrocínio
Sport Lisboa e Benfica
Football
Sponsorship
topic Futebol
Marketing
Patrocínio
Sport Lisboa e Benfica
Football
Sponsorship
description Este trabalho tem como pretensão, compreender quais os objectivos que levam as empresas a patrocinar o futebol em Portugal. O estudo versa os temas relacionados com as associações de marca entre patrocinador e patrocinado, assim como as modalidades de activação dos patrocínios. Desta forma, escolhemos estudar o clube desportivo Sport Lisboa e Benfica porque, embora a falta de resultados verificada nos últimos anos seja uma realidade, continua a manter uma forte ligação com as principais marcas patrocinadoras do futebol português. As empresas seleccionadas estão cotadas entre as maiores empresas patrocinadoras do futebol em Portugal e são também as empresas de maior destaque entre as que patrocinam o Sport Lisboa e Benfica. A Portugal Telecom, através das marcas TMN e MEO, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, através da marca Sagres e a Coca-Cola, têm os seus nomes associados às bancadas do estádio da Luz. A Caixa Geral de Depósitos é o patrocinador oficial do centro de estágio do Sport Lisboa e Benfica, dando origem ao nome Caixa Futebol Campus. Por último, a Adidas é a marca desportiva, de grande prestígio, que veste todas as equipas do Sport Lisboa e Benfica. Na realização do presente estudo, foi utilizado o método qualitativo de entrevistas aprofundadas e com guião estruturado aos decisores de topo das referidas empresas. Nas entrevistas foram colocadas perguntas de escala, que nos permitem uma comparação mais rigorosa relativamente às perspectivas dos entrevistados e perguntas abertas que nos permitem recolher maior riqueza de informação. Esperamos que o presente estudo possa contribuir para um melhor conhecimento dos patrocínios ao futebol em Portugal.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-07-27T10:22:54Z
2010-07-27T00:00:00Z
2010-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1962
url http://hdl.handle.net/10071/1962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134888601845760